terça-feira, março 15, 2011

"Factor russo" na eleição do presidente do Sporting Clube de Portugal

Como adepto do Varzim Sport Club, estou à vontade para falar do famoso "factor russo" na eleição do presidente do Sporting Clube de Portugal, pois não estou preocupado em saber qual dos candidatos irá vencer.
Decidi colocar aqui uma postagem sobre o tema, pois acompanhei intensamente a passagem de um dos candidatos, no caso Bruno Carvalho, por Moscovo, onde veio apresentar o grupo de investidores russos.
Além disso, recebi alguns mails de sócios do Sporting a tentarem saber mais pormenores.
Eram muitos aqueles que esperavam que se tratava de um forte "bluff" na luta pela presidência do Sporting. 
Mesmo depois de eu ter enviado vários serviços para a Lusa, para a SIC e para a RDP após a apresentação do fundo russo por Bruno Carvalho, um camarada jornalista de um órgão de informação português telefonou-me para confirmar se realmente eu tinha visto em pessoa Leonid Tiagatchov, Alexandre Nazarov e Iúri Passetchnik. Respondi que "não só vi, mas cumprimentei e conversei com eles". Sublinhei que "eles realmente existem".
Tendo em conta o curriculum vitae dos potenciais investidores no Sporting caso Bruno Carvalho, não duvido da capacidade deles conseguirem arranjar 50 milhões de euros.
Numa conversa com um homem que trabalhou durante muitos anos com Tiagatchov no Comité Olímpico da Rússia, ele disse-me: "Tiagatchov pode não ter no bolso 50 milhões para investir no Sporting, mas tem tantas ligações a nível de ministros, oligarcas e políticos, que não terá dificuldade em arranjar essa quantia".
"Num país onde há mais de 100 bilionários, 50 milhões de euros são trocos", acrescentou.
E não posso deixar de concordar com ele. Quero recordar que a transferência do médio português Danny do Dínamo de Moscovo para o Zenith de São Petersburgo custou "apenas" 30 milhões de euros.
Sinceramente falando, pareceu-me que o fundo russo não avança com mais dinheiro, pois espera para ver como irão correr as coisas.
Claro que os mais curiosos gostariam de saber se a proveninência é limpa ou não e não querem que eu repita o ditado latino: "o dinheiro não cheira!", mas apenas posso dizer que isso é tarefa que deve ser resolvida pelas autoridades portuguesas competentes.
A nós, jornalistas, cabe a tarefa de informar o mais pormenorizadamente possível os leitores sobre as pessoas ou empresas envolvidas em operações deste tipo, o que eu tentei fazer, o resto caberá aos órgãos sociais do Sporting que deverão controlar as contas, bem como à polícia, se for caso disso.
Os investidores russos sublinharam várias vezes que os contactos foram estabelecidos e acompanhados pela Embaixada da Rússia em Lisboa, acrescentando que decidiram avançar depois de receberem informações dos diplomatas russos sobre Bruno Carvalho.
Segundo eles, os contactos entre Bruno Carvalho e os russos já tem mais de dez anos.
Resumindo, independentemente do candidato que vença, desejo votos de muitos êxitos ao clube, espero que esteja representado nas competições europeias e venha jogar muitas vezes à Rússia.



11 comentários:

Vera disse...

Sr. José Milhazes,

Obrigado por se referir ao Sporting. É verdade que o dinheiro não tem "cheiro", nem o senhor poderia ser mais explícito, mas o Estado Português tem leis e o Sporting tem de as cumprir, sob pena de incorrer em graves sanções. Além disso, as instâncias desportivas internacionais estão cada vez mais atentas ao branqueamento de capitais no futebol, crime que acarreta a exclusão das competições europeias. É por isso que tantos sportinguistas estão sobressaltados com o "factor russo".

É lógico que esse "fundo" jamais poderia ser aplicado em Alvalade e se vergonha houvesse, os sócios que fazem parte da lista do "candidato" que o apresentou, deveriam retirar de imediato o seu apoio, poupando o clube ao vexame de algo que é completamente ilegal e imoral estar a ser o tópico central da campanha eleitoral. Bem haja.

Sócia n.º 14804

Anónimo disse...

Não sei por onde circula o Zé, nesta grande aldeia… mas, duma coisa tenho a certeza… Esli budut russkie investori, to Sportingu… pizdets!!!

Betadine disse...

