quarta-feira, março 07, 2012

Liga de Eleitores não reconhece resultados das presidenciais de 04 de março

A Liga dos Eleitores, organização criada por intelectuais russos para observar o escrutínio presidencial, considerou hoje que as eleições de domingo, desacreditam os institutos do poder de Estado e não podem ser consideradas legítimas. 
“Tendo em conta as infrações em grande envergadura, a Liga considera ser impossível reconhecer os resultados das eleições presidenciais de 2012 na Rússia”, lê-se num memorando distribuído aos jornalistas numa conferência de imprensa. 
A organização “lamenta que, no dia 4, foi ofendida a sociedade civil da Rússia, foram desacreditados os institutos da Presidência, do sistema eleitoral e de todo o poder estatal da Rússia em geral”. 
“A Liga dos Eleitores considera que as eleições de 4 de março não foram iguais, porque a discriminação de conhecidos políticos na formação da lista dos candidatos limitou a possibilidade de opção dos cidadãos e facilitou o trabalho do candidato do poder”, sublinha-se no documento. 
Segundo a Liga, “as eleições foram injustas porque os candidatos registados realizaram a campanha eleitoral em condições desiguais, um deles teve claramente vantagem, utilizando nos seus interesses, a despeito da lei, enormes recursos públicos: financeiros, organizativos e propagandísticos”. 
“As eleições não foram limpas porque a contagem de votos e a determinação dos resultados foram acompanhadas de falsificações sistemáticas que deturparam consideravelmente o resultado da vontade dos eleitores”, conclui a Liga. 
Esta organização considera que o primeiro-ministro Vladimir Putin teria conquistado 53 por cento, e não 63,60, como anunciou a Comissão Eleitoral da Rússia. 
O politólogo Dmitri Orechkin, um dos dirigentes da Liga dos Eleitores, frisou, na conferência de imprensa, que Mikhail Prokhorov foi o mais prejudicado.  
Segundo ele, o multimilionário russo teria conquistado 16 por cento dos votos, enquanto que a Comissão Eleitoral lhe atribuiu 7,98 por cento. 
A Comissão Eleitoral da Rússia já reagiu, acusando a Liga de já ter planeado tudo antes do anúncio dos resultados. 
“A Liga dos Eleitores cumpre um objetivo qualquer antecipadamente definido. Ainda antes da apresentação dos resultados, eles já tinham revelado as suas intenções”, acusou Leonid Ivlev, vice-presidente dