quinta-feira, janeiro 12, 2012

Fragmentos da Phobos podem cair entre Madagascar e Moçambique ou Tanzânia

(Para aumentar o mapa, basta carregar em cima com o rato)
 
Especialistas da Agência Espacial da Rússia (Roscosmos) anunciaram hoje que os fragmentos da sonda marciana Phobos poderão cair entre 15 e 16 de dezembro no Oceano Índico, entre as costas do Madagáscar e de Moçambique ou Tanzânia.
“O espaço temporal previsto para a queda dos fragmentos do aparelho espacial Phobos-Grunt na Terra foi determinado entre 15 e 16 de janeiro, com o ponto central às 16.12 horas de Moscovo (12.12 horas em Lisboa)”, lê-se num comunicado publicado no sítio eletrónico da Roscosmos.
Quanto ao local da queda, os especialistas russos calculam que “o aparelho pode cair no Oceano Índico entre a costa oriental de África e a ilha de Madagáscar, com as coordenadas aproximadas de 47 graus latitude oriental e 7 graus latitude sul”.
“A mudança do local e da hora da queda dos fragmentos da Phobos-Grunt é condicionada pela diminuição da altura da sua órbita, pela atividade solar e o estado da atmosfera”, consideram os peritos da Roscosmos.
Lançada do cosmódromo Baikonur na madrugada de 09 de novembro de 2011, com destino a Phobos, uma das luas de Marte, a sonda não conseguiu sair da órbita terrestre.
A Roscosmos estimou que na superfície terrestre vão cair entre 20 a 30 fragmentos, cujo peso total não será superior a 200 quilogramas. Os componentes do combustível vão queimar-se nas camadas densas da atmosfera, a cerca de cem quilómetros de altura.

1 comentário:

Anónimo disse...

Todas cidades do mapa são capitais ou cidades principais de seus respectivos países, mas somente um país do mapa tem uma cidade que não é a capital e nem a principal.

Nota 9 de geografia para a Roscosmos. Lol