quarta-feira, maio 11, 2011

Blogger russo, que denuncia casos de corrupção, acusado de abuso de confiança


Alexei Navalnii, conhecido blogger russo, foi hoje acusado pela Procuradoria-Geral da Rússia de ter “causado prejuízo financeiro através do engano ou do abuso de confiança”.
As autoridades russas consideram que Navalnii, quando ocupava o cargo de conselheiro do governador de Kirov, região da Rússia, utilizou o seu cargo para “prejudicar seriamente” a empresa madeireira Kiroles.
O blogger é acusado de, em 2009, ter pressionado os gerentes da Kiroles um contrato altamente prejudicial para a empresa.
No mês de março, o Comité de Investigação da Procuradoria do Círculo Federal do Volga encerrou um processo onde se faziam as mesmas acusações.
Alexei Navalnii reagiu que soube do novo processo através dos jornalistas e não está preocupado.
“Não tenho medo nenhum de nada porque estou convencido que todas essas acusações são inventadas, falsificadas e fabricadas. Qualquer pessoa normal olha para a situação e fica sem dúvidas”, declarou ele aos jornalistas.
Advogado de profissão, o blogger russo tornou-se por revelar numerosos casos de corrupção nas estruturas do poder na Rússia.

5 comentários:

anónimo_russo disse...

Não conheço os pormenores, mas ouvi que esse Navalnii persegue os seus próprios fins politicos ao se tornar um "lutador contra a corrupção número um" na internet russa. Ao meu ver, ele no fundo é a mesma coisa que os funcionários contra os quais luta, tanto mais, que, segundo entendo, já foi funcionário.
Eu pessoalmente não gosto de todos esses bloggers-oposicionistas, porque vêem por toda a parte a mão de "KGB sangrento", acusam sempre o "putinismo" de ter organizado qualquer ato terrorista que aconteça, e tudo isso sempre de uma maneira muito histerica e que por vezes cheira a delírio. Vizito por vezes um blog de um analista politico não muito oposicionista, e deparo regularmente com os comentários deste tipo da gente. Por vezes mete nojo.

António disse...

Claro está que toda a gente que luta contra a corrupção institucionalizada na Rússia acaba por levar com um processo judicial em cima. Ou acaba morto, como o Sergei Magnitsky. Nada melhor do que estas coisas para demonstrar a verdadeira cara da “luta contra a corrupção e o niilismo legal” do presidente Medvedev.

Estranhamente, Navalny é activo por um direito consagrado pela lei russa, que é o da transparência contabilística das empresas com participação estatal. Uma actividade ingrata, como todos sabemos, que em vez de ser aplaudida pelo presidente e pelo primeiro-ministro (o que seria lógico se nos fiássemos nas respectivas retóricas) está patrioticamente a colocar a sua vida em risco. Até me admira como é que ainda não lhe começaram a chamar russófobo, depois de ter revelado as recentes trafulhices na Transneft, da qual foram roubados 4 mil milhões de dólares pelos seus gestores, em coordenação com o próprio primeiro-ministro, e de chamar corja de ladrões e aldrabões ao Rússia Unida. Que é coisa que já todos sabemos.

Navalny, tiro-te o chapéu. E ainda bem que metes nojo aos lambe-botas dos gangsters do kremlin. Considera-o o melhor elogio que poderias receber e continua, porque gente como tu não se encontra na Rússia todos os dias.

António Campos

Anónimo disse...

anónimo_russo,

acho que o mais tendecioso aqui é, sem dúvida, vc!

anónimo_russo disse...

Anónimo disse...
"anónimo_russo,

acho que o mais tendecioso aqui é, sem dúvida, vc!"


Sem dúvida.

HAVOC disse...

Isso não resolve nada! Em meu país também existem estes blogs, e só servem de chacota para os políticos corruptos que governam o Brasil!

Ninguem dá bola para estes blogs, são inúteis, assim como manifestações públicas!