quarta-feira, janeiro 19, 2011

Moscovo publica transcrição de todas as conversas dos controladores aéreos do aeródromo de Smolensk

омиссия проанализировала записи, зарегистрированные диспетчерским магнитофоном, а также записи переговоров группы руководства полетами с экипажем самолета Ту-154


O Comité de Aviação Interestal publicou hoje, no seu sítio na Internet, a transcrição de todas as conversações e conversas registadas pelos gravadores do aeródromo de Smolensk, perto do qual se despenhou o avião que transportava o Presidente da Polónia, Lech Kaczynski.

Essa decisão foi tomada depois da parte polaca ter publicado excertos das conversas dos controladores aéreos.

O governo da Rússia deu hoje por terminado o trabalho da Comissão de Estado sobre o acidente do avião polaco Tupolev-154, no qual morreu em abril de 2010 o Presidente da Polónia Lech Kaczysnki.

“Devido ao termo do trabalho da comissão técnica do Comité de Aviação Interestatal, considera-se terminado o trabalho da Comissão de Estado para o esclarecimento das causas da catástrofe do aparelho Tupolev-154, ocorrido a 10 de abril de 2010 em Smolensk, que provocou a morte do Presidente Lech Kaczysnki, a mulher e outros acompanhantes”, de acordo com um documento publicado hoje.

As autoridades russas concluíram que o avião que matou Lech Kaczynski caiu em abril porque a tripulação foi pressionada a aterrar em condições adversas por um oficial da Força Aérea polaca que estaria alcoolizado.

Kaczynski e outras 95 pessoas, incluindo a mulher do chefe de Estado polaco e altos responsáveis polacos, morreram quando o avião se despenhou ao tentar aterrar em Smolensk, no oeste da Rússia. Não houve sobreviventes.

As autoridades russas também concluíram que a preparação insuficiente da tripulação e a decisão de aterrar, apesar das advertências para as más condições meteorológicas, também contribuíram para o acidente.

Porém, a parte polaca que investigou a queda declaro também hoje que os controladores aéreos russos encontravam-se sob pressão, não informaram a tripulação do Tupolev 154 sobre o desvio da rota.

Toda esta discussão leva-me a voltar ao tema da morte do antigo Presidente moçambicano, Samora Machel, sobre a qual escrevi um livro. Esta seria uma boa altura para as autoridades do Maputo publicarem todos os documentos de que dispõem sobre a tragédia para que não restem dúvidas.
Se elas encobrem alguma coisa, fogem à publicação dos documentos, então eu não tenho dúvidas de que o Tupolev caiu não devido a um atentado organizado pelos serviços secretos da África do Sul, mas devido a erros crassos da tripulação.
Como se diz na minha terra: "Quem não deve, não teme".

3 comentários:

PortugueseMan disse...

Este assunto está a ser levado aos extremos pela classe política da Polónia.

Eles em vez de estarem a rever os seus procedimentos de como transportarem os seus VIPS em segurança, andam à procura de culpados que não eles.

A Polónia fica muito mal nesta fotografia.

Pippo disse...

Os polacos também divulgaram a transcrição das conversas na cabine e entre os pilotos e a torre de controlo?

E se bem me lembro, na altura as autoridades russas haviam indicado outro aeroporto (que ficava longe de Katyn), mas essa indicação teria sido ignorada pela tripulação do avião. Estarei enganado?

Sou levado a concordar com o PM: os polacos estão a tentar culpabilizar terceiros em lugar de assumirem a culpa do sucedido. Isso só lhes fica mal.

Anónimo disse...

Lembramo-nos a difesa da cidade pelos russos no 1611 quando o rei polaco Sigizmund III perdeu 30 mil soldatos . O presidente deveria escolher um aeroporte diferente, сom certeza ele sabia a história deste lugar infeliz.