quinta-feira, agosto 18, 2011

Satélite russo mais moderno perde-se no Espaço



O novo satélite de comunicações “Ekspress-AM4”, lançado na madrugada de hoje do Cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão, não atingiu a órbita programada, anunciam agências russas.
“Depois da quarta ligação do bloco de lançamento, o bloco orbital deixou de enviar informação de telemetria”, noticia a ITAR-TASS, acrescentando que se desconhece o paradeiro do satélite.
Segundo uma fonte citada pela Interfax, os especialistas ainda esperam que apenas se tenha tratado de uma avaria no transmissor de informação de telemetria e que o voo do satélite decorre normalmente.
Caso se venha a confirmar a perda do satélite, tratar-se-á de um sério revês neste campo, pois o “Ekspress-AM4” era o satélite russo mais potente e mais moderno.
“Quanto aos seus parâmetros no campo das telecomunicações, trata-se de um êxito não só para a Rússia, mas também para todo o mundo”, declarou, no momento da partida, Igor Schegolev, ministro das Comunicações da Rússia.
Segundo ele, o satélite devia garantir um amplo leque de serviços no campo das telecomunicações, nomeadamente “a transmissão de programas televisivos digitais para o Extremo Oriente da Rússia e Internet via satélite”.
Foi também anunciado que Moscovo pretende, este ano, lançar 5 ou 6 satélites do sistema GLONASS, concorrente do GPS norte-americano.
Em Dezembro do ano passado, a queda de três satélites do sistema GLONASS no Oceano Pacífico levou à demissão dos dirigentes da Agência Espacial da Rússia.

3 comentários:

Anónimo disse...

kkkkkkkk!!!! Que fracasso! Não se pode confiar na capacidade técnica desse país. Um país que não consegue fazer um barco navegar com segurança, como vai fazer satélites entrar em órbia?!

Zuruspa disse...

É pena. Da próxima vez teräo de fazer melhor!!! É muito dinheiro a ser queimado de uma vez!

Francisco Lucrécio disse...

Um barco? Já não têm capacidade de produzir armamento para as forças armadas.

O caça T-50 é um fiasco, ainda agora na MAKS 2011 poucos segundos depois de descolar teve que fazer uma aterragem de emergência.

O missel Bulavá tem sido outro desastre, um sorvedouro de dinheiro.Já falam em substitui-lo por outro.

O descalabro é generalizado não se restringe apenas à industria de defesa, é assim na agricultura, na industria, nos programas sociais, na ciência , na tecnologia.

Estes assuntos não convém serem abordados,porque era reconhecer o fracasso que representou a instauração do capitalismo.

Isto é na Rússia porque nas outras Républicas o fosso é abismal.