Não sei quem é essa senhora Vera, nem que lista apoia, mas o seu comentário parece descabido. Não é verdade que há diversos clubes de 1ª linha no mundo que são propriedade de investidores russos, árabes e de outras nacionalidades? Alguém contesta o Chelsea?
O que eu tenho vergonha é de ter direcções do meu clube que durante 15 anos tranformaram o que era um clube de élite sem problemas financeiras, num outro à beira da falência onde se vendeu o património não desportivo, os terrenos, hipotecou-se o Estádio, alienaram-se activos a preços de saldo e entregou-se a SAD aos bancos depois de se terem para lá transferido os terrenos da academia de Alcochete. Acabaram-se com modalidades de competição, não se construiu os prometidos piscina e pavilhão. Temos um estádio no meio da cidade sem privacidade. Votaram-se os sócios ao abndono a ao ostracismo.
Isto é que é uma verdadeira vergonha para todos os Sportinguistas. Agora que há um projecto novo, nem o benefício da dúvida lhe dão. Alguns querem é a continuidade desta gestão ruinosa. Mas esses não pertencem ao clube do meu pai, do meu avô e do meu bisavô, nem dos meus filhos e netos. Esses deviam ir procurar outro clube.
É por isso que voto Bruno Carvalho.
Sócio 14 364.

MRG disse...

"poupando o clube ao vexame de algo que é completamente ilegal"

@Vera

Fico à espera (sentado...não, é melhor deitado) que faça prova do que acabou de afirmar!

Vera disse...

Betadine,

Não, não acho que seja descabido, nem este é local próprio para discutir a campanha eleitoral no Sporting. Já há blogues quanto baste para isso, que faço questão de evitar.

É curioso que a vossa corrente "ideológica" tenha sido sempre contra a SAD e investidores privados, mas não se importe nada que uns russos de reputação no mínimo duvidosa "financiem" o futebol, apenas porque são propostos pelo candidato "facebook".

Não votei em nenhum presidente dos últimos 15 anos, mas se houver qualquer hipótese do seu candidato poder vencer, votarei nem que seja no Godinho Lopes, para tentar evitá-lo. Para pior, basta assim a meu ver. Bem haja também e que tudo corra melhor para o Sporting a partir de 26 de Março.

Anónimo disse...

Cara Vera,

Se está tão preocupada com legalidade, deveria começar por não fazer acusações sem qualquer base factual que as possa suportar. Seria um bom início, e não teria deixado cair tão depressa a sua máscara da "continuidade".

Quanto aos sportinguistas preocupados, basta andar pela blogosfera e ver os comentários nos jornais desportivos para perceber que apenas quem tem algo a ganhar com as eleições não quer este fundo russo.

Anónimo disse...

Cara Vera,

Se está tão preocupada com legalidade, deveria começar por não fazer acusações sem qualquer base factual que as possa suportar. Seria um bom início, e não teria deixado cair tão depressa a sua máscara da "continuidade".

Quanto aos sportinguistas preocupados, basta andar pela blogosfera e ver os comentários nos jornais desportivos para perceber que apenas quem tem algo a ganhar com as eleições não quer este fundo russo.

Anónimo disse...

Exacto!

Zuruspa disse...

O "dinheiro näo cheira"? Isso era na Roma Antiga!
Os dólares cheiram que tresandam! E näo é piada política, é verdade literal! Aquelas verdosas mandam um pivete que só visto!

Será para avisar?
(esta pergunta, sim, piada política)

Anónimo disse...

O… russo Tiagatchov, foi apresentado por Bruno de Carvalho como o principal rosto de um fundo de 50 milhões de euros para investir no Sporting! Segundo os autores do livro “KGB joga xadrez”, Tiagatchov foi agente da antiga polícia secreta soviética, com a alcunha de “Elbrus”, nome de uma montanha do Cáucaso do Norte!!! Sera que iremos ter o "Elbrusia 21"!?

João Branco disse...

branqueamento de capitais? quem não o faz no futebol mundial que atire a primeira pedra? O que é que o Vieira vai fazer a Angola? O que é que o Pinto da Costa tanto negocia com empresários brasileiros e espanhois? O que é que acontece no Chelsea, no Manchester City, no Real Madrid, no Milan, no Inter, no CSKA Moscovo, Arsenal, Shakhtar Donetsk, Manchester United, Juventus, Lazio, entre outros? que me digam que nenhum investidor estrangeiro poderá deter mais que 33,33% de uma SAD de um clube português, aceito como ilegal. assim como é ilegal a SAD de um determinado clube não possuir pelo menos 52% das acções da mesma. o resto? o resto é futebol.