quinta-feira, junho 23, 2011

Roberto Carlos é novamente alvo de ato racista na Rússia

Roberto Carlos, um dos mais famosos jogadores brasileiros, foi mais uma vez alvo de um ato racista na Rússia. Um adepto do clube  Krylia Soviétov atirou na sua direção uma banana, o que fez com que o médio abandonasse o campo e se dirigisse para os balneários. 
O jogador reconheceu depois que chorou e lançou um apelo às autoridades russas para que tomem medidas com vista a acabar com o racismo no desporto.
Alguns dos meus leitores podem dizer-me que casos semelhantes acontecem em qualquer país, e estou de acordo. Porém, gostaria de chamar a atenção para o facto de atos racistas serem frequententes no futebol russo e de que a Rússia é a organizadora do Campeonato do Mundo de Futebol de 2018.
Gostaria de sublinhar que Roberto Carlos já foi vítima de um ato semelhante há cerca de meio ano atrás, no estádio do Zenith de São Petersburgo, tendo este clube sido multado pelo crime cometido por um seu adepto racista.
A propósito, e afirmo isto com conhecimento de causa, a direção do Zenith de São Petersburgo não contrata jogadores de cor por recear problemas semelhantes ao que ocorreu com Roberto Carlos.
A direção do clube Krylia Soviétov lançou uma verdadeira caça ao autor da ação racista e promete interditá-lo de entrar no estádio. Mas não seria mau se esse e outros autores de atos racistas fossem às barras do tribunal e condenados a exemplares penas de prisão.
A Rússia é habitada por mais de cem povos e nem todos são loiros e de olhos verdes. Por isso, as manifestações racistas são particularmente perigosas e podem mesmo conduzir à destruição do país.
Em vez disso, as autoridades estão mais preocupadas na criação de organizações corporativas como a Frente Popular Unida com vista a eternizar o seu poder, mas não a resolver os problemas do país.
Os Correios e os Caminhos de Ferro da Rússia ponderam aderir a essa Frente Popular. Mais de 450 organizações sociais já deram esse passo, embora a FPU não exista como organização legalmente registada. A Organização das Loiras da Rússia também recebeu o convite, vamos ficar à espera da resposta.
A ideia da criação da FPU foi lançada pelo primeiro-ministro russo ao ver que o Partido Rússia Unida, já batizado de "Partido de Vigaristas e Ladrões", perde popularidade. Mas essa iniciativa contém em si uma forte contradição. Normalmente, as frentes populares são criados em momentos críticos, em véspera de guerra, mas, segundo Putin, a Rússia é uma "ilha de estabilidade". 
Mas de onde virá o perigo?

57 comentários:

Anónimo disse...

penso que Roberto Carlos não deveria ter ido jogar em um país primitivo nessa área como é a Rússia.

A xenofobia, o racismo e o ódio ao diferente é inerente à cultura do país. Atos de preconceito podem acontecer em qualquer lugar do mundo (inclusive no Brasil), mas é a atitute da sociedade em questão (a russa) que faz toda a diferença. Não existem leis que protejam de verdade os cidadãos de atos racistas (ou antissemitas) e a sociedade é amplamente passiva nesse ponto.

Roberto Carlos , pentacampeao mundial com a maior seleção de futebol que já existiu e EXISTE na face da terra, um bom companheiro, um jogador honrado, pai de família exemplar e gênio do futebol.

Não precisava passar por isso. Tomara que o CRIMINOSO que cometeu tal imbecilidade seja banido de entrar em estádios pra sempre e levado à justiça, sendo condenado exemplarmente à prisão, que é o lugar dos lixos humanos racistas.

A Rússia não tem condições de sediar uma copa do mundo e foi um grande erro da FIFA em ter "escolhido" tal país pra ser sede de uma competição de tal porte.

Graça disse...

A xenofobia, o racismo e os atos de violência no desporto encontram-se em todo o lado, infelizmente. Já é tempo de todos perceberem o verdadeiro espírito do desporto e ultrapassar estes pensamentos traduzidos em acções que nada dignificam a natureza humana.

anónimo_russo disse...

"Em vez disso, as autoridades estão mais preocupadas na criação de organizações corporativas como a Frente Popular Unida com vista a eternizar o seu poder, mas não a resolver os problemas do país."



Acho que não é correto dizer assim. Segundo eu sei, as autoridades russas entendem tudo muito bem e combatem contra os movimentos não só racistas, mas nacionalistas. Isto não se esrceve neste blogue, mas nos últimos meses foi proibido o "Movimento Contra a Imigração Ilegal" que conseguia unir para as suas manifestações em Moscovo muito mais pessoas que qualquer ordanização "liberal" daqueles que se manifestam na praça Triunfal e cujos líderes muitas vezes andam de mão estendida nalgum Strasburg.
Segundo eu entendo, os nacionalistas não gostam nada do governo atual inclusive porque se julgam oprimidos.
Mas isto é óbvio para qualquer um que vive na Rússia e que se interessa pela politica.

anónimo_russo disse...

Anónimo Anónimo disse...

" penso que Roberto Carlos não deveria ter ido jogar em um país primitivo nessa área como é a Rússia.

A xenofobia, o racismo e o ódio ao diferente é inerente à cultura do país. Atos de preconceito podem acontecer em qualquer lugar do mundo (inclusive no Brasil), mas é a atitute da sociedade em questão (a russa) que faz toda a diferença. Não existem leis que protejam de verdade os cidadãos de atos racistas (ou antissemitas)"



Os judeus são muito influentes na Rússia de hoje, a grande parte das pessoas mais ricas da Rússia são de origem judaica. De que antissemitismo você fala?

anónimo_russo disse...

"A Rússia não tem condições de sediar uma copa do mundo e foi um grande erro da FIFA em ter "escolhido" tal país pra ser sede de uma competição de tal porte."



Será muito mais interessante ver como o Brasil vai conseguir organizar os Jogos Olimpicos no Rio de Janeiro, isso sim. Será um fracasso total se algum dos desportistas apanhar uma bala perdida, for assaltado ou morto. Já não falo dos fãs simples, dos espectadores simples - assaltos aos turistas é uma coisa comum.

Anónimo disse...

Tb considero que a Rússia não tem a menor condição de organizar a Copa do Mundo, primeiro pq o país não tem a menor tradição no futebol e segundo que é uma sociedade extremamente racista. Moscou é a capital da Europa com maior número de ataques a estrsangeiros. A Rússia só vai sediar o evento pq o canalha do Putin usou o dinheiro do gás para subornar os dirigentes do futebol mundial para que elegessem a Rússia como sede da Copa do Mundo de 2018. No lugar de gastar o dinheiro do gás comprando bobagens deveria usa-lo para acabar com a miséria do seu povo.

Anónimo disse...

Vai ser bom pro mundo saber como é a Rússia ao vermos pela tv (transmissão mundial) jogadores do Brasil, França, África, EUA, e outros serem hostilizados pelos russos por causa da cor da pele.


Isso vai ser a melhor propaganda pra que o mundo saiba que tipo de sociedade é essa.

anónimo_russo disse...

Anónimo Anónimo disse...

"Tb considero que a Rússia não tem a menor condição de organizar a Copa do Mundo, primeiro pq o país não tem a menor tradição no futebol e segundo que é uma sociedade extremamente racista. Moscou é a capital da Europa com maior número de ataques a estrsangeiros. A Rússia só vai sediar o evento pq o canalha do Putin usou o dinheiro do gás para subornar os dirigentes do futebol mundial para que elegessem a Rússia como sede da Copa do Mundo de 2018. No lugar de gastar o dinheiro do gás comprando bobagens deveria usa-lo para acabar com a miséria do seu povo."



Se você é brasileiro, eu lhe sugeria cuidar mais do seu próprio povo do que do povo russo. Porque no Brasil há muito mais miséria que na Rússia. Os vossos favelados aínda têm sorte de viver num clima quente. Na Rússia, não sobreviveriam o inverno nos seus barracas de papelão.

Anónimo disse...

Embaixada da Rússia condena ato racista contra Roberto Carlos

A Embaixada da Rússia no Brasil emitiu nota oficial na tarde desta quinta-feira condenando o ato racista contra o jogador brasileiro Roberto Carlos.

No comunicado, a Embaixada classifica o ato do homem que atirou a banana na direção do lateral esquerdo como "ofensivo", "provocador", bizarro" e "totalmente inaceitável".

Ainda segundo a nota, a Embaixada diz que a atitude "deixou envergonhada toda a comunidade dos torcedores russos e todas as pessoas do bem no nosso país", mas "não afetará as relações de amizade e respeito mútuo entre os povos da Rússia e do Brasil".

Ricardo disse...

Isso não é um problema exclusivamente russo como foi dito no texto, aqui do "lado" os torcedores argentinos frequentemente chamam os brasieliros de "macaquitos". Na europa ocidental também acontecem casos assim. Como foi dito aqui se a Rússia que é um pais muito mais seguro que o Brasil não conseguir sediar a copa, o que vai sobrar para o Brasil?! Um pequeno dado a ser lançado no ar, em 2008 foram cometidos 50.000 mil assassinatos no Brasil.

Anónimo disse...

"Se você é brasileiro, eu lhe sugeria cuidar mais do seu próprio povo do que do povo russo. Porque no Brasil há muito mais miséria que na Rússia. Os vossos favelados aínda têm sorte de viver num clima quente. Na Rússia, não sobreviveriam o inverno nos seus barracas de papelão."

Meu caro, compare a renda per-capta e o salário-mínimo brasileiros e veja quem tem miseráveis. Garanto que a vida de um brasileiro médio é muito melhor que a de um russo no mesmo patamar guandando as devidas propocionalidades, é claro. A renda está em crescimento no Brasil e a economia tb. Um cidadão brasileiro comum tem uma situação financeira muito melhor do que a de muitos países da antiga URSS.

Cristina disse...

Sobre a questão de saber onde se vive melhor, a Câmara Social da Rússia elaborou um relatório sobre algumas questões económicas, acessível em:
http://oprf.ru/files/monitoringitog2011.ppt

O mais interessante para nós, neste caso, é o slide nº 7, que compara preços, salários e nível de vida na Rússia, em vários países europeus, EUA e Brasil...
Tirem as vossas conclusões.....

anónimo_russo disse...

Anónimo Anónimo disse...


"Meu caro, compare a renda per-capta e o salário-mínimo brasileiros e veja quem tem miseráveis. Garanto que a vida de um brasileiro médio é muito melhor que a de um russo no mesmo patamar guandando as devidas propocionalidades, é claro. A renda está em crescimento no Brasil e a economia tb. Um cidadão brasileiro comum tem uma situação financeira muito melhor do que a de muitos países da antiga URSS."


PIB per capita (paridade do poder de compra), dados de 2010 do FMI:


Rússia (51 lugar) - 15,807

Brasil (71 lugar) - 11,289


Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pib_per_Capita_por_pa%C3%ADses


Eu sei do que falo.

anónimo_russo disse...

Anónimo Anónimo disse...


"Meu caro, compare a renda per-capta e o salário-mínimo brasileiros e veja quem tem miseráveis. Garanto que a vida de um brasileiro médio é muito melhor que a de um russo no mesmo patamar guandando as devidas propocionalidades, é claro"


Como pode garantir algo, se não conhece o assunto?
È que o bem-estar de um brasileiro "médio" deve ser calculado tendo em conta todos os desempregsdos, favelados etc. Na Rússia a maioria daqueles que trabalham ganham realmente um valor próximo ou pelo menos comparavel com o salário médio. E o desemprego na Rússia é baixo. No Brasil, se não me engano, as coisas são um pouco diferentes.

anónimo_russo disse...

Blogger Cristina disse...

"Sobre a questão de saber onde se vive melhor, a Câmara Social da Rússia elaborou um relatório sobre algumas questões económicas, acessível em:
http://oprf.ru/files/monitoringitog2011.ppt

O mais interessante para nós, neste caso, é o slide nº 7, que compara preços, salários e nível de vida na Rússia, em vários países europeus, EUA e Brasil...
Tirem as vossas conclusões....."


O slide 7 compara o salário médio e os preços dos alimentos. Este slide mostra que o salário médio na Rússia e no Brasil são quase iguais, enquanto que os alimentos são mais baratos na Rússia (e não só alimentos, segundo eu sei).
Mas a questão mais importante é a seguinte:
quantas pessoas no Brasil recebem na vida real esse salário médio, quantos têm trabalho, quantos são contados nas estatisticas? Quando falam do "salário médio", têm em vista os habitantes das favelas e outros pobres?

Todos sabem que na Rússia a maioria daqueles que trabalham, a maioria da população adulta (e o desemprego real é relativamente baixo) ganham uns salários pelo menos comparaveis com o salário médio. E no Brasil?

anónimo_russo disse...

Uma investigação científica interessante, que explica inclusive "porque a Rússia não é um Brasil".

Ver a tabela de dados #2

http://www.kommersant.ru/Doc/1590614#


Para quem não entende em russo, fala-se do facto de que na Rússia há muito menos desigualdade social que nalguns países da America Latina, a riquesa é distribuida muito mais regularmente (mesmo com todos os desniveis sociais existentes). Isso significa, que a maior parte desse "salário médio" de que se tratou aqui é ganha por uma parte relativamente pequena da população brasileira.


P.S. Se a vida no Brasil fosse tão maravilhosa, provavelmente eu já há muito lá vivia.

Anónimo disse...

"Meu caro, compare a renda per-capta e o salário-mínimo brasileiros e veja quem tem miseráveis. Garanto que a vida de um brasileiro médio é muito melhor que a de um russo no mesmo patamar guandando as devidas propocionalidades, é claro. A renda está em crescimento no Brasil e a economia tb. Um cidadão brasileiro comum tem uma situação financeira muito melhor do que a de muitos países da antiga URSS."


Sim, o nível de vida médio no Brasil é melhor que na Rússia. A renda per capita está crescendo e o desemprego está em queda. A miséria tem diminuído ano ao após ano, e a classe média está para se tornar maioria hj no país.

Claro que existem favalados(problema DE MORADIA E DE SUB-EMPREGO), e pobres, mas o desenvolvimento social no Brasil está andando muito mais rápido que na Rússia.

Número de miseráveis deve cair pela metade até 2015, aponta FGV

Em pouco mais de duas décadas (1993-2015), um contingente de 51,6 milhões de brasileiros muito pobres, numa população de 147 milhões, será reduzido para 16,1 milhões, em uma população projetada de 222 milhões – ou seja, uma queda de quase 70% em termos absolutos.

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1433121-9356,00.html

Isso vem ocorrendo desde 1993.

Anónimo disse...

"os torcedores argentinos frequentemente chamam os brasieliros de "macaquitos"."


MENTIRA. MENTIRA. E MENTIRA.


JAMAIS NENHUM ARGENTINO SE REFERIU ASSIM Á JOGADORES BRASILEIROS.

Não existe tal termo em espanhol.

Macaco em espanhol é MONO. Os argentinos nunca usaram tal termo, e se viessem a utilizar, é porque aprenderam com gente como vc, insuflados pela mídia esportva mentirosa daqui. Isso é uma invenção, uma mentira. Uma fraude.



Ponto final.

Anónimo disse...

Anônimo russo, vc pode imigrar pra cá!

Estamos precisando de engenheiros desesperadamente por causa do boom da construção civil e do aquecimento da economia.

hehehhe

anónimo_russo disse...

Anónimo disse...
"Anônimo russo, vc pode imigrar pra cá!

Estamos precisando de engenheiros desesperadamente por causa do boom da construção civil e do aquecimento da economia.

hehehhe"


Veja os meus comentários anteriores. Por sinal, eu já estive no Brasil. Se as coisas fossem tão maravilhozass lá eu já lá vivia, provavelmente. Mas não é assim.

Talvez alguem não saiba, mas há uns 15 anos atras a Rússia estava atras do Brasil pelo PIB per capita. Durante os últimos anos a Rússia ultrapassou o Brasil, e significativamente.

Tudo isso sem falar da violéncia nas ruas, do facto que muitos pobres no Brasil, ao meu ver, têm menos chances de sair da pobreza que os pobres na Rússia. Alguns dizem que a qualidade do ensino na Rússia piorou, bla-bla-bla etc, mas na Rússia qualquer criança pode frequentar uma escola gratuitamente, e, se estudar bem, pode ter ensino superior gratuito, independentemente da classe social a que pertence.

Gilberto disse...

De fato, o racismo é um problema sério na Rússia.

O país está uns 100 anos culturalmente atrasado nesse ponto.

Isso pode acontecer em qualquer lugar do mundo, mas o que choca na Rússia é a impunidade e a passividade das autoridades, quando isso acontece.

Um dirigente da Federação Russa de Futebol disse que era frescura do Roberto Carlos, que ele deveria parar de frescura, hahaha.

É cultural. Não sabe ele que num país civilizado esse tipo de coisa, quando acontece, é repudiada e punida. E não incentivada.

---------

Sobre o Anônimo Russo e o Ítalo discutindo pra ver quem tem o pau maior... não sei dos dois quem é mais bobo.

Gilberto disse...

Anônimo Russo,

(sem querer entrar na discussão sobre quem tem o pau maior, pois isso é bobagem)

Os alimentos no Brasil são muito mais baratos que na Rússia. Não há a mínima comparação. E comida boa, de qualidade... carne boa, etc.

O custo de vida no Brasil é uns 50% mais barato.

A Rússia é muito menos desigual que o Brasil, isso é fato. Mas a desigualdade está a aumentar.

Eram conquistas sociais da Revolução, isso também é fato.

Anónimo disse...

Anônimo russo, nem toda cidade brasileira tem favelas. Na minha por exemplo, não existem e não conheço "favelados". Vc anda assitindo muitos filmes sobre o Rio de Janeiro.

Sim, a renda per capita no Brasil é menor do que na Rússia NO MOMENTO. Mas vai ultrapassá-la. De qualquer forma, o salário mínimo e a média salarial da população é muito melhor do que eu aí.

O desemprego no Brasil é baixíssimo, entre 5 e 6%. É o mais baixo índice dos últimos 20 anos.


O nível de vida médio aqui é muito melhor que na Rússia.

Não é querendo defender o governo que está no poder no momento, mas se estivesse mais informado sobre a situação no Brasil , saberia que o governo , desde 2009, instituiu um plano para a construção de quase 3 milhões de casas próprias para a população, que paga prestações de um financimento que vai até mais de 20 anos, para substituirem suas moradias por casas dignas. O objetivo é zerar o déficit habitacional e acabar de vez com essas favelas que vc tanto ama.

"enquanto que os alimentos são mais baratos na Rússia (e não só alimentos, segundo eu sei)."

R: Aqui dispomos de uma variedade infinita de todos os tipos de comida. E é tanto que somos dos maiores exportadores mundiais de alimentos, sustentando inclusive o seu país em muitos itens de consumo. Vcs não produzem quase nada e vivem de importar o que consomem.

Não sei de onde tirou a informação de que aqui a commida é cara. Não sei de um lugar que tenha comida tão barata quanto aqui.

Estamos em uma situação econômica tão boa (não falo da política, que é outra história), que o grande problema do Brasil é encontrar engenheiros, técnicos e pessoal suficiente pra vir pra cá e ajudar no crescimento econômico do país. Não se forma gente suficiente pra preencher a grande quantidade de vagas que sugem no país. Emprego não falta.

Anónimo disse...

"Por sinal, eu já estive no Brasil. "

sim, e eu vou fingir que acredito.

Anónimo disse...

Múcio, vc leva as coisas muito pro lado pessoal, estou chateado com vc!

Nem aceitou meu convite no facebook!

Capitalistas-imperialistas-neoliberais e de direita tb tem coração!

Magoei...


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anónimo disse...

Pra terminar a discussão:


Múcio, vc se formando em medicina, qual É O MELHOR PAÍS PRA VIVER E TRABALHAR?


VC GANHARIA MELHOR NA RÚSSIA OU AQUI?

Qual dos dois vc escolherá pra viver, e qual dos dois EFETIVAMENTE PAGA MELHOR AOS MÉDICOS????

anónimo_russo disse...

Gilberto Mucio disse...
"Anônimo Russo,

(sem querer entrar na discussão sobre quem tem o pau maior, pois isso é bobagem)

Os alimentos no Brasil são muito mais baratos que na Rússia. Não há a mínima comparação. E comida boa, de qualidade... carne boa, etc.

O custo de vida no Brasil é uns 50% mais barato."


1. Não fui eu, foi a Cristina que colocou aqui o link com esses dados.

2. Você viveu em Moscovo, a cidade mais cara da Rússia (e uma das mais caras do mundo). Na província os preços são muitas vezes mais baixos, o custo de vida tambem. Por isso duvído dos seus 50%, tanto mais que tenho os meus próprios dados acerca dos preços no Brasil.

3. Eu conhecia pessoalmente alguns brasileiros que compravam computadores e outros artigos semelhantes na Rússia por serem muito mais baratos que no Brasil. Alem disso, dizem que os preços de carros tambem são mais baixos na Rússia.

4."Não há a mínima comparação. E comida boa, de qualidade... carne boa, etc."

Você simplesmente não conhece bastante a Rússia. Neste momento, por exemplo, eu estou numa aldeia não muito longe da minha cidade, e amanhã vou comprar carne de carneiro fresco abatido recentemente para fazer um schaschlik (churrasco). Uma carne que compro sempre aqui e que não pode ser comparada com a "carne" congelada brasileira. Um dos empresários que conhecia e que produzia pelméni contou-me uma vez que comprou uma vez a carne brasileira, mas decidiu não compra-la mais: enquanto chega até aqui, é muitas vezes congelada e perde todas as qualidades.
Tambem há supermercados aqui que não pertencem a redes moscovitas e vendem alimentos de uma qualidade muito boa.
Acho que você simplesmente não é bastante informado para fazer conclusões categóricas.


Засим, откланяюсь покамест.

anónimo_russo disse...

Anónimo disse...
""Por sinal, eu já estive no Brasil. "

sim, e eu vou fingir que acredito."



Pode fazer o que quiser, a realidade e os fatos não vão mudar por causa disso.

anónimo_russo disse...

"Sobre o Anônimo Russo e o Ítalo discutindo pra ver quem tem o pau maior... não sei dos dois quem é mais bobo."



Se todos esses anónimos são ítalo, é problema dele. Falta-lhe a honestidade para subscrever, ou ele é um troll simples. Mas eu tentei responder como a uma pessoa normal.

Anónimo disse...

"Tudo isso sem falar da violéncia nas ruas, do facto que muitos pobres no Brasil, ao meu ver, têm menos chances de sair da pobreza que os pobres na Rússia. Alguns dizem que a qualidade do ensino na Rússia piorou, bla-bla-bla etc, mas na Rússia qualquer criança pode frequentar uma escola gratuitamente, e, se estudar bem, pode ter ensino superior gratuito, independentemente da classe social a que pertence."


