terça-feira, janeiro 25, 2011

Procuradoria-Geral admite terceiro processo contra Khodorkovski e Lebedev


A procuradoria-geral da Rússia admitiu, na segunda-feira, vir a lançar um terceiro processo judicial contra o ex-patrão da petrolífera russa Yukos, Mikhail Khodorkovski, e o seu sócio do grupo bancário Menatep, Platon Lebedev, escreve hoje o diário Komsomolskaia Pravda.
Em 30 de dezembro de 2010, um tribunal de Moscovo condenou Khodorkovski e Lebedev a 14 anos de prisão cada, por roubo de petróleo e branqueamento de capitais. Num primeiro processo, em 2004, tinham sido condenados a oito anos de prisão.
“Atualmente, procuramos 18 cúmplices de Khodorkovski e Lebedev. Se durante a investigação se descobrirem outros crimes, será necessário imputar-lhes acusações adicionais e julgá-los. Somos obrigados a isso pelo art. 21 do Código Penal da Rússia”, declararam os procuradores Valeri Lakhtin e Gultchekha Ibraguimova numa entrevista hoje publicada.
Os procuradores recordaram que o primeiro processo começou com a apropriação fraudulenta de 20 por cento das ações da empresa Apatit e evasão fiscal de sucursais da Yukos e que quando foi determinada a culpa de Khodorkovski e Lebedev, o processo foi levado a tribunal, mas a investigação não parou.
Os investigadores descobriram roubo de petróleo e apropriação ilegal dos títulos da petrolífera russa VNK, o que levou ao segundo processo.
Os dois funcionários da Procuradoria-Geral desmentiram rumores sobre a natureza política do processo contra Khodorkovski.
“Provámos no tribunal o uso de esquemas de apropriação ilegal de petróleo e de branqueamento de capitais. As alegações sobre a natureza política do julgamento de Khodorkovski não passam de um subterfúgio. Os dois arguidos roubaram ao Estado e aos acionistas milhares de milhões de dólares. Devem continuar na prisão”, frisaram.

2 comentários:

António disse...

pois...deve ser por isso que os antigos accionistas da Yukos estão a tentar interpor uma acção internacional contra o estado russo, e não contra os gestores da Yukos, por roubo e apropriação ilegal de activos.

Mas enfim, é o paleio habitual...

António Campos

Anónimo disse...

Tadinhos