segunda-feira, outubro 17, 2011

Putin regressa ao Kremlin para reforçar poder político

O primeiro-ministro da Rússia declarou hoje que a sua candidatura à presidência, nas eleições de março de 2012, deve-se ao facto de tencionar reforçar as bases do sistema político e criar condições para a diversificação da economia.
Numa entrevista aos três canais da televisão russa, Putin justificou a sua candidatura ao cargo que ocupou antes de ser chefe do governo referindo que gosta de levar tudo até um fim lógico.
"Se começo a fazer alguma coisa, tento ou levá-la até ao fim lógico, ou, no mínimo, conseguir o efeito máximo", sublinhou.
Putin disse ter chegado a acordo com o atual Presidente, Dmitri Medvedev, sobre troca de cargos há quatro anos atrás.
No campo da política externa, o primeiro-ministro russo promete "ponderação".
"A Rússia continuará a realizar uma política externa ponderada, cujo objetivo fundamental é a criação de condições para o desenvolvimento interno", frisou.
Quando lhe perguntaram se se considerava um falcão", Putin respondeu: "primeiro, o falcão é uma avezinha boa", mas quando a pergunta foi: "mas você não é certamente uma pomba?", ele rematou: "em geral, eu sou um homem".
Ele negou as acusações de existência de ambições imperiais na Rússia.
“Lá (no Ocidente), tudo é possível e pode-se fazer tudo e nós é que temos ambições imperiais. A esses críticos, e eles são críticos claramente mal-intencionados, posso dizer: sabem, dediquem-se aos vossos assuntos: luta contra a inflação crescente, contra a dívida estatal crescente, contra a gordura, no fim de contas, que façam alguma coisa”, ironizou.
“Mas nós não falamos de uma união política, do renascimento da União Soviética, porque a Rússia nem sequer está interessada nisso hoje. Ela não está interessada a chamar a si riscos excessivos, um peso demasiado dos países que, por umas ou outras causas, nesta ou naquela área, estão um pouco atrás das nossas costas”, explicou.
O dirigente russo acusou ainda a União Europeia de tentar unilateralmente fazer baixar o preço do gás russo, um dos principais produtos de exportação da Rússia, e defendeu que a Gazprom deve ter acesso direto aos consumidores europeus.
Putin considerou que a China não é uma ameaça, mas um parceiro firme.
Depois de considerar que a China participa na corrida pela liderança mundial, frisou que “nós não pretendemos discutir com a China aí”.
“Aqui, a China tem outros concorrentes. Eles que se entendam”, considerou e rematou: “para nós, a China é um parceiro seguro”.

5 comentários:

Anónimo disse...

Ele é um autocrata orgulhoso...

Anónimo disse...

em geral, é um homem
em particular, não é

Anónimo disse...

"porque a Rússia nem sequer está interessada nisso hoje."

Mas o sr. Putin parece estar.

Anónimo disse...

E tb o bolso! Não é só pelo autoritarismo que Putin é conhecido e por isso considerado nefasto, mas tb pela corrupção. A corrupção corre solta na Rússia e ele já amealhou uma fortuna, não duvido que futuramente apareça na lista da Forbes como um dos homens mais ricos do mundo ao lado de Fidel e tantos outros como ele.

Francisco Lucrécio disse...

«««««««Anónimo disse...

não duvido que futuramente apareça na lista da Forbes como um dos homens mais ricos do mundo ao lado de Fidel e tantos outros como ele.

10:33»»»»»»»».

Está a perder uma excelente oportunidade para ficar rico. Não perca mais tempo.

Não sabe o que disse Fidel na presença de jornalistas de todo o mundo, quando médias (Forbes) ligados à CIA o acusaram de ter uma fortuna de 9 mil milhões.

Dou 99% do valor das contas em meu nome ou de minha familia aqui em Cuba ou em qualquer banco estrangeiro.

Disse também na altura que andava num mercedes oficial com vinte anos, oferecido por Willy Brandt.

Não se meta em problemas. Não sabe que a mentira tem as pernas curtas.

Não gosta de Fidel de Castro é? Então venere Pol Pot que foi uma criação dos seus amigos.