domingo, setembro 04, 2011

Ásia Central: Responsabilidade da segurança deve pertencer a países da região

A responsabilidade pela manutenção da segurança na Ásia Central pertence aos países da região, declarou, na sexta-feira, Dmitri Medvedev, Presidente da Rússia, depois de um encontro com homólogos do Afeganistão, Paquistão e Tadjiquistão.
“Nos bastidores, eu e os meus colegas conversámos e sublinhámos mais uma vez o seguinte: a responsabilidade pelo que se passa na região será, no fim de contas, dos nossos países: Rússia, Tadjiquistão, Paquistão e Afeganistão”, frisou Medvedev, citado pela agência Ria-Novosti.
Medvedev assinalou que “são muito importantes os parceiros que ajudam a resolver hoje as mais diferentes tarefas na região e deles muito depende”.
“Por isso devemos pensar em como acionar a interação entre os nossos Estados para que, no fim de contas, a paz e a segurança na região sejam garantidas pelos esforços dos nossos Estados”, acrescentou.
“Caso contrário, podem ser inúteis os numerosos esforços com vista a garantir a segurança”, concluiu.
Deste modo, Moscovo prepara-se para a futura retirada das forças da NATO do Afeganistão e para impedir o alastramento do conflito afegão a toda a Ásia Central, zona muito sensível para a segurança da Rússia.
Dmitri Medvedev encontra-se de visita ao Tadjiquistão, antiga república soviética da Ásia Central. Além do encontro com os dirigentes do Afeganistão, Paquistão e Tadjiquistão, Medvedev deverá participar sábado numa cimeira da Comunidade de Estados Independentes.

Sem comentários: