quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Decisão de chamar embaixadores não cria condições para normalizar situação na Síria

O chefe da diplomacia russa considerou hoje que a decisão dos países ocidentais e dos Estados do Golfo Pérsico de chamarem os embaixadores de Damasco não contribui para criar condições para aplicar a proposta de paz da Liga Árabe.

"Considero que a retirada dos embaixadores não contribui para a criação de condições favoráveis à realização da iniciativa da Liga dos Estados Árabes", declarou Serguei Lavrov numa conferência de imprensa.

Lavrov afirmou também não compreender a suspensão apressada da atividade da missão da Liga Árabe na Síria.

"A presença de observadores estrangeiros tem sempre um papel de contenção. E não compreendo porque é que uma série de países do Golfo Pérsico retirou os representantes dessa missão e porque é que o trabalho da missão foi suspenso no momento em que o relatório devia ser analisado no Conselho de Segurança da ONU", explicou.

Assinalou que, quando começou a discussão do "projeto marroquino" de resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre a Síria, Moscovo pediu para que exigências concretas fossem dirigidas não só às autoridades, mas também aos grupos armados da oposição.

"Penso que isso é lógico e não sei como justificar o facto de os nossos colegas, coautores dessa resolução, se terem recusado a fazer exigências aos adversários de (Bashar al) Assad e como, depois disso, insistir em que, ao não aprovar essa resolução, por culpa da Rússia e da China, o Conselho de Segurança deixou escapar a possibilidade de pôr fim ao derramamento de sangue", explicou.

"Deixámos escapar a possibilidade de dar aos destacamentos armados que combatem contra as forças governamentais a oportunidade de ocupar cidades e vilas. Deixámos escapar essa possibilidade. Se esse era o objetivo dos autores da resolução, era preciso falar abertamente", ironizou.

O ministro russo lançou um apelo à comunidade internacional para não predeterminar o resultado do diálogo na Síria.

"Apoiamos quaisquer iniciativas que visem garantir condições para que os próprios sírios comecem a dialogar e a procurar a via da reconciliação. Todos os membros responsáveis da comunidade internacional, no mundo árabe, na Europa, nos Estados Unidos ou noutras regiões, devem dedicar-se a isso", sublinhou.

"Não é tarefa da comunidade mundial predeterminar o resultado do diálogo sírio. É necessário sentar à mesa das conversações o governo e todas as forças da oposição", acrescentou.

Segundo Lavrov, o presidente sírio, Bashar al-Assad, encarregou o vice-presidente de realizar conversações com todas as forças políticas do país sem condições prévias.

"Partimos do princípio de que essa disponibilidade é um fator importante que é preciso ter em conta. Esperamos que todos os que podem influir na oposição a despertem para começar esse diálogo", concluiu.

Na véspera, Serguei Lavrov e Mikhail Fradkov, chefe do Serviço de Espionagem Externa da Rússia, estiveram em Damasco, onde se encontraram com Assad.
P.S. Não estará a Rússia a ser teimosa demais na salvação de Bashar Assad?

24 comentários:

Wandard disse...

Não.

O exemplo Líbio é mais do que claro.

Moscou deve se manter firme e não ceder, se cometer o mesmo erro da Líbia será um caminho sem volta.

PEDRO disse...

Desta a vez a Rússia cumpriu a sua obrigação vetando a resolução na ONU.

Evitou mais uma invasão (por enquanto)que mataria milhões de Sírios.
A prova disto foi a recepção calorosa que a comitiva Russa recebeu em Damasco com milhares de pessoas empunhando bandeiras Sirias, Russas e Chinesas.
Ou seja o povo está contra os rebeldes armados pelo ocidente.

Ainda ontem um barco foi apreendido no Líbano com armamento e outro material logístico para os terroristas. A encomenda vinha dos EUA.
A nossa imprensa continua com a mesma cantilena, e os mesmo metodos que utilizaram na Líbia.
"O Assad anda a matar o seu povo", "O Ditador Assad isto e aquilo".

E pumba pumba sempre a matrecar na mesma tecla, e assim muita gente acredita nessas fantasias.

Europeísta disse...

