domingo, maio 15, 2011

Rússia pede a NATO que garanta que nenhuma das partes seja ameaçada com escudo antimíssil


O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, remeteu aos dirigentes dos países membros do Conselho Rússia-NATO mensagens que explicam a posição russa face ao sistema de defesa antimíssil (DAM), informou hoje o Kremlin.
“Nas mensagens assinala-se que o sistema europeu de defesa antimíssil (EuroDAM) só será viável e eficaz se a Rússia participar nele de maneira equitativa,  sublinha-se que é importante garantir que os sistemas de defesa antimíssil a instalar na Europa não afetem a estabilidade estratégica e não sejam utilizados contra nenhuma das partes”, lê-se no comunicado.
O Presidente Medvdev sublinha que a Cimeira Rússia-NATO, que se celebrou em Lisboa a 20 de Novembro de 2010, abriu novas possibilidades de cooperação estratégica entre a Rússia e a NATO, baseada nos princípios da igualdade, segurança, confiança mútua, transparência e previsibilidade.
O dirigente do Kremlin reafirmou a disposição da Rússia assumir parcialmente a responsabilidade por manter a estabilidade estratégica e a segurança, bem como participar no estabelecimento na Europa de um sistema conjunto de defesa antimíssil.
A Cimeira de Lisboa foi a primeira realizada entre a NATO e a Rússia depois da guerra russo-georgiana de agosto de 2008 na Ossétia do Sul. Ambas as partes aceitaram cooperar na criação de um sistema de defesa antimíssil para a Europa.
No passado dia 04 de maio, realizou-se em Bruxelas a reunião do Conselho da Rússia-NATO ao nível de chefes de Estado-Maior, com a participação do general russo Nikolai Makarov.
Este afirmou que Moscovo está disposto a analisar qualquer proposta construtiva a respeito do EuroDAM e que a NATO deve garantir que esse sistema não minará o potencial nuclear da Rússia.

1 comentário:

francisco disse...

http://www.spiegel.de/international
/world/0,1518,761033,00.html

China's Growing Interests in Siberia