quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Rússia/Eleições: Putin admite segunda volta

 O primeiro-ministro e candidato à presidência russa, Vladimir Putin, admitiu a possibilidade de uma segunda volta nas presidenciais e prometeu trabalhar com o vencedor, caso seja derrotado.
"Compreendo que é possível uma segunda volta em conformidade com a legislação existente, isso irá depender da vontade dos eleitores", declarou num encontro de jovens advogados que pretendem ser observadores no escrutínio de 04 de março.
Putin afirmou estar convencido da vitória na primeira volta.
"Claro que eu não apresentaria a minha candidatura se não contasse com a vitória. Também compreendo e penso que compreendem que a segunda volta estará inevitavelmente ligada à continuação de uma certa luta e a alguma desestabilização da situação política. Mas não há nada de terrível nisso. Se for necessário, estarei pronto para a segunda volta", explicou.
O dirigente russo apelou aos apoiantes para que não fiquem em casa por considerarem que "Putin ganhará de qualquer forma".
Vladimir Putin declarou que se perder as eleições, vai ficar melindrado.
"Não quero trabalhar, não irei trabalhar se não tiver apoio, não tem sentido. Nesse caso, outras pessoas devem tentar fazer melhor, porque os cidadãos do nosso país entregam os destinos da Rússia noutras mãos, e será preciso apenas ajudar essas pessoas a resolver os problemas que se colocam ao país. Se tal acontecer, não ficarei melindrado com essa escolha", frisou.
"A nossa e a vossa tarefa consiste em descobrir os verdadeiros resultados das eleições, porque só com base na verdadeira vontade do povo é que o poder será capaz de realizar as tarefas e planos que se colocam ao país", acrescentou.
O dirigente russo admitiu a possibilidade de oferecer alguns cargos aos adversários políticos.
"Já disse que convidei para trabalhar pessoas de outros partidos considerados da oposição: Causa da Direita, Iabloko. Eles trabalharam, trabalham e continuaram a trabalhar eficazmente, por isso nada de impossível vejo nisso. Mais, alguns querem enviar os seus representantes para o poder executivo. Não excluo isso", frisou.
Putin considerou que a presença de observadores estrangeiros contribui para o aumento da confiança na Rússia, mas pediu isenção.
O primeiro-ministro russo acusou organizações internacionais de terem sido tendenciosas na avaliação das legislativas de 04 de dezembro e notou que noutros países estrangeiros, nomeadamente nos Estados Unidos, os partidos políticos não podem receber apoio financeiro externo na luta política interna.
As eleições presidenciais na Rússia estão marcadas para 04 de março e a oposição exige a realização de um escrutínio transparente.
Nas eleições, além do primeiro-ministro, Vladimir Putin, participam o dirigente comunista Guennadi Ziuganov, o líder nacionalista Vladimir Jirinovski, o dirigente do Partido Rússia Justa, Serguei Mironov, e o magnata Mikhail Prokhorov.
As últimas sondagens publicadas apontam para a realização de uma segunda volta, entre Putin e Ziuganov.

3 comentários:

Anónimo disse...

Oh Zé em caso de segunda volta aí teremos o mundo livre e o Milhazes a torcerem por Putin. Pela minha parte "voto" no Ziuganov. Como já disse anteriormente Putin é o intervalo para os bolchevistas regressarem ao poder no maior país do Mundo.

Edmundo Dantas

Anónimo disse...

Em 1996 todo o "ocidente" se mobilizou contra a aliança que, encabeçada por Ziuganov, e apenas 5 anos depois do fim ilegal e criminoso da URSS, obteve expressiva votação.

Foi eleito um bêbado, refém de mafias e de plutocratas, magnatas enriquecidos pelos negócios, pela fraude, pelo crime económico e pelo uso generalizado da força contra as pessoas de bem na Rússia.

Caramba, José Milhazes, você deveria conhecê-lo bem! Porque a malta ainda se lembra das recepções no aeroporto, cantando "... depois vem o Á Cunhal e os comunistas que os fodem a todos!".

Europeísta disse...

Olha, entre Putin, Ziuganov e Vladimir Jirinovski é peferível um tiro na cabeça! Realmente não opções nessas eleições! Cada candidato pior que o outro! Mas a candidatura do político do Iabloko foi impugnada. É isso que quer Putin eliminar a verdadeira oposição e colocar candidatos bizarros como o Ziuganov e Jirinovski e então dizer para os russos e ao mundo que ruim com ele, pior sem ele. Os russos devem boicotar essas eleições! Putin é a síntese de Ziuganov com Jirinovski. É um nacional-comunista. Esses 2 candidatos tem muito mais semelhanças com Putin que diferenças, por isso são tolerados. Pq os democatas não? Que futuro o da pobre Rússia: ter que decidir entre o putismo, o comunismo e o nacionalismo.