Creio que quem mata milhões de sírios é o ditador que, infelizmente, está atualmente governa aquele país. Mata e com o aval de Moscou e, pelo visto, com o de vcs tb.

Wandard disse...

"Milhões"

Segundo informações até o momento não comprovadas, assim como as armas de destruição em massa do Iraque, a mídia ocidental, conivente e subserviente aos interesses das potências europeias, EUA e países árabes de maioria Sunita(Ditaduras que oprimem as mulheres, mas são úteis a estas nações), são milhares.

Se tiver informações que não sejam as divulgadas pelos meios de informação existentes na Europa, e verdadeiramente comprovadas ficarei ao seu lado.

Caso contrário o que observo é mais um jogo de interêsses. Manifestações são completamente diferentes de levantes armados, e é isso que está ocorrendo na Síria.

A morte dos milhares de civis na Líbia com a ajuda "humanitária" da Otan, tem comprovações e foi apoiada pelos europeus.

Anónimo disse...

Tá e que vc tem a dizer das mortes de civis que aconteceram até agora? E aí? A Otan não está lá dentro. Como vc explica? Foi descoberto um navio russo para no Chipre carregado de armamentos. Os russos estão armando o ditador da Síria para matar sua população civil! Essas mortes estão na conta da Rússia!

Anónimo disse...

Wandard vem de wand. Será que tem a mania que é o Harry Potter a comandar o cérebro dos outros?Olhe que tudo na vida tem volta...

Anónimo disse...

A Síria já vive uma guerra civil. Atentados começam a ocorrer por algumas cidades e a oposição continua a ser massacrada. Moscovo perderá mais esta batalha diplomática. Já há quem esteja a falar que a Turquia poderia fazer uma intervenção militar na Síria...

MSantos disse...

"A Síria já vive uma guerra civil. Atentados começam a ocorrer por algumas cidades e a oposição continua a ser massacrada. Moscovo perderá mais esta batalha diplomática. Já há quem esteja a falar que a Turquia poderia fazer uma intervenção militar na Síria..."

Independentemente do facto de que os acontecimentos nos chegam por uma via tendenciosa e parcial, este é sem dúvida o mais lúcido dos comentários, com todo o respeito aos comentadores que o merecem.

Cumpts
Manuel Santos

Wandard disse...

"Tá e que vc tem a dizer das mortes de civis que aconteceram até agora? "


Voltamos ao ponto. Você possui as informações reais de quantos civis morreram até o momento e de que forma e condições estas mortes ocorreram e/ou estejam ocorrendo, ou continua se baseando no jogo de informações?

A Rússia enviou um navio com armas e já afirmou públicamente que continuará vendendo armas á Síria.

Já os países integrantes da Otan se valeram de uma resolução que deveria realizar uma "ajuda humanitária", e o que fizeram foi destruir a estrutura Líbia, matar civis, e fornecer armas aos rebeldes líbios, usabndo como sempre a hipocrisia e demagogia costumeiras e principalmente a falta de idoneidade nas suas ações.

As mortes na Líbia, e estas sim já foram contabilizadas estão na conta da Otan e Estados Unidos, por sinal as contas destes estão bem altas, considerando o número de assassinatos cometidos no Iraque, Afeganistão.................

Wandard disse...

"Wandard vem de wand. Será que tem a mania que é o Harry Potter a comandar o cérebro dos outros?Olhe que tudo na vida tem volta..."

Cuidado que ela pode estar voltando na sua direção.:)))))

PEDRO disse...

Só mesmo que tem a mente agarrada a uma série de preconceitos ideológicos e que come cegamente tudo o que lhe servem na imprensa controlada é que não consegue perceber que isto é uma grosseira tentativa de dominar á força um pais pacifico.

Que mal nos fez o Assad?
Como é que pode ser tão mau para o seu povo, se tem recebido milhões de manifestações a seu favor em Damasco e outras cidades?

E agora explique-me os "anónimos" como é que se a população estava descontente porque ela só se manifestou em uma/duas cidades?
Será que o Ditador Assad discriminou essas populações em relação aos demais? Que lógica tem isto?

É evidente que isto começou numa cidade porque foi escolhida por Ingleses/Americanos para iniciar os tumultos por razões meramente logísticas.

Anónimo disse...

Não Wandard, as voltas são sempre para quem usa as wands numa hard. Não perdes pela demora. Acho que estás a precisar de umas férias à Pippo.

Wandard disse...

Pelo visto você entende do assunto(pois foi você que citou) e já deve ser usado, por isso a volta continua sendo para você:)))

Wandard disse...

"Não Wandard, as voltas são sempre para quem usa as wands numa hard. Não perdes pela demora. Acho que estás a precisar de umas férias à Pippo."

Férias!!!! acabei de retornar daí, agradecido pela preocupação. E continue lendo Harry Potter, é muito construtivo.:)))

Anónimo disse...

Wandard, ou Ardwand:
Olha que três piscadelas de olho dá direito a uma viagem sem retorno ao planeta Pandora.Estás tão azul de computações cerebrais que nem se vai notar na paisagem.
Ah, cumprimentos aos patrões. Da próxima que cá apareçam, pode ser que levem com o balde pela cabeça abaixo.
NOTA: Caro Milhazes, estou a falar da realidade russa, mais especificamente lusa-russa. Daquela que tem mensagens não publicáveis. Quem percebe, percebe. Quem não percebe agora, perceberá um dia.
Bye-bye.

Bruno disse...

Síria = Líbia 2

Mercenários wahbitas financiados e armados pela aliança petrolifera a lançar o caos na Síria, atacando civis e forças regulares do exercito Sírio.

Depois o mau é o Assad.

Basicamente mais uma exportação democratica á bomba.

http://29.media.tumblr.com/tumblr_lp85guKvpA1qciouoo1_400.jpg

Vamos ver se desta vez a Rússia impede o masscre que se avizinha.

Boa tarde a todos.

Wandard disse...

"Olha que três piscadelas de olho dá direito a uma viagem sem retorno ao planeta Pandora.Estás tão azul de computações cerebrais que nem se vai notar na paisagem.
Ah, cumprimentos aos patrões. Da próxima que cá apareçam, pode ser que levem com o balde pela cabeça abaixo.
"
Já mudou para o cinema, agora viaja pela realidade virtual em 3D, continue assim.

Patrões?!!!! Se os conhece cumprimente-os diretamente pois não sei quem são estes patrões. São seus? E pode jogar os baldes à vontade neles.:)))))

Quanto ao nome, ou você possui algum problema visual ou é um especialista em criar códigos, codinomes..........

Tem futuro:))

PEDRO disse...

Este Anónimo que anda por aqui tipo pulga é um comunista ferrenho, do pior que pode haver.

Eu sei do que estou a falar.
Conheço este tipo de manobras, comunistas que se fazem passar por capitalistas e vice-versa.

Não liguem a este anónimo Estalinista Maoista Castrista Marxista.
Não tens vergonha?
Gostavas de ser enviado para um Gulag seu garoto?

Jest nas Wielu disse...

É bastante claro (para mim!), que mais cedo ou mais tarde Assad irá cair, só resta saber se conseguirá fugir para Moscovo ou terá o destino do Gaddafi...

Pippo disse...

"Acho que estás a precisar de umas férias à Pippo."

Opa! Alguém referiu o meu augusto nickname? :0)

Continuem com o debate que eu estou seguindo-o com interesse.

Wandard disse...

Pippo,

Aguardo contato por e-mail.

Abraço

Pippo disse...

Wandard, acabei de mandar uma mensagem.

Ab,

Anónimo disse...

Ahahah este Pippo não é português.
Ahahah
Coisas de quem percebe da genuina língua lusitana.
Tentem outra, que essa não pegou nem de empurrão.
Coitado do verdadeiro Pippo. Paz à sua alma.

Pippo disse...

"Coisas de quem percebe da genuina língua lusitana.
Tentem outra, que essa não pegou nem de empurrão.
Coitado do verdadeiro Pippo. Paz à sua alma."

O verdadeiro Pippo morreu no séc. XV, eu sou apenas um continuador e sim, a minha alma está em paz. Porque é que não haveria de estar?

Também fico surpreso por saber que não sou lusitano. Deve ser você por mim...

E já agora, garantidamente EU não pego de empurrão... mas já não meto as mão nos fogo por si, meu caro anónimo! :0)