Os partidários de Alla Djioeva, líder da oposição cuja vitória nas eleições presidenciais foi ontem anulada pelo Supremo Tribunal da Ossétia do Sul, apresentaram uma queixa nesse tribunal para que altere a sua decisão. Atzamaz Bitchenov, presidente desse tribunal, declarou que a queixa será analisada amanhã.
No passado domingo, Djoieva derrotou, à segunda volta, o candidato apoiado por Moscovo, Anatili Bibilov, com uma diferença de votos de 16 por cento.
Bibilov pediu ao Supremo Tribunal para anular o resultado do escrutínio, alegando que os partidários de Djoieva violaram a lei eleitoral, e os juízes deram-lhe razão.
A líder da oposição reuniu-se hoje com o actual presidente da Ossétia do Sul e apresentou-lhe um ultimato, deu-lhe 24 horas para que o Supremo Tribunal altere a sua decisão. Caso contrário, não se responsabiliza pelo “desenvolvimento dos acontecimentos”.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia declarou, numa nota publicada em Moscovo, que não tenciona imiscuir-se “nos assuntos internos do Estado vizinho amigo”, mas Djoieva afirma que o Kremlin enviou a Tskhinval um alto funcionário para resolver o impasse.
A Ossétia do Sul é uma região separatista da Geórgia que proclamou a sua independência em 2008 depois da entrada de tropas russas nesse território.
1 comentário:
Revolução colorida na Ossétia:
http://texty.org.ua/pg/news/newsmaker/
read/34017/U_Pivdennij_Osetiji_rozpochalasa_kolorova_revolucija
Uma das possibilidades: em breve Alla Djioieva pedirá o auxílio político na Geórgia...
Enviar um comentário