sexta-feira, outubro 28, 2011

Forças armadas russas lançam com êxito míssil intercontinental a partir de submarino nuclear

   
A Armada Russa realizou hoje com êxito o terceiro teste, este ano, do míssil balístico intercontinental mais moderno Bulava, anunciou um porta-voz do ministério russo da Defesa.
“Hoje, no quadro dos ensaios técnicos, foi realizado mais um lançamento do míssil balístico intercontinental Bulava a partir do submarino nuclear Iúri Dolgoruki,”, avançou.
“O lançamento foi feito quando o submarino se encontrava debaixo de água e programado para um voo do míssil com o máximo alcance”, acrescentou.
“À hora prevista, o míssil atingiu o alvo previsto no Oceano Pacífico, o que foi fixado pelos órgãos de controlo ”, concluiu o porta-voz militar.
Os lançamentos deste míssil começaram em setembro de 2004. Os três primeiros tiveram êxito, mas entre o quarto e o 12º. lançamentos só um não falhou, o que levou à suspensão de testes durante nove meses. Em 2010, foram realizados dois lançamentos com êxito. Em 2011, três.
O ministério da Defesa da Rússia planeia concluir os testes até ao fim deste ano.
O míssil intercontinental Bulava (SS-NX-30 na classificação da NATO) comporta de seis a dez ogivas nucleares com uma potência de 100 a 150 quilotoneladas cada uma, tem um poder individual de manobra, pode alterar a trajetória e a altura e pode voar a baixas altitudes.
Com um peso total de 36,8 toneladas, este míssil tem um poder de alcance de 8 mil quilómetros.

4 comentários:

anónimo_russo disse...

Obrigado por ter publicado a notícia. Mas, acho, para os nossos especialistas (e para outros responsaveis pelo projeto), é mais importante tirar as conclusões e corrigir os erros (relativamente aos lançamentos que não tiveram éxito).

PEDRO disse...

Infelizmente isto é uma boa noticia.
Em teoria um êxito de tecnologia militar potencialmente devastadora deveria ser condenada.
Mas neste caso para a Rússia não existe outro caminho senão o de desenvolver e modernizar o seu potencial de dissuasão nuclear.
Com o tal escudo anti-míssil na Europa a Rússia tem de responder na mesma moeda, pois conversações não vão resolver este assunto, pois ele foi planeado há alguns anos pelas potências Ocidentais.

E ainda recentemente a Rússia testou com sucesso outro míssil, chamado Liner também ele lançado a partir de um submarino, e testou outro sem sucesso a partir de plesetsk mas foi apenas o primeiro teste. No artigo que eu li sobre isso falava-se que este míssil misterioso será um míssil stealth, ou seja o sistema AMD Americano na Europa nem sequer saberá que foi lançado.
Por isso eu julgo que este assunto do escudo é uma manobra altamente perigosa por parte dos dos Iluminatti Américanos e Europeus.

Jest nas Wielu disse...

Em contrapartida, o satélite "Glonass-М" № 718 esta fora do controle: http://newsru.com/russia/24oct2011/glonass.html

PortugueseMan disse...

Mais um lançamento efectuado com sucesso, desta vez uma Soyuz com abastecimentos para a Estação Espacial Internacional.

Relativamente ao satélite 718, ele já anda com problemas há muito tempo. No entanto estão 23 satélites ACTIVOS, o que foi lançado este mês já está em operação e está previsto nesta 5ª feira o lançamento de mais 3 satélites GLONASS.

Se o lançamento correr bem, desta vez o sistema estará a 100%.