sexta-feira, dezembro 23, 2011

Autoridades preparam-se para comício da oposição concentrando tropas e blindados em Moscovo

As autoridades russas estão a concentrar tropas na capital do país a pretexto de evitarem incidentes durante a manifestação da oposição ao Kremlin convocada para amanhã, noticiam as agências russas citando testemunhas das movimentações de soldados do Ministério do Interior da Rússia.
A oposição russa, que engloba tanto representantes de partidos com assento parlamentar, como forças políticas não autorizadas pelo Ministério da Justiça, vai protestar contra a “falsificação das eleições parlamentares”, pela demissão do dirigente da Comissão Eleitoral da Rússia e realização de um novo escrutínio.
Eu saída de Moscovo às 19.45 horas (15.45) de quarta-feira quando vi, em sentido contrário, uma coluna militar acompanhada por automóveis da polícia de trânsito”, declarou, Andrei Filin, dirigente da Federação de Automobilistas da Rússia, à agência RBK.
Segundo ele, a coluna era constituída por “cerca de 20 veículos, entre os quais dez camiões com soldados, dois veículos e outros meios blindados móveis”.
O ministério não planeia trazer para a capital forças suplementares além das necessárias para garantir a ordem”, comentou um porta-voz oficial do Ministério russo do Interior à agência Ria-Novosti.
Os organizadores da manifestação esperam uma afluência recorde à Avenida Sakharov, onde se irá realizar o protesto. A julgar pelos russos que já confirmaram a sua participação no evento através da rede social do Facebook e do seu análogo russo Vkontake, irão estar presentes mais de 75 mil pessoas.
Na manifestação de 10 de dezembro, o número de participantes ultrapassou a quantidade de inscritos nas redes sociais.
O Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Kirill I, lançou hoje um apelo para que os russos “não acreditem incondicionalmente” nessas redes sociais.
A confiança ingénua do homem actual na informação colocada nas redes sociais, a desorientação e a perda de valores básicos tornam os nossos contemporâneos particularmente vulneráveis à manipulação da sua consciência”, declarou ele na sua mensagem anual.
Kirill I considera que “as mudanças do vetor político não podem mudar radicalmente e tornar a sociedade feliz se não existir um desejo de transformação da personalidade humana”.
O chefe da Igreja Ortodoxa Russa desvalorizou os comícios ao compará-los com a cerimónia de veneração do “Cinto da Mãe de Deus”, realizada em Moscovo no mês de novembro.
Na realidade, centenas ou milhares participam em diferentes comícios, mas com a Mãe de Deus foram ter milhões de nossos concidadãos ortodoxos, que conseguiram chegar até à relíquia após estarem muitas horas numa fila. A fila infinita de diferentes pessoas mostrou à nossa sociedade que o sal da terra russa, de que alguns mídias não deram conta durante muito tempo e de forma arrogante, nunca deixou de existir e que as esperanças populares estão ligadas à fé em Deus”.
O Kremlin espera que as promessas feitas pelo Presidente Dmitri Medvedev de liberalização do sistema político russo: eleição direta dos governadores das regiões e repúblicas da Federação da Rússia, facilidade de participação de partidos e cidadãos nas eleições, contribua para a desmobilização da oposição.
Estruturas tectónicas da siciedade começaram a movimentar-se, o tecido social ganhou nova qualidade. Já estamos no futuro. E esse futuro não será calmo. Mas não vale a pena ter receio. A turbulência, mesmo que forte, não é uma catástrofe, mas um tipo de estabilidade. Tudo vai correr bem”, comentou Vladislav Surkov, vice-dirigente da Administração Presidencial e ideológo do Kremlin.

1 comentário:

PortugueseMan disse...

Aproveito para desejar umas festas felizes a todos.

PortugueseMan