Aqui tb, jovem anônimo russo. O problema no Brasil não é TER ONDE ESTUDAR, é a qualidade das escolas básicas (públicas, claro) que é péssima. Virtualmente todas as crianças brasileiras estão na escola. Mas a escola pública no Brasil é muito ruim, com raras exceções. A classe média e a elite colocam os filhos em escolas privadas de qualidade muito superior.

Quanto a violência, a causa é a de sempre: MENTALIDADE ESQUERDISTA, adulação á criminosos, um código penal FROUXO e inúmeros políticos defensores de bandido. O judiciário é leniente com bandidos, as leis são falhas e o congresso é povoado por ladrões tb. O cidadão brasileiro médio, que paga imposto, é honesto, pai de família e segue as leis não tem defensores, e se reclamar, A ESQUERDA(que aparelhou o judiciário e a mídia) AQUI O AMEAÇA, calunia, injuria, persegue E FICA AO LADO DOS TRAFICANTES, ESTUPRADORES, LADRÕES, etc...


Nesse ponto, vc está certo. Não há nem chance de luz no fim do túnel.

p.s: RJ e São Paulo estão mudando muito nesse ponto. A violência e os homicídios tem caído seguidamente, ano após ano nesses 2 estados. O problema é que o Brasil tem mais 25. E nesse resto do país a coisa tem PIORADO.

Nesse ponto, somos muito parecidos com vcs. apanhamos, erramos, chafurdamos na lama, MAS NUNCA APRENDEMOS COM NOSSOS ERROS e não reconhecemos que estamos indo pelo caminho errado. é pena.

anónimo_russo disse...

G. Múcio e otros. Está bem, eu estíve no Brasil já há muito, não estou muito a par acerca dos preços e outras coisas, já há algum tempo não me interesso muito o que se passa lá. Mas vejam o que escreve um russo que não há muito voltou do Brasil:



"Только вернулся из 2-х недельной командировки. Сан-Паулу, Порт-Алегре, Уберландия, Рио. Впечатления скорее минусовые. Без португальского там глух и нем, туристов там сильно не жаждут, скорее терпят. страна чисто для себя любимых. Еда в целом хорошая, фрукты посредственные. цены хоть еда, хоть шмотки, тем более такси весьма далеки от радостных!!! Вроде как Рио туристский город, но только днём в четко определённых местах. Вечером в тех же местах на кармане держать 50 реалов, ксерокс паспорта. Сам паспорт, часы, фотик, кошелёк, тем более всякие цацки остаются в отеле. Так и ходишь по трем улицам в освещенных местах. Бразильянки страшные и толстые, на той же Кубе дефки куда красивше и легче идут на контакт, хотя знание англицкого тож ограничены на уровне привет-пока."

anónimo_russo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gilberto disse...

Ítalo,

Sinceramente, eu vi o convite do meu telefone quando eu estava na rua, e quando já estava em cara, em casa no computador, misteriosamente, não havia mais convite nenhum.

Tenho entre entre meus amigos do FB, e com prazer, até o António Campos e a Cristina Mestre, por que não teria você? hehehe

Você é um chiliquento, histérico, extremista, mas parece ser gente boa. rsrs

Ricardo disse...

Sobrfe o termo "macaquitos" aconselho ao que disse que estou mentido a procurar essa referência em um site de busca associado a "brasil x argentina" e verá se estou mentindo.

anónimo_russo disse...

"Aqui tb, jovem anônimo russo. O problema no Brasil não é TER ONDE ESTUDAR, é a qualidade das escolas básicas (públicas, claro) que é péssima. Virtualmente todas as crianças brasileiras estão na escola. Mas a escola pública no Brasil é muito ruim, com raras exceções. A classe média e a elite colocam os filhos em escolas privadas de qualidade muito superior."



1. Desconfio que eu seja mais velho que você.
2. Foi precisamente disso que falei. No Brasil, segundo eu sei, todos podem ter ensino gratuito nas escolas básicas, mas dizem que o nivel dessas escolas é muito baixo. Na Rússia, como sabe, não é assim. Qualquer um que estuda na escola pública tem todas as chances de entrar nalguma universidade depois, só que é preciso estudar bem. E para ter algum futuro não é preciso gastar uma fortuna pagando uma escola privada, como acontece no Brasil.


3.Acho que já disse bastante e não vale a pena continuar.
Só mais um pormenor:
Alguem aqui disse que a Rússia só importa os alimentos. Não é assim: a carne a Rússia importa, mas os cereais exporta, e é um exportador significativo.


P.S. No Brasil os medicos ganham mais, mas a maioria da população ganha tanto quanto os medicos? Não. E qualquer criança, independentemente daquilo a que classe social pertense, pode ficar um médico? Tambem não. Na Rússia não é assim.

Gilberto disse...

Poxa, Anónimo Russo... você coloca a suposta impressão de um suposto turista para provar o quê?

É claro que deve ter gente que não gosta e sai falando mal, e tem todo direito.

Sobre turistas na Rússia, o que não falta é gente falando mal também.

---

Sobre os preços, sim, não há comparação. O custo de vida no Brasil é muito mais barato que na Rússia.

O kg de um boa carne uma alcatra, no Brasil, custa a metade do preço da Rússia(que a carne é muito inferior, ruim, sem sabor)... Laticínios, queijos, cereais... tudo é muito mais barato.

O consumo interno no Brasil, de carne, é mais que o tríplo da Rússia. Isso quer dizer que o Brasileiro come mais 3 x mais carne que o russo.

Ora... o Brasil será em breve o maior produtor mundial de alimentos, em breve o maior produtor de carne. Lógico que a comida é muito mais barata lá(Brasil) do que na Rússia, onde a produção é muito menor... E o país necessita importar alimentos, pois não produz o suficiente.

Com 1000 dólares na Rússia e os mesmos 1000 dólares do Brasil, no Brasil se compra muito mais.

Isso é inegável.
-----

O Brasil só exporta para Rússia carnes de qualidade inferior, só dianteiros(parte dianteira do boi). Não existe isso de "vou comprar uma carne brasileira no supermercado", nunca houve.

Traseiro(parte nobre no boi), o Brasil exporta para EUA e Europa.

No entanto, 40% da carne importada pela Rússia vem do Brasil. É carne para se fazer "kolbaça", etc.

Nesse sentido, você come "carne" brasileira todo santo dia.

---------

Mas, da fato, produtos eletrônicos -- computadores, telefones -- são mais baratos na Rússia. Mas a diferença já foi maior. Digamos que no Brasil é 20% mais caro. Já foi bem mais, pois os impostos sobre esses produtos caíram muito.

----

E no mais...

há 40 mil imigrantes russos(cidadãos russos) no Brasil, emigrados nos últimos 20 anos, e apenas 400 brasileiros em toda a Rússia...

Gilberto disse...

«Múcio, vc se formando em medicina, qual É O MELHOR PAÍS PRA VIVER E TRABALHAR?»

Um médico ganha em média 8 mil dólares no Brasil.

É no mínimo 4 x maior(ou 400% mais) que na Rússia.

Mas claro que na Rússia há médicos que ganham muito, ricos, em clínicas e hospitais particulares. Mas no geral, ganham muito pouco, infelizmente. A grande maioria.

anónimo_russo disse...

Gilberto Mucio disse...


---

1. "Sobre os preços, sim, não há comparação. O custo de vida no Brasil é muito mais barato que na Rússia."


È melhor operar com os dados reais. E o custo de vida não se resume apenas ao custo de alimentos. Há coisas como o custo de eletricidade, dos serviços da companhia telefonica, seguros, educação para as crianças etc., o preço do petróleo. Mesmo assim, a Cristina colocou aqui o link que diz que os alimentos no Brsil não são lá tão baratos como você diz. Será que aqueles que apresentaram toda essa estatistica são tão tolos?
Veja um artigo interessante e diga se eles dizem a verdade ou não (a parte sobre a economia e o custo de vida brasileiros):

http://www.russobras.ru/media-publications-013.php


2. "O kg de um boa carne uma alcatra, no Brasil, custa a metade do preço da Rússia(que a carne é muito inferior, ruim, sem sabor)..."


È melhor apresentar os números reais. E, pelos vistos, você nem sabe onde se vende uma carne boa, comprava tudo nos supermercados (embora haja alguns supermercados com alimentos de uma qualidade muito boa). E, parece, que pouco sabe da Rússia fora de Moscovo.


3."Poxa, Anónimo Russo... você coloca a suposta impressão de um suposto turista para provar o quê?"

Pelos vistos, ele não é um simples turista, parece que trabalha na área de turismo e estève no Brasil a trabalho.


4."Com 1000 dólares na Rússia e os mesmos 1000 dólares do Brasil, no Brasil se compra muito mais.

Isso é inegável."


Em que cidades da Rússia você viveu, alem de Moscovo?


5."há 40 mil imigrantes russos(cidadãos russos) no Brasil, emigrados nos últimos 20 anos, e apenas 400 brasileiros em toda a Rússia..."


È tudo muito simples:

1. Tenho a certeza que quase todos eles emigraram nos anos 90 do sec XX, e isso não admira.

2. Como se sabe, na Rússia houve e há muitos especialistas bastante qualificados (músicos, cientistas etc.), e o número desses especialistas nem sempre correspondia às necessidades da economia.
E, pelos vistos, o Brasil não pode oferecer nada a Rússia no que serpeita a recursos humanos (o que não admira). E para varrer e limpar as ruas temos imigrantes da Ásia Central:)

anónimo_russo disse...

P.S.

"No entanto, 40% da carne importada pela Rússia vem do Brasil. É carne para se fazer "kolbaça", etc.

Nesse sentido, você come "carne" brasileira todo santo dia."



Eu prefiro a carne, e a carne rússa, e sei onde se vende a carne da melhor qualidade. Se estiver na minha cidade, posso mostrar.

Gilberto disse...

"Eu prefiro a carne, e a carne rússa, e sei onde se vende a carne da melhor qualidade. Se estiver na minha cidade, posso mostrar."


Gostaria muito. Em Moscou às vezes se encontra também, mas é mais difícil e não é todo dia.

Quando encontro, compro uns 10 kg(já cheguei a comprar 20 kg).

------

É isso, Anônimo...

Todos os países tem seus prós e seus contras, ainda mais países como Rússia e Brasil, países de certa forma, problemáticos.

Assim como ambos tem seus problemas culturais.

O que não tem sentido é num blogue sobre notícias da Rússia (e adjacências) voltado para a comunidade lusófona, aparecer um determinado tópico sobre um determinado problema russo, e você rebater com argumentos do tipo "mas no Brasil tem favela"... "O Brasil tem muitos problemas, então você não pode nem comentar sobre o problemas dos outros países"... E é isso que você tem feito aqui.

Dessa forma você acaba se transformando numa espécie de Jest(khokhol) com o sinal trocado.

anónimo_russo disse...

Sr. Múcio,
Queria saber quanto custa hoje no Brasil:
pão, carne (de vaca, de porco, de galinha etc.). È melhor dizer a verdade.

Anónimo disse...

Era o que mais faltava os Russos aceitarem toda a gente lá!
Se as pessoas negras sentem-se mal na Russia,só há uma coisa a fazer: irem embora.Ponto.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Só um cobarde pode fazer um comentário destes. SE fosse tão corajoso como parece, assinava o seu comentário racista.

Jest nas Wielu disse...

Acção STOP Lada Kalina & Lada Priora:
http://www.youtube.com/user/stopwar382

Jest nas Wielu disse...

Sobre o comentário do turista russo...

Língua: homem não sabe falar português e os “malandros” dos brasileiros não querem aprender russo, russofóbia típica!

Preços: existe Brás em SP e existem os butiques muito carros, a diferença real, é que no Brasil a roupa (assim como os alimentos) é da indústria brasileira e na FR a roupa é “Made in China” e os alimentos também muitas vezes provêm do estrangeiro, por exemplo do Brasil (frango, carne)...

Crime: Rússia é mais tranquila, sem duvida.

Brasileiras: várias, mas se homem está procurando pelas “gajas” (дефки), então claro, Cuba é “melhor”, pessoas querem de sobreviver, daí a prostituição...

anónimo_russo disse...

Gilberto Mucio disse...


------

"É isso, Anônimo...

Todos os países tem seus prós e seus contras, ainda mais países como Rússia e Brasil, países de certa forma, problemáticos.

Assim como ambos tem seus problemas culturais.

O que não tem sentido é num blogue sobre notícias da Rússia (e adjacências) voltado para a comunidade lusófona, aparecer um determinado tópico sobre um determinado problema russo, e você rebater com argumentos do tipo "mas no Brasil tem favela"... "O Brasil tem muitos problemas, então você não pode nem comentar sobre o problemas dos outros países"... E é isso que você tem feito aqui.

Dessa forma você acaba se transformando numa espécie de Jest(khokhol) com o sinal trocado."



Gilberto, se não fossem os vossos cometários, eu nem nem tivesse falado aqui do Brasil. Mas desde que vocês estejam prontos de afirmar algo com tanto radicalismo, algo que tem a ver com a Rússia, então estejam preparados de ter uma resposta mais ou menos competente. Qual é o problema?
A minha opinião sincera é que vocês (os brasileiros hiperativos deste blogue), digamos, nem sempre têm a moral de dizer o que muitas vezes dizem aqui. Seria melhor ficar calados âs vezes.
Eu realmente não tenho nada contra o Brasil e os brasileiros. Para mim foi uma surpresa encontrar uns brasileiros tão radicais neste blogue.


Но, как говорят в России: назвался груздем - полезай в кузов. Хотя там, где я живу, и грибов почти нет, и собирать те, что есть, не рекомендуют.

anónimo_russo disse...

16:56

"Jest nas Wielu disse...
Sobre o comentário do turista russo...

Língua: homem não sabe falar português e os “malandros” dos brasileiros não querem aprender russo, russofóbia típica!

Preços: existe Brás em SP e existem os butiques muito carros, a diferença real, é que no Brasil a roupa (assim como os alimentos) é da indústria brasileira e na FR a roupa é “Made in China” e os alimentos também muitas vezes provêm do estrangeiro, por exemplo do Brasil (frango, carne)..."


"Preços: existe Brás em SP e existem os butiques muito carros"



A palavra "caro" escreve-se com um "r". Acalme-se, Jest. Você realmente parece um propagadista professional: o problema é que aqui muitas pessoas são capazes de entender o que na verdade diz aquele russo.

Jest nas Wielu disse...

2 anónimo_russo 19:35

A palavra "professional" escreve-se com letra "i", profissional. E estou calmo...

2 Gilberto Mucio 13:31

Comunista a usar os chavões chauvinistas xenófobos, não admira que gosta do Dugin...

Dois mineiros ucranianos queimam a bandeiras soviética e nazi:
http://www.youtube.com/watch?v=
PObxvb2Rtyk&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=
bO7eKb9TP7g&feature=player_embedded

Gilberto disse...

«Queria saber quanto custa hoje no Brasil:
pão, carne (de vaca, de porco, de galinha etc.). È melhor dizer a verdade.»

Caro Anonimo Russo,

Um kg de alcatra(traseiro, carne de 1º) -- entre R$ 14,00 e R$ 16,00(entre 240 e 270 rublos). Há carnes de partes menos nobres do boi(dianteiros), em que custa a a partir de R$ 7 o kilo.

Um kg de filé de frango -- R$ 9 reais (por volta de 150 rublos).

Um kg de lombo suíno -- R$ 15 (por volta de 250 rublos)

Em promoções, em grandes supermercados, com frequência se encontra ainda mais barato. Toda grande rede de supermercado brasileira, como "Pão de Açúcar", sempre tem promoções na sessão de carnes e frios.

-------

Que digressão violenta, hein. Do racismo do torcedor ao preço do açougue...

-------

No mais, Anônimo Russo, continuarei aqui a "falar mal" da Rússia sim, goste você ou não, pois o nome desse blog é "Da Rússia".

Fala-se mal, fala-se bem, enfim... fala-se.

Gosto(люблю) da Rússia(não sou masoquista), de seu povo e de sua história, é meu país enquanto aqui estiver(e mesmo quando eu me for, continuará a ser).

Mas quando achar que devo criticar algo, qual o problema? O blog é para isso mesmo.

Não sou "radical". Na maioria das vezes "defendo" a Rússia aqui, você é prova disso, e quando faço uma crítica sou "radical"'

Qual o motivo desse complexo? bobagem...

Esse tipo de nacionalismo de botequim não ajuda a Rússia em rigorosamente nada.

(No Brasil também tem disso. Tem gente tola que se você não disse que o Brasil é o país mais maravilhoso do mundo, se ofende. Ridículo.)

Anónimo disse...

"No mais, Anônimo Russo, continuarei aqui a "falar mal" da Rússia sim, goste você ou não, pois o nome desse blog é "Da Rússia".

Fala-se mal, fala-se bem, enfim... fala-se.


Mas quando achar que devo criticar algo, qual o problema? O blog é para isso mesmo."


Gostei de ver a sua defesa da liberdade de expressão, Múcio.


Tomara que a máxima de Voltaire seja uma das convicções que vc carrega dentro de si...


"Eu posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las"


Ítalo

Anónimo disse...

Anónimo russo,

Que bom se a Rússia estivesse numa óptima situação.

Existe vários institutos de pesquisas respeitados que medem padrões de vida e desenvolvimento, o curioso é que todos eles colocam a Rússia numa posição nada confortável.

Estes são alguns dados mais actualizados 2010-2011:

International Living, ranking de qualidade de vida:

1 - United States

14 - Portugal

43 - Brazil

121 - Russia

http://www1.internationalliving.com
/qofl2011/

Instituto Legatum, ranking de prosperidade:

10 - United States

26 - Portugal

45 - Brazil

63 - Russia

http://www.prosperity.com
/rankings.aspx


Como podes ver, a Rússia está muito mal nestes rankings, em posição pior que a de outros países emergentes como Brasil e México.

O interessante é que os rankings elaborados são mais abrangentes que o IDH, envolvem desde segurança pública, custo de vida, acesso a educação, saúde, liberdade, empreendedorismo, infraestrutura, capital e seguranla social etc.

Aí vemos que a Rússia distancia-se de muitos países do 3 mundo.


Cpmts

Nuno

anónimo_russo disse...

Gilberto Mucio disse...



1."Caro Anonimo Russo,

Um kg de alcatra(traseiro, carne de 1º) -- entre R$ 14,00 e R$ 16,00(entre 240 e 270 rublos). Há carnes de partes menos nobres do boi(dianteiros), em que custa a a partir de R$ 7 o kilo."



Francamente, já ia descansar um pouco de tudo isto, mas vou responder apenas por ter colocado a pergunta há alguns dias.

A carne de boi custa na minha cidade ( desde 180 até 270 rublos por quilo mais ou menos) dependedo da parte. (E isto não é num supermercado, num supermercado os preços são semelhantes, mas, se quiser comprar uma carne muito fresca e da melhor qualidade, é melhor ir para um "mercado", a praça, ou para uma loja pequena que você conhece (em Moscovo, não sei como as coisas estão).



2. "Um kg de filé de frango -- R$ 9 reais (por volta de 150 rublos)."



Não me lembro muito bem de quanto custa, mas alguma coisa semelhante.



3. "Um kg de lombo suíno -- R$ 15 (por volta de 250 rublos)


Desde uns 200 até 300 rublos na
minha cidade (dependendo da parte).


São apenas factos.

O pão eu acho qeu custa mais barato aqui.

anónimo_russo disse...

" Anónimo disse...
Anónimo russo,

Que bom se a Rússia estivesse numa óptima situação.

Existe vários institutos de pesquisas respeitados que medem padrões de vida e desenvolvimento, o curioso é que todos eles colocam a Rússia numa posição nada confortável.

Estes são alguns dados mais actualizados 2010-2011:

International Living, ranking de qualidade de vida:

1 - United States

14 - Portugal

43 - Brazil

121 - Russia"



Caro Nuno, infelismente, as pessoãs não se alimentam, nem se vestem com todos esses rankings que você colocou aqui.


No entanto, PIB per capita é um dos indicadores economicos mais iportantes que podem que reflecte o estado economico de um país. Eu já coloquei aqui os valores deste indicador.

Anónimo disse...

O que é que atirar uma banana tem a ver com racismo? E atirar uma garrafa de água, também é racismo?

Jest nas Wielu disse...

É de notar, que quando defendem as suas «damas» o «internacionalismo proletário» do Múcio e «racionalismo de bom senso» do anónimo_russo voam pela janela.

Será que é precisa explicar, que só se pode comparar as coisas comparáveis? Supermercados com supermercados, mercearias do bairro com gastronom, Moscovo/São Petersburgo com SP/Rio, Maceio/Aparecida com Mukhino/Propoysk…

Além disso, já tinha dito antes, não podemos esquecer que no caso do Brasil temos a produção nacional e no caso russo a importada. Neste frente-a-frente Brasil ganha e por muitos (como no futebol). Lol lol

anónimo_russo disse...

Mais uma nota pequena, Muno:



"Anónimo russo,

Que bom se a Rússia estivesse numa óptima situação.

Existe vários institutos de pesquisas respeitados que medem padrões de vida e desenvolvimento, o curioso é que todos eles colocam a Rússia numa posição nada confortável.

Estes são alguns dados mais actualizados 2010-2011:

International Living, ranking de qualidade de vida:"

Então, não gostou destes dados:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:UN_Human_Development_Report_2010_1.PNG

e foi procurar mais alguns "rankings" que mais lhe convêm? :)

No resto, eu já disse bastante. Se eu nunca estivesse no Brasil, se não conhecesse nada sobrte a vida e os problemas desse país, se não conhecesse alguns brasileiros, pode ser que até tivesse acreditado nos "rankings" que você colocou. Mas, pelos vistos, a vida é uma coisa mais complexa que esses rankings:)

Anónimo disse...

Admiro muito a Russia e tenho vontade de conhecer este país.

Recebi um convite para trabalho na Russia, e gostaria muito de saber quanto custa alugar um pequeno apartamento em São Petersburgo, numa região bem localizada e servida de meios de transporte.

Também gostaria de saber como é a segurança na Russia, as noticias que recebemos através da mídia são pobres neste tipo de informação.

Prefiro as respostas francas, objetivas e sem tendencias.

Quanto ao racismo, assisti a uma reação feminina russa bem contraria a esta, morei recentemente em Harbin, Norte da China, haviam belíssimas universitárias russas por la, e a preferencia sexual delas era nitidamente pelos negros, (não sou racista e não tenho nada contra negros ou qualquer outros), enquanto a gente precisava remar muito para se dar bem, os amigos de Angola se refastelavam, parece-me que as belíssimas mulheres russas tem uma grande queda pelos africanos .

Provavelmente o cara que jogou banana no Roberto Carlos tava é com ciumes de Ricardão Afro.