sábado, janeiro 14, 2012

Cazaquistão: Eleições parlamentares deverão consolidar poder de Presidente Nazarbaev

Os eleitores do Cazaquistão, o maior país da Ásia Central, vão amanhã escolher os deputados do novo Parlamento (Majilis) depois da liberalização da lei eleitoral realizada por Nussultan Nazarbaev, devendo o partido do Presidente conquistar a maioria absoluta.
Sob a pressão da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, Nazarbaev foi obrigado a rever a legislação eleitoral, segundo a qual no Parlamento devem estar representados pelo menos dois partidos, mesmo que um deles não supere a barreira dos 07 por cento, condição necessária para eleger deputados.
Além disso, o dirige cazaque convocou eleições antecipadas para escolher 98 dos 107 deputados em listas partidárias. Os restantes 9 são escolhidos pela Assembleia dos Povos do Cazaquistão.
Os eleitores poderão escolher entre sete partidos, mas as sondagens apontam para que o Partido Luz da Pátria, do Presidente Nazarbaev, deverá conquistar 80,9 por cento dos votos. O Partido Via Luminosa, que se apresenta como defensor de homens de negócios, mas que é visto pelos analistas como uma “oposição controlada”, poderá conseguir 7,5 por cento. Os restantes partidos não terão mais de 1,5 por cento.
Um dos candidatos do Partido Luz da Pátria é Dariga Nazarbaeva, filha do Presidente cazaque e provável sucessora do pai nesse cargo.

Um dos líderes da oposição Kharmakhan Tuiakbai apelou aos eleitores a votarem: “quem não for votar, que considere que o seu voto irá para o Luz da Pátria”.

Hoje, cerca de 30 pessoas manifestaram-se no centro de Astana para exigir transparência no escrutínio, que será acompanhado por 819 observadores internacionais.

O Cazaquistão é o maior país da Ásia Central e possui grandes reservas de petróleo, gás e minerais. Em dezembro passado, confrontos entre operários da indústria petrolífera que reivindicavam aumento de salários e a polícia provocaram dezenas de mortos e feridos.

Sem comentários: