terça-feira, fevereiro 15, 2011

Novo escandalo no caso Khodorkovski e Lebedev



As declarações de que o veredito do caso Khordorkovski e Lebedev teria sido imposto ao juiz Victor Danikiln (na foto) constituem uma provocação, declarou aos jornalistas Anna Ussatchova, porta-voz do Tribunal de Moscovo.
Natália Vassilevna, representante do Tribunal Khamovnik de Moscovo, onde foi julgado o antigo patrão da petrolífera YUKPS e o seu sócio Platon Lebedev, declarou, numa entrevista à televisão Dojd que a sentença foi imposta ao juiz, de quem era auxiliar.
“A sentença de Mikhail Khodorkovski foi escrita por juízes do Tribunal de Moscovo e imposta ao juiz do processo Victor Danilkin”, frisou.
Segundo ela, o juiz “devia falar com o Tribunal de Moscovo sobre todos os momentos litigiosos que ocorriam nas sessões. Ou seja, quando acontecia alguma coisa, quando algo corria mal, ele devia informar o Tribunal de Moscovo e receber ordens”.
“As declarações de Vassilieva constituem uma provocação. É evidente que ela não conhece os princípios básicos da justiça. Danilkine conduzia o processo há dois anos e era a única pessoa que podia escrever a sentença”, sublinhou Ussatchova.
O juiz Danilkin já veio desmentir também as declarações da sua auxiliar.
O advogado de Khodorkovski, Vadim Kliuvgant, manifestou “a esperança de que não se trate de uma provocação”, mas acrescentou que as declarações de Vassilieva não são uma surpresa para a defesa.
“Afirmámos mais de uma vez publicamente que o juiz não tinha autonomia para emnitir o veredito”, recordou.
Khodorkovski e Lebedev foram condenados a 14 anos de prisão por roubo de petróleo e branqueamento de capitais em finais de dezembro de 2010.

Sem comentários: