quarta-feira, dezembro 28, 2011

Moscovo acusa Portugal de discriminação e aponta aumento de julgamentos por pedofilia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo divulgou um relatório sobre a violação dos direitos humanos pela União Europeia e os Estados Unidos, onde cita Portugal por não ter transposto a diretiva sobre o direito de livre circulação e residência.
Baseando-se em dados da Agência Europeia para Direitos Fundamentais do Homem, a diplomacia russa acusa Portugal de estar entre os países europeus que não colocou a sua legislação em conformidade com a diretiva de 2004 sobre o direito de circulação livre e residência dos cidadãos da UE e dos elementos das suas famílias no território dos países membros.
Na esfera do emprego, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) russo, citando dados da mesma agência, considera que 24 por cento dos brasileiros são discriminados em Portugal.
Baseando-se em dados da Associação Europeia para a Prevenção de Acidentes e a Segurança, a diplomacia russa considera que Portugal, Áustria, Holanda e Bélgica se encontram entre os países da UE "onde é evidente o aumento de casos de julgamentos ligados à violência sexual em relação às crianças, nomeadamente por parte de representantes da Igreja Católica e de altos funcionários públicos".
Mas as críticas mais duras são feitas em relação aos Estados Unidos e NATO. A diplomacia russa acusa os Estados Unidos de continuarem a violar os direitos humanos tanto no próprio território, como quando atuam no estrangeiro.
"A situação nos Estados Unidos está longe dos ideais proclamados por Washington. A atual administração continua a empregar a maioria dos métodos de controlo da sociedade e de ingerência na vida privada dos americanos empregues pelos serviços secretos de Washington durante a era de Bush, sob o pretexto da "guerra contra o terrorismo", sublinha o relatório.
O MNE russo considera que, no conflito líbio, registaram-se violações dos direitos humanos cometidos tanto pelas partes beligerantes, como pela NATO.
"Sérias críticas merecem as ações da coligação da NATO na Líbia do ponto de vista da observação das normas do Direito Internacional, nomeadamente do Humanitário", frisa o documento.
Este relatório é uma resposta às críticas feitas por Washington e Bruxelas às violações dos direitos humanos na Rússia, nomeadamente no campo político.

2 comentários:

Jest nas Wielu disse...

Antiga táctica soviética: “Nos EUA lincha os negros!”

Jorge Almeida disse...

Só li isto agora.

Será que o MNE Russo já comparou o que organizações como a Amnistia Internacional escrevem da Rússia e de Portugal?

Em matéria de direitos humanos, nós, Portugueses, já estivemos melhor, mas os Russos virem criticar as nossas falhas nos direitos humanos, essa é de rir ... Olhem mas é para o que fazem em termos de direitos humanos aí dentro das fronteiras da Federação Russa, e deixem de atirar areia para os olhos.

Aliás, gostava de saber como é que a tal agência conseguiu determinar que "24% dos brasileiros são descriminados em Portugal". Não serão 23%? Não serão 25%?