quarta-feira, dezembro 21, 2011

Vladimir Putin coloca homem de confiança à frente de Duma Estatal

O ex-chefe da Administração do Kremlin, Serguei Narichkin, foi eleito hoje presidente da Duma Estatal, câmara baixa do Parlamento Russo, que na véspera dera início aos trabalhos da sexta legislatura.

A candidatura de Narichkin, apresentada pelo partido no poderr Rússia Unida foi aprovada pelos 238 deputados que essa força política tem na câmara baixa.

O ex-funcionário do Kremlin ganhou a votação face a três candidatos da oposição parlamentar: Ivan Melnikov, do Partido Comunista, Vladimir Jirinovski, do Partido Liberal-Democrático, e Serguei Mironov, do Partido Rússia Justa.

Após a votação, Narichkin agradeceu a confiança depositada nele e pediu boa coordenação e trabalho construtivo a todos os deputados.

Serguei Narichkin é um dos homens de confiança de Vladimir Putin. Nascido em 1954 em Leninegrado, cidade natal do atual dirigente russo, Narichkin formou-se em economia, trabalhou para os serviços secretos soviéticos (KGB) sob a capa de conselheiro económico da Embaixada da URSS em Bruxelas, sendo considerado um membro influente do grupo dos “siloviki”.

Começou a trabalhar com Putin no departamento internacional da Câmara de Leninegrado/São Petersburgo, tendo sido chamado para Moscovo em 2004, para trabalhar no departamento económico da Presidência da Rússia, então já ocupada por Vladimir Putin.

Em 2008, quando Dmitri Medvedev é eleito Presidente da Rússia, Narichkin passou a dirigir a Administração do Kremlin, sendo visto como um dos “controladores” deixados por Putin para garantir o seu regresso ao poder máximo no país em 2012.

A sua eleição para a presidência da Duma é vista como uma forma de Putin continuar a controlar a câmara baixa do Parlamento Russo depois da mudança da correlação de forças nesse órgão, que passou a ser menos favorável ao poder vigente.

Isto é particularmente importante na véspera das eleições presidenciais de 4 de março de 2012, onde Putin surge como principal favorito na corrida.

Nas legislativas de 04 de dezembro, o Rússia Unida conquistou 238 dos 450 assentos, o Partido Comunista 92, o Rússia Justa 64 e o Partido Liberal-Democrático 56.





Sem comentários: