quinta-feira, outubro 06, 2011

Moscovo considera “inaceitável” política norte-americana no campo da defesa antimíssil

A Rússia considera inaceitável a prática americana de “factos consumados” nas questões da defesa antimíssil europeia e de transformar isso num objecto de confronto.
“Consideramos inaceitável a prática americana de “factos consumados” nas questões da organização do sistema de defesa antimíssil na Europa, quando, sem discussão colectiva, sem ter em conta as opiniões de todos os países interessados, são tomadas decisões capazes de influir no estado da segurança e da estabilidade na Europa e no Atlântico”, afirma-se num comunicado publicado hoje pela diplomacia russa.
“Se os acontecimentos continuarem a desenvolver-se assim, a possibilidade de transformar a defesa antimíssil de campo de confronto em objecto de cooperação, criada na Cimeira de Lisboa da Rússia-NATO, perder-se-á”, acrescenta o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, comentado o acordo entre Washington e Madrid de incorporar a Espanha nesse sistema.
Segundo os diplomatas russos, “este passo dos Estados Unidos rumo à construção “por fases”, “por etapas”, do sistema de defesa antimíssil na Europa não pode deixar de preocupar, pois, já na primeira fase da sua realização, tem lugar um aumento considerável de mísseis norte-americanos  na zona europeia”.
“Além disso, não só não vemos a prontidão da administração norte-americana em ir ao encontro das preocupações russas numa questão fulcral para nós: as garantias jurídicas de que o futuro sistema antimíssil não será apontado contra as forças nucleares estratégicas russas, mas também fixamos o desejo de abordar de forma cada vez mais ampla as regiões de instalação desses sistemas pelos Estados Unidos”, conclui a diplomacia russa.
Moscovo considera necessário desenvolver o acordo conseguido em Lisboa, na Cimeira da NATO-Rússia, em Novembro do ano passado, que prevê a criação de uma concessão e arquitectura conjuntas do sistema europeu de defesa antimíssil, numa base igual e transparente.
O Kremlin ameaça responder com medidas de carácter militar se os Estados Unidos avançarem sozinhos e não derem garantias de que o sistema de defesa antimíssil não visa neutralizar os mísseis nucleares russos.

8 comentários:

Anónimo disse...

A Rússia tem um grande arsenal nuclear, tem um amplo acervo de mísseis balísticos. Acho que é a Rússia quem tem que dar garantias de que não vai usa-lo contra ninguém. A Rússia sempre usou seu potencial militar como meio para fazer chantagens e ameaças. Estamos falando de um país que é hostil ao Ocidente e onde muitos militares, professores, políticos, líderes e intelectuais alimentam sonhos megalomaníacos de poder global. A Rússia é declaradamente antiocidental, seu maior sonho é, junto com China e o islamismo, mudar a base civilizacional do mundo junto com essas duas culturas em substituição a civilização ocidental como dominante.

Outra, Rússia e mais alguns punhados de países podem ter armas nucleares. Quem não pertence a esse "punhado", está proibido. O único momento em que EUA e Rússia se aliam é quando um outro país tenta adquirir armas nucleares. Essas duas potencias querem ter a exclusividade desse tipo de armamento para que possam dominar o restante do mundo. O tratado de nao-ploriferação de armas é lesivo ao interesse de todos os outros países não possuidores de armas nucleares. Assim, estes ficam indefesos. Ora, se Rússia quiser invadir meu país ela terá armas mais fortes do que as minhas pq meu país é signatário de um tratado que permite meu inimigo possuir armas atômicas e eu não. Isso não é lógico nem justo.

Penso que para um mundo mais seguro NEHNUM país deve possuir armas nucleares considerando os estragos que esse tipo de armamento pode fazer.

Anónimo disse...

A Rússia sempre se armou contra o Ocidente. Pq o Ocidente não poder fazer o mesmo? O líderes russos são todos uns malucos, vai que um doido daqueles resolve destruir meio mundo! É preciso estar protegido!

PortugueseMan disse...

Já disse e continuo a dizer, os avanços do sistema anti-míssil e a quebra do tratado ABM, vão gerar uma corrida ao armamento, mais perigosa que na guerra fria.

A Europa precisa de decidir e dizer em tom claro o que quer fazer com este tema.

A Espanha deu luz verde aos EUA, para colocar cruzadores AEGIS no seu país e que fazem parte do sistema anti-míssil.

Mais tarde ou mais cedo, a Rússia começará a colocar mais sistemas ofensivos apontados para a Europa.

Para quê? A Europa gosta de ser campo de batalha?

Mais radares, mais mísseis, mais perigos, mais hipóteses de haver um engano.

Para quê?

Pedro disse...

"A Rússia sempre se armou contra o Ocidente. Pq o Ocidente não poder fazer o mesmo? O líderes russos são todos uns malucos, vai que um doido daqueles resolve destruir meio mundo! É preciso estar protegido!"

Exacto, muito cuidado com os lideres Russos pois são uns malucos que bebem Vodka. Ainda amandam com os seus misseis contra nós.

Por sorte nunca o fizeram, mas vontade não lhes falta.

Quanto aos americanos, os lideres do mundo civilizado, foram os únicos até hoje que usaram bombas atómicas, no Japão.
Mas é claro que os americanos mandando bombas atómicas em cima de civis tinha de ser por uma razão muito nobre e civilizacional, pois aqueles civis de Hiroshima e Nagasaki eram uns bárbaros e não eram ocidentalizados(Civilizados) e portanto foi um acto justo.

Agora mais á sério:
Por vezes ouvimos opiniões que defendem (e bem) a extinção das armas nucleares, mas a verdade é que se os Russos não tivessem o seu arsenal nuclear dissuasor o Mundo já teria mergulhado na maior escravidão que alguma existiu, com um poder super-corrupto unipolar a ter um domínio absoluto sobre todos os recursos e todos os cidadãos.
Quanto maior for o dominio de uma nação só maior serão as desigualdades, maior será a concentração de poder e riqueza num pequeno punhado de malfeitores.

Ricardo disse...

"A Rússia sempre se armou contra o Ocidente."
E olha que curioso o ocidente já tentou conquistar a Rússia duas vezes, então eles tem motivos de sobra para desconfiar.

Pippo disse...

"olha que curioso o ocidente já tentou conquistar a Rússia duas vezes"

Correcção: os Ocidente já tentou conquistar a Rússia uma data de vezes. Começou com os Porta-Espadas, depois com os Teutónicos, os polacos, os suecos, ...

É claro que a actual política de defesa anti-míssil irá gerar uma corrida armamentista. Penso que a esperança dos EUA é que a economia russa não se aguente, mas que eu saiba a economia norte-americana também não está no seu melhor.

Os europeus, pelos vistos, é que alinham nas brincadeiras dos outros. Será que a Espanha teme levar com mísseis iranianos ou norte-vietnamitas?

Anónimo disse...

na mainha opiniâo os americanos sâo o pais mais perigosos do mundo so eles se mete em tudo no soltos paises e se os russos nâo fose o que e ai sim os americanos ja teria tomado conta do mundo que mesmo assim ja ta

Anónimo disse...

na mainha opiniâo os americanos sâo o pais mais perigosos do mundo so eles se mete em tudo no soltos paises e se os russos nâo fose o que e ai sim os americanos ja teria tomado conta do mundo que mesmo assim ja ta