domingo, julho 10, 2011

Será que Deus teve pena da Rússia?

O chefe-adjunto da administração do Kremlin afirmou hoje que o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, foi enviado por Deus para ajudar a Rússia a enfrentar os graves problemas no país após a queda da União Soviética.
"Sinceramente, creio que Putin foi enviado à Rússia pelo destino e por Deus numa hora de dificuldade", referiu Vladislav Surkov, numa entrevista à televisão chechena.
Surkov, pessoa de confiança de Putin desde que este chegou ao poder há mais de dez anos, sustentou que o antigo presidente foi enviado por Deus para assumir a rédeas da Rússia, depois das eleições presidenciais de março de 2000.
A sua popularidade caiu para mínimos históricos, devido ao aumento drástico do custo de vida, do desemprego e da corrupção entre funcionários e polícias.
Putin continua porém a ser apontado como forte candidato às próximas eleições presidenciais, em março de 2012, muito embora não tenha confirmado a sua candidatura.
O primeiro-ministro russo criou recentemente uma Frente Popular  Unida à imagem do Partido Comunista da União Soviética, apelando às designadas organizações e forças patrióticas que apoiem o seu programa de desenvolvimento para a próxima década.
Não fico nada espantado que Surkov, eminência parda do Kremlin, tenha revelado a "origem divina" de Putin, pois trata-se de uma personagem que diz o que for preciso e quando preciso.
Também já não me espanta a notícia hoje difundida pelo diário alemão Suddeutsche Zeitung de que a organização Werkstatt Deutschland atribuiu a Vladimir Putin o Prémio Quadriga-2011.
Este prémio é atribuído de três em três anos a personalidades políticas que se destacam pela "iniciativa" e "espírito de iniciativa". Entre os laureados estiveram políticos como Mikhail Gorbatchov e Vaclav Havel, que não necessitam de apresentações.
O prémio será entregue no dia 3 de Outubro, Dia da Reunificação da Alemanha. 
Segundo essa organização, "Vladimir Putin já merece um capítulo à parte no livro de História", "no espírito de Pedro o Grande, ele abre caminho para o futuro".
Mas será que essa organização alemã também vai aderir à Frente Popular como fez a aldeia russa Grande Sodoma ou um orfanato para crianças com deficiências psíquicas?
Se bem me recordo, Putin não está entre os políticos que deram o seu contributo para a reunificação alemã. Pelo contrário, como agente do KGB soviético, trabalhou na República Democrática Alemã nessa altura e devia atuar no sentido oposto. A não ser que secretamente andasse a "provocar brechas" no Muro de Berlim, o que é muito pouco provável.

36 comentários:

Jest nas Wielu disse...

Surok-man como ajudante do Puten - Deus, quase dava para um filme, mas de certeza para BD.

HAVOC disse...

Vladimir Putin é meu ídolo! Eu não faço questão de esconder a minha admiração e inspiração pela sua personalidade e liderança e não escondo a sua influencia total em minha personalidade...

Meu país nunca,NUUUNCA terá um lider, um estadista como Vladimir Putin, a Rússia é abençoada em todas as esferas por ter uma pessoa como Vladimir Putinm um ex agente da KGB e FSB se compremetendo 24 horas por dia com seu país. Isso é política de Estado, é um exemplo de comprometimento total com a Terra Mãe, não política partidária!

E volto á afirmar, como sempre fiz,e sempre irei fazer, que VLADIMIR PUTIN É O MAIOR ESTADISTA DO PLANETA DESDE O FIM DA 2ª GUERRA MUNDIAL!!!!

Vladimir Putin é o cara que vai fazer este país incrível e poderoso chamado Rússia voltar ao topo do planeta, em 2012, quando se sentar em sua cadeira, como presidente da Federação Russa!!!!!

Viva a Rússia!!! Viva a SUKHOI!!! Viva a MAPO-MIG!!! Viva a VYMPEL, que fabrica aqueles mísseis ar-ar, cuja a única funçao é abater caças F-16, F-15, F-22 e F-35!!!

Honras e glórias á todos os cientistas e engenheiros russos, que milagrosamente constroem estas máquinas no Estado de Arte, como o MI-28 NIGHT HUNTER, SU-35BM SUPER FLANKER, SU-34 FULLBACK, TU-160 BLACKJACK, ISKANDERm TOPOL-M, S-400 e todas estas infinitas maravilhas dissuatórias!

Eu sou um "ETERNO APAIXONADO" pela tecnologia militar russa e pelos caças da SUKHOI e nada neste mundo vai me fazer mudar de opinião!

VIDA ETERNA E VITÓRIA INQUESTIONÁVEL Á ESTE URSO FEROZ E FAMINTO - EU QUERO E DESEJO MUDANÇA NO CENÁRIO!!!

Pippo disse...

JM; entendo a sua crítica quando alguém diz que Putin é um Messias (ainda que, vendo o estado em que a Rússia estava em 2000, essa afirmação não seja de espantar).

O que já não entendo a crítica ao prémio atribuído pela Werkstatt Deutschland. Não terá essa organização legitimidade para premiar quem entende ser merecedor?

Se li bem, o prémio não lhe foi concedido pelos seus esforços em prol da reunificação alemã mas sim pelo seu "espírito de iniciativa".

Aliás, se bem me recordo, Putin não contribuiu para a reunificação alemã pois nessa época não estava na política. Era funcionário público e implementava a política do Estado Soviético, Estado esse ao qual pertencia e a quem devia lealdade.

Ou não é assim com todos os agentes do Estado?

PortugueseMan disse...

...Mas será que essa organização alemã também vai aderir à Frente Popular como fez a aldeia russa Grande Sodoma ou um orfanato para crianças com deficiências psíquicas?
Se bem me recordo, Putin não está entre os políticos que deram o seu contributo para a reunificação alemã. Pelo contrário, como agente do KGB soviético, trabalhou na República Democrática Alemã nessa altura e devia atuar no sentido oposto...


Meu caro, o que é que isto tem a ver com o prémio em questão?

Nem toda a gente tem a sua opinião acerca de Putin...

Putin não está entre os políticos que contribuiram para a reunificação alemã, mas está de certeza entre os políticos que contribuiram para a maior segurança energética que os alemães alguma vez viram. O motor da europa só pode estar agradecido...

PortugueseMan disse...

Caro JM,

Em linha do seu artigo sobre os tanques, pode achar este também interessante:

Russian defense ministry scandal worsens

Russian Defense Minister Anatoly Serdyukov faced a very public upbraiding from Russian President Dmitry Medvedev after it emerged the submarine manufacturer Sevmash had missed the target on the delivery of a submarine for the Russian navy.

Further angry exchanges followed complaints about the inflated prices demanded by military manufacturers, alleged corruption and malpractices at different levels of the defense manufacturing infrastructure...

the Novye Izvestia quoted Medvedev denouncing Solomonov.

"You well know how scaremongers were treated in war times -- they were shot," Medvedev said, adding he was authorizing the defense minister to "fire everyone."...


http://www.upi.com/Top_News/Special/2011/07/08/Russian-defense-ministry-scandal-worsens/UPI-30641310161515/

Vale a pena ler o artigo todo.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro PM e Pippo, Putin recebeu o prémio por abrir caminho para o futuro e inovação. Mas que inovação se o país está estagnado e com um nível de corrupção nunca visto? São os próprios dirigentes russos a reconhecer que este país vive apenas e só da exportação de gás e petróleo, os programas de modernização falharam. Claro que os alemães podem dar o prémio a quem quiserem, mas isso não me impede de dar uma opinião.
Quanto à segurança energética dos alemães, espero que não se enganem nos cálculos.

Jest nas Wielu disse...

Os alemães necessitam o gás barato e como são pragmáticos, não se importam de dar o prémio a pessoa que assegura o fornecimento deste mesmo gás, assim como nos anos 1970-1980 o terceiro mundo oferecia medalhas ao Brejnev em troca dos créditos e ajudas financeiras variadas.

greenday1969 disse...

Putin é o 'Pedro Grande' do sec XX - XXI. Após a falência da economia Soviética e das políticas liberais de Igor Gaidar, seria Putin o reformista, acabando com o sistema oligarco e chamando para si o poder do Estado, a reforma do ordenamento do território (136 sujeitos do Tratado Federal de 1993), reformando a estrutura militar e lançando a Rússia como 'uma potência económica e militar, essencial para o desenvolvimento das economias ocidentais, sobretudo da Alemanha. A Gazprom funciona como uma arma da diplomacia Russa assim como a Lukoil, permitindo o rápido desenvolvimento económico e a transferência do eixo de desenvolvimento mundial, dos EUA-UE, para a China-Rússia-India. O novo eurasianismo de Sergey Lavrov, projecta a Russia como o suporte do programa espacial americano, podendo vir a ser Moscovo quem ajudará os EUA na sua crise económica e financeira.

PortugueseMan disse...

Meu caro,

Está estagnado na sua opinião... e quanto à corrupção, um nível nunca visto? será? não sei...

...São os próprios dirigentes russos a reconhecer que este país vive apenas e só da exportação de gás e petróleo...

Recue uns anos meu caro, sabe o que vê? um país que vivia às custas de empréstimos do FMI e se Putin não tivesse posto um travão àqueles que vendiam as riquezas naturais a estrangeiros, ainda hoje a Rússia estaria nessa condição.

Portanto hoje vivem às custas das riquezas energéticas, com o que andam a investir na modernização do país, vamos ver o que o amanhã nos reserva.

...os programas de modernização falharam...

Bom,

Você disse que o GLONASS era um falhanço, ele está aí.

Você disse que o Bulava era um falhanço, ele anda por aí a voar...

você disse aqui que as reservas de dinheiro se estavam a esgotar rapidamente, os dados indicam que não.

Por esta ordem de ideias, estamos muito bem encaminhados sobre o "falhanço" dos programas de modernização.

Relativamente à segurança energética dos alemães, por favor meu caro, estão a eliminar todos os intermediários e ligam-se directamente à fonte e você acha isso negativo? Você quer ver as coisas de modo negativo seja por que maneira fôr.

Francisco Lucrécio disse...

Sobre erros na atribuição de premios há quem os cometa em muito maior grau. Por exemplo a Academia Sueca há dois anos com o Nobel da Paz.

Mas será que a Alemanha corre maiores riscos em estar dependente dos fornecimentos de energia da Rússia (com quem tem parcerias noutras áreas, portanto tratasse de uma reciprocidade em que ambos estão dependentes um do outro) que teria se estivesse dependente das fontes de energia controladas por Americanos, Franceses ou Ingleses? Pelo menos com a Rússia tem a grande vantagem de não existirem intermediários, o fornecimento passa a ser direto do produtor ao consumidor. Por outro lado a Alemanha fabrica tudo que a Rússia hoje precisa.


Falta dizer outra coisa; Putin recebeu o "ceptro" diretamente das mãos de Yeltsin, se não teve capacidade de introduzir as reformas necessárias que o país precisa, há que reconhecer também que não permitiu que a situação se degradasse mais.

Quem está habilitado ou tem coragem para fazer as reformas que a Rússia necessita? Com uma minoria de 6% a controlar mais de 80% da economia do país. Quem se vai atrever a beliscar os interesses instalados? Criava-se uma situação de consequências imprevisiveis.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro PM, o problema está mesmo em que você não sabe, nem quer saber mais nada além de misseís, foguetões, aviões, etc. A URSS também ía na linha da frente nesse campo, e onde está agora? E não compare os anos 90 com a actual situação, pois nem aí Putin ganha. Vá ver o preço do petróleo e do gás nessa altura? Se Gorbatchov ou Ieltsin tivessem os actuais preços do petróleo, talvez não fizessem menos do que Putin. Quando o dinheiro cai do céu, é fácil esbanjá-lo.
E mais: compare as taxas de crescimento da Rússia com a dos restantes BRIC's.

Gilberto disse...

Esse fetiche do "Zhirinovsky" transcende beira a pederastia.

PortugueseMan disse...

o problema está mesmo em que você não sabe, nem quer saber mais nada além de misseís, foguetões, aviões, etc...

... e nanotecnologia, automóveis, navios, instalações nucleares, etc...

Acho deveras impressionante, como você pretende diminuir a importância destas àreas no desenvolvimento de um país, como se fosse a coisa mais normal do mundo um país conseguir abranger uma tão grande variedade de segmentos.

Portanto, cá em Portugal temos uma AutoEuropa que é tão importante para a nossa economia que contribui para o nosso PIB em sensivelmente em 2%. Afecta uma quantidade enorme de empresas à sua volta que fornecem a fábrica e você desdenha que a maior parte dos fabricantes mundiais estão a abrir ou já abriram fábricas na Rússia. Além dos milhares postos de trabalho que estão a ser criados, a Rússia está a exigir a esses mesmos fabricantes maiores quantidades de produção e um significativo aumento de participação de componentes feitos na Rússia, de tal forma que obriga aos fabricantes automóvel estrangeiros, INVESTIR e MODERNIZAR empresas russas de modo a poderem fornecerem elas os componentes que os fabricantes necessitam.

Isto são bolas de neve de investimento e modernizações. Até as fábricas russas de automóveis estão a ser alvo de investimentos, para poderem elas mesmo fabricar alguns tipos de modelo de fabricantes estrangeiros.

E já não estou a falar da exigência do governo russo, em que os sistemas GPS a serem instalados no carros, têm que funcionar com o GLONASS, o que está a obrigar a fabricantes de sistemas GPS, a introduzir nos novos modelos, a capacidade de funcionar com o GPS e GLONASS.

Se você não vê a importância do que está a acontecer no sector automóvel é porque não QUER, como é possível ignorar os dados, como é possível não querer ver?

Em Portugal os estaleiros navais lá em Viana do Castelo sãos os maiores estaleiros do país, o que se passa com eles? estão falidos e o mais certo é aquilo fechar, tudo para o desemprego, e perda de know-how no país.

Na Rússia, hoje, qual é o estaleiro que não tem uma carteira de encomendas? como é que se moderniza o que quer que seja, se não há trabalho? como é que se dá trabalho às pessoas se não há trabalho? como é que se melhora a vida das pessoas sem se criar trabalho?

A compra dos porta-helicopteros franceses vai injectar novos metodologias de fabrico na construção de navios, vai trazer ainda mais know-how para dentro da Rússia, é mau?

Nós aqui vamos ter em breve uma fábrica da Embraer em Évora, que pode ser uma Autoeuropa no segmento da aviação, sabe a importância de ter o terceiro maior fabricante mundial no nosso país? Nós vamos participar na construção de aviões! Isto é mau para Portugal?

Deve ser, se você não vê, ou NÃO QUER VER, a revolução que se está a fazer na indústria aeronáutica civil russa.

Até parece que a Rússia está de braços cruzados, com todos a viverem debaixo de uma palmeira, às custas dos preços da energia. Então para que andam a fazer isto tudo? por desporto? porque não fazem como todos os outros grandes produtores de energia e compram tudo no estrangeiro? O que é que a Arábia Saudita produz? A Líbia? O Iraque?

Esteja à vontade para me esfregar aqui no nariz os dados de 1990 a 2000 e de 2000 a 2010, sobre o preço de petróleo para nós vermos aqui o que é que Putin ganhou ou deixou de ganhar.

Relativamente a taxas de crescimento, já lhe disse uma vez e volto a repetir, se você deseja que a maior parte da população russa viva em regime de escravatura como os chineses, ou em regime de extrema pobreza como os indianos é uma opção sua. Eu não desejo assim tanto mal aos russos.

Cristina disse...

Um jornalista russo escrevia num artigo dedicado a este tema: "Putin parece que foi enviado por Deus. Teria sido como prémio ou como castigo?"

Boa pergunta :)

Anónimo disse...

"Esse fetiche do "Zhirinovsky" transcende beira a pederastia."



Gilbero Múcio, não seja homofóbico!!!


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Esse Alone Hunter sempre me faz chorar de rir...

MSantos disse...

Caro PM

Concordando com muitos dos seus argumentos mas não compartilhando a sua entusiástica visão sobre o actual sistema russo que apesar de todo esse esforço não está a conseguir de forma clara, tirar a Rússia da estagnação, o que é certo é que mesmo esse sistema paradoxalmente está em vias de sobreviver à hecatombe que os países ocidentais vão sofrer às mãos dos adoradores da ganância, do egoismo e dos lucros astronómicos fáceis.

Cumpts
Manuel Santos

Ide levar no déficite ide disse...

tem um bom PIB

a dívida baixou uns niquinhos em termos percentuais

e o preço do gás está em alta...

logo mais corrupção ou menos

sempre está melhor que a ucrânia ou a bielorrússia ou angola ou...etc
inda cabem uns 150 países

uma gajinha ai de Moscovo dizia que ia no Mercedes comprado na Alemanha a Riazan ou a Tula todos
los meses

e aqui a madre é enfermêra num centro de idosos

o que o pai fax por aí não sei

mas mesmo um engenhêro há 20 anos tinha acesso a tantos bens e a mobilidade acrescida

PortugueseMan disse...

Caro MSantos,

Na minha opinião a Rússia está em fase de modernização, agora se vão ser bem sucedidos, é outra conversa.

Mas que estão a tentar, estão.

Quanto às guerras económicas que estamos a assistir neste mundo, parece que o braço de ferro entre o dólar e o euro, está a atingir um ponto crítico e nenhum dos resultados da contenda vai ser bom. Vai afectar-nos a todos e de que maneira.

HAVOC disse...

Para todos aqueles que degrinem os meus pontos de vista, aguardem até as próximas eleições... As instituições democráticas russas que são um exemplo para o mundo irão mostrar á todos a volta de Putin ao comando do Kremlin, em uma eleição exemplar, democrática e completamente aberta e respeitando a liberdade de imprensa, como sempre foi, desde o fim da URSS!

Jest nas Wielu disse...

Zhirinovsky "The Bear" está dinegrir a URSS, pois como é sabido, as eleições mais democráticas e completamente abertas, respeitando as liberdades do cidadão eram as eleições soviéticas, juro pelo Lenin, Stalin e Brejnev!!!

Bónus:
Museu do sexo na Ucrânia:
http://mapia.ua/ua/kharkiv/gelerei-ta-muzei/muzey-seksualnih-kultur-svitu--39201#

HAVOC disse...

Vladimir não é um enviado por Deus. É um dissidente dos CZARES russos, que tornaram este o maior país do planeta em extensão territorial.

Se analizarmos a História, veremos que o Reino Unido, Espanha e Portugal foram um fracasso com sua política de colonização.Todos estes países entraram em novos territórios, tornaram estes suas colônias á base da força, sequestraram negros na África para trabalhar igual gado, roubaram todos os recursos naturais, estupraram indias mulheres e crianças, proliferaram doenças sexualmente transmissíveis, aniquilaram animais selvagens e nativos em troca de que?

O Reino Unido perdeu a Austrália, os Estados Unidos e o Canadá. A Espanha perdeu toda a América Latina e Caribe. Portugal perdeu o Brasil. Hoje os Estados Unidos são mais poderosos que o Reino Unido, o México é mais poderoso que a Espanha, e o Brasil é muito mais poderoso que Portugal.

O império russo conquistou seu território com trabalho e conquistas econômicas, conquistando os povos tartaros, bashkirs, chuvask, chechênos, tibetanos e mongóis com oportunidades... Não houve uma gota de sangue durante o período em que a Rússia formou o seu território,nos tempos antigos, desde o Cáucaso até Murmansk. Desde Smolensk até a Península Kamchatska!!!

E é isso o que provoca ódio no ocidente! É muito território e depósitos de petróleo para um país só...

E por isso os russos precisam de Putin e seus assessores. O povo russo terá a certeza e convicção de que suas terras nunca serão ocupadas por nenhuma tropa invasora. É só ir em qualquer cidade do interior da russa e fazer uma pesquisa... Vão lá!

Anónimo disse...

"O urso" é uma verdadeira diversão pra esse blog!


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

eu ri muito.

Anónimo disse...

Taí uma coisa que eu não sabia...


que os Tibetanos tinham sido russos um dia!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jest nas Wielu disse...

Será que a barriga do FOB Hunter não lhe dificulta a entrada no SU? Mas a pelugem é sempre uma mais valia, pois facilmente poderá afugentar os pilotos ocidentais...

Bónus:
Entre os dias 4 de Julho à 3 de Agosto de 2011
Exposição fotográfica e apresentação multimédia Hutsuly (O povo dos Cárpatos)
França, Cernay
Médiathèque, 15, rue James Barbier
Autor: o fotojornalista franco-ucraniano Cyril Horiszny

HAVOC disse...

Este artigo em sí já é um pecado, por usar o nome de Deus em vão.

A Rússia precisa sim barrar a agressão da OTAN, pois esta organização covarde está agora querendo vir para o Atlantico Sul. Isso é um plano reptiliano, como foi o Euro e a união Européia. NOVA ORDEM MUNDIAL ( ILLUMINATI )

Não existe somente a ideologia ocidental. Todos os países tem o direito de impor suas ideologias. Se o Ocidente destruir a Rússia, o próximo será a China!

Porque a Rússia é agredida em todas as esferas, isso todo mundo já sabe: AMBIÇÃO.

E toda resposta tem uma contra-resposta. Putin anunciou que, se vencer a eleição, irá gastar centenas de bilhões de dólares no rearmamento de seus braços-armados. E isso é uma coisa certa á fazer. Isso é uma resposta á política agressiva anti-Kremlin, patrocinada por Washington e executada por seus aliados fantoche da Europa Ocidental e os traidores imúndos da Europa Oriental.

Mas são estes países que irão cair. Cadê seus recursos naturais?

E não se esqueçam que o Ocidente tem um inimígo muito, mais muito pior que a Rússia, que é o ISLAM!

A população islâmica vem crescendo á taxas superiores á 30%, enquanto a população européia está crescendo á apenas 6%.

Como diz Kadhafi, não irá precisar de uma guerra para ocupar a Europa Ocidental, a ocupação está ocorrendo silenciosamente, com muito sexo entre casais islâmicos dentro da Europa Ocidental.

Daqui á 30 anos, toda a Europa Ocidental será ISLAMICA!!!! E o mesmo será nos Estados Unidos. Daqui á 50 anos, haverá mais de 100 milhões de islâmicos dentro dos Estados Unidos.

Aguardem e verão!!!

Jest nas Wielu disse...

2 Anónimo 18:10

Mas que falta da cultura sua, meu caro, um dia todo o mundo era russo! Por exemplo os etruscos, o seu nome significa “eto ruski” (isso é russo); Moises, o seu nome significa “moy sey (rapaz)” (meu este rapaz) e por ai fora, Rei Artur era russo, adorava comer pirogi e bliny... (http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Cronologia)

Jest nas Wielu disse...

Será que a posição anti-portuguesa do Alone The Bear não poderá ser vista como uma traição grossa da mãe-pátria portuguesa?

Jest nas Wielu disse...

Acho que Alone anda outra vez equivocado, pois todos os ILUMINATI sabem que NATO/OTAN, está agora querendo vir para o Atlântico Sul para atacar o caça SU-27 estacionado no quintal do Alone Bear Hunter. Isso é um plano reptiliano, como foi o Euro, a União Européia e União Africana.

Bónus
Nos dias 13-14 de Agosto decorrerá na cidade de Lutsk o Festival patriótico ucraniano Bandershtat (http://bandershtat.org.ua)

Pippo disse...

Um pequeno aparte:

"o Reino Unido, Espanha e Portugal foram um fracasso com sua política de colonização. Todos estes países entraram em novos territórios, tornaram estes suas colônias á base da força, sequestraram negros na África para trabalhar igual gado, roubaram todos os recursos naturais, estupraram indias mulheres e crianças, proliferaram doenças sexualmente transmissíveis, aniquilaram animais selvagens e nativos em troca de que?"

Reveja a sua História. Na verdade, os escravos africanos eram capturados e vendidos aos europeus por outros africanos (e até os escravos fugitivos, como o famoso Zumbi do Quilombo dos Palmares, tinha escravos); não roubaram recursos pois os recursos eram seus pelo direito de conquista (sempre foi assim na História, até mesmo na História dos povos "nativos"); não violaram mais mulheres e crianças índias do que aquelas que já eram violadas pelos próprios índios (e pelo menos não cometiam a antropofagia); e quanto às DST... a sífilis surgiu de repente na Europa no séc. XVI, que foi o século das Descobertas! Deve ter sido por mero acaso... ou será que a doença proveio das Américas?
Sugiro-lhe que leia o "Guia Politicamente Incorrecto da História do Brasil" para desmistificar essas teorias já ultrapassadas sobre colonialismo e relação entre colonizadores e colonizados.

Quanto à conquista do Oriente pelos russos, apesar de ter havido episódios, esta não foi tão violenta como a colonização dos europeus ocidentais. Em primeiro lugar, a Sibéria é muito menos populosa do que a Índia ou as Américas, pelo que a resistência das populações teria de ser muito menos significativa; em segundo lugar, as vagas de colonização russas e cossacas foram muito menores se comparadas com as de ingleses, portugueses, espanhóis, alemães, irlandeses, italianos, etc.

Mas como disse, houve excepções, as quais desmentem cabalmente a sua afirmação:
A conquistou dos povos tártaros foi violenta (Kazan é disso exemplo, ainda que, a meu ver, bem merecido), a conquista dos circasianos foi muito violenta, a dos chechenos, enfim, bem sabemos como foi e ainda está a ser, a conquista da Ásia Central foi violenta e teve episódios de extermínio como o de Geok Tepe, e até mesmo a conquista da Sibéria foi violenta, exemplo disso são os feitos do cossaco Yermak Timofeyevich. Portanto, não é verdade que "não houve uma gota de sangue durante o período em que a Rússia formou o seu território".

Anónimo disse...

Estou a passar mal de tanto rir ao ler os comentários do "Zhirinovsky". Creio que ele esteja a ser irónico.

Nuno

Anónimo disse...

A cultura Ocidental tem o direito de impor-se pq é uma cultura maior e melhor. Quem inventou a filosofia, ciência, avanços da medicina? Quem produziu grandes prodígios em todas as áreas das artes? Até o comunismo é fruto do pensameto Ocidental. E o Oriente o que produziu? Um cultura melhor não pode ser destruída por uma inferior a ela. Isso já aconteceu com o fim da antiguidade clássica e o resultado foi a Idade Média. Não merecemos um nova Idade Média.

MSantos disse...

PortugueseMan

Não existe nenhuma guerra entre o Dólar e o Euro e essa é a verdadeira tragédia. O Euro começou a ser uma possível alternativa ao Dólar por iniciativa de países terceiros que querem combater a hegemonia económica americana, e a Europa, principal interessada manteve uma passividade gritante. Como tal, os nossos "aliados" preparam-se para desfazer a única alternativa à sua moeda de Monopólio perante a dormência bovina das eminências pardas que estão à frente da Europa. Face à possibilidade dos EUA e outros países grandes entrarem em default, eu, grande crítico dos sistemas economicamente selvagens que vingaram com a queda do muro, estou a torcer para que o "gato" neoliberal ainda tenha mais fôlegos, caso contrário vamos todos pelo cano abaixo.

Cumpts
Manuel Santos

Anónimo disse...

"A cultura Ocidental tem o direito de impor-se pq é uma cultura maior e melhor. Quem inventou a filosofia, ciência, avanços da medicina? Quem produziu grandes prodígios em todas as áreas das artes? Até o comunismo é fruto do pensameto Ocidental. E o Oriente o que produziu? Um cultura melhor não pode ser destruída por uma inferior a ela. Isso já aconteceu com o fim da antiguidade clássica e o resultado foi a Idade Média. Não merecemos um nova Idade Média."

Anonimo, sem contar que criou a democracia, o Estado de Direito e os direitos humanos. Viva o Ocidente! Quanto mais gente vivendo a maneira ocidental o mundo será mais seguro e melhor.

a verdade disse...

Zhirinovsky deve ter sonhos "bem molhados" toda noite com o Putin hehehe

Jest nas Wielu disse...

Prémio Quadriga-2011 já se foi, desta vez nem o gás ajudou ao Putin:
http://news.mail.ru/politics/6358001/?frommail=1

Anónimo disse...

Ora aí vamos nós...

->É normal vladimir putin ser visto como um héroi por uns e como vilão por outros, é mais fácil para os portugueses ver um vilão Russo pois a nossa cultura geral é influenciada pela média sendo esta constituida por filmes feitos nos "Escravos" Unidos da América onde maior parte dos Russos é visto como vilão ou comuna(para mim ser comuna não é mau, no fundo é muito bom, mas só conseguimos ser comunas se nos amarmos realmente uns aos outros, o que não acontece entre nós, ou seja, uma medida impossível, a mentalidade do ser humano teria de ser muito avançada ao ponto de nos amarmos todos, e se não for assim o comunismo não funciona, ainda é pior que o capitalismo, uma autentica ditadura descontrolada).

-> Quem quer realmente perceber se ele é héroi ou vilão faça como eu. Estude todas as ciencias e pseudo-ciencias existentas, nomeadamente, numeralogia, criptologia(muito importante descobrir o verdadeiro significado dos símbolos como por exemplo o simbolo da paz na verdade simboliza a paz sem Jesus Cristo, o simbolo da vodafone está no emblema dos ku klux klan, etc.),astrologia e a parte "negra" da psicologia do subconsciente, estude também as sociedades secretas (maçonaria, protocolos dos sabios de sião, opus dei, illuminati etc.) e os movimentos politicos.

->Depois disso estude história e terá uma visão diferente das coisas, e verá como realmente é o mundo, vai ter uma epífase. Assuntos sob os quais anteriormente teria uma visão negativa talvez passará a ter uma visão positiva. Acabará por perceber do que é que o mundo é feito.

->Só depois dessa epífase poderá formular um juízo bem sustentado acerca dos actos de putin, pois só depois dessa epífase compreenderá o verdadeiro prepósito das suas políticas.

... a verdade só chega a quem a procura. Seja livre.