quinta-feira, dezembro 15, 2011

A oposição deve protestar, mas dentro do quadro legal

O primeiro-ministro Vladimir Putin considera que a oposição pode e deve manifestar-se, mas no quadro da lei.
“É normal que a oposição se manifeste e imita opiniões sobre os problemas nacionais, económicos e políticos, mas deve fazê-lo sempre no âmbito da lei”, declarou ele no programa televisivo “Conversa com Vladimir Putin. Continuação…”.
Referindo-se concretamente às manifestações da oposição contra os resultados eleitorais de 04 de dezembro, o principal candidato a Presidente da Rússia declarou ter acompanhado a iniciativa dos seus adversários pela televisão.
“Vi pela televisão jovens ativos, com posições próprias. Se esse é um resultado da política de Putin, ainda bem, é positivo”, frisou, acrescentando que “tudo deve ser feito no quadro da lei”.
Quanto às falsificações dos resultados das eleições parlamentares, ele afirmou que “a oposição nunca está contente, sempre foi e sempre será assim, pois a oposição luta pelo poder. Isso é normal”.
Porém, sublinhou que “os resultados refletem incondicionalmente a realidade no país”
“Não há nada de anormal que o Rússia Unida tenhas pedido certas posições. Ouçam, atravessámos um período muito complexo de crise. Olhem o que se passa noutros países. Claro que isso se refletiu de forma negativa… Por isso, é mais fácil à oposição recrutar apoiantes”, justificou.
Putin considerou que as ações da oposição russa face aos resultados das parlamentares são secundárias, sublinhando que “o principal objetivo são as eleições presidenciais”, marcadas para 04 de março de 2012.
O dirigente russo apelou à tomada de medidas para evitar falsificações, nomeadamente com a instalação de câmaras de vídeo em todas as mesas de voto.
Normalmente, em anos anteriores, Putin começava o seu encontro com os russos com um balanço da sua atividade, mas, desta vez, foi obrigado a começar por comentar as manifestações da oposição russa.
Putin falou durante 4.30 horas, tendo respondido a apenas algumas dezenas das mais de 1.780.000 enviadas.

Sem comentários: