quinta-feira, agosto 18, 2011

O PCP continua sem vergonha

Para aqueles que acreditam que o Partido Comunista Português é um partido democrático e não dependia completamente da direcção comunista soviética. Os autores deste comunicado merecem passar férias na Coreia do Norte ou trabalharem segundo o código de trabalho da República Popular da China. 

"Sobre os acontecimentos de 19 de Agosto de 1991 na URSS

1.Os acontecimentos de 19 de Agosto de 1991 na URSS que os apologistas do capitalismo estão a assinalar com uma clássica operação de diversão ideológica constituíram uma tentativa desesperada e fracassada de altos dirigentes do Partido e do Estado soviéticos para impedir a desagregação da URSS, num episódio mais da aguda luta que então se travava na União Soviética pelos destinos deste poderoso país multinacional e do seu sistema socialista. Tratou-se de um acontecimento que serviu então de pretexto para uma violentíssima campanha internacional anti-comunista, campanha que além de visar o enfraquecimento, divisão e degenerescência dos partidos comunistas, pretendia sobretudo justificar a brutal ingerência do imperialismo nos assuntos internos do Estado Soviético e dar cobertura política e ideológica às forças contra-revolucionárias que, rasgando a Constituição soviética, preparavam já o assalto ao poder. Assalto que veio a consumar-se pouco tempo depois com a dissolução e proibição do PCUS e, ulteriormente com todo um conjunto de actos violentos e criminosos, de que o bombardeamento do Soviete Supremo é exemplo particularmente significativo.
2.Historicamente o que é relevante não são os acontecimentos de 19 de Agosto mas a veloz escalada contra-revolucionária encabeçada por Ieltsin que, contra a expressa vontade do povo soviético – no referendo de 17 de Março desse ano, e apesar da confusão já então instalada na sociedade, 76% dos soviéticos votaram pela continuação da URSS – conduziu ao desmantelamento da URSS e à destruição do seu sistema sócio-económico socialista. Sistema que, apesar de atrasos, erros e deformações que se tornara necessário superar, revelara bem a sua superioridade em relação ao capitalismo, trouxera ao povo soviético grandes conquistas e realizações, dera a mais heróica e decisiva contribuição para a derrota do nazi-fascismo e exercera uma influência determinante nos grandes avanços transformadores e revolucionários do século XX. A sua destruição não podia deixar de representar, como representou de facto, grandes perdas e imensos sacrifícios para os trabalhadores e para os povos da URSS e para os povos de todo o mundo.
Com o desaparecimento do poderoso contra-peso que a URSS e o sistema socialista representavam em relação ao imperialismo e à sua política exploradora e agressiva, e a brutal alteração da correlação de forças daí resultante, o mundo tornou-se mais injusto, mais perigoso, mais desumano.
Vinte anos depois revela-se com toda a nitidez a falsidade e hipocrisia dos argumentos “democráticos” e “humanos” que presidiram à campanha anti-soviética e anti-comunista em torno dos acontecimentos de 19 de Agosto de 1991, falsidade e cinismo que o PCP desde logo denunciou, enfrentando com firmeza as operações de falsificação e calúnia que visavam, em Portugal, desprestigiar, enfraquecer e dividir o colectivo partidário, confirmando e afirmando os seus princípios e identidade revolucionária e expressando inteira confiança no ideal e no projecto comunista.
3. É oportuno realçar a derrota política e ideológica daqueles que então apregoaram a “morte do comunismo”, o “declínio irreversível” do PCP, o “fim da luta de classes”, o “fim da História”, em suma, a derrota da apologética de um capitalismo triunfante e revanchista pretendendo reescrever a História à medida do seu interesse.
A realidade da profunda crise em que o sistema capitalista se encontra mergulhado fala por si. O capitalismo não só se revela incapaz de resolver os problemas dos trabalhadores e dos povos como tende a agravá-los profundamente pondo em risco, com a corrida ao máximo lucro, a agressão ambiental e a guerra, a própria existência da Humanidade. Como assinalou o XVIII Congresso do PCP, a alternativa ao capitalismo, o socialismo, é mais actual e necessária do que nunca."

3 comentários:

Jest nas Wielu disse...

Isso foi escrito em 18 de Agosto de 2011?!!

Para verificar melhor o interior do “sistema que (...) revelara (...) a sua superioridade em relação ao capitalismo, trouxera ao povo soviético grandes conquistas e realizações” aconselho visitar (on-line) o museu do KGB em Tartu (Estónia): http://linnamuuseum.tartu.ee/?m=2
e o arquivo do KGB nos Estados Bálticos: http://www.kgbdocuments.eu/
index.php?2737553734

Anónimo disse...

Esses comunistas são completamente doentios.

Francisco Lucrécio disse...

Doutor Milhazes pode dizer-me como era o Partido Comunista Português quando o alimentou e lhe pagou os estudos?

De certeza que nesse tempo tinha um discurso mais radical que tem hoje. Já se esqueceu? Existe um nome para quem pratica esse tipo de ações.

E se o Senhor em contrapartida fosse trabalhar para a Índia ou o Bangladesh sem qualquer código de trabalho?

Os Comunistas Portugueses ficavam a ganhar de certeza.


Sabe quanto ganha em média uma empregada da industria textil na Rússia?


Pergunte a Nadezda Somoilenko, da União dos Empresários da Industria Textil Russa.

Ou a Tatiana Sósnina, do Sindicato dos Trabalhadores da Industria Textil Ligeira da Rússia.

Depois diga a que a resultados chegou.

É aquilo que se costuma dizer; está na aldeia e não vê as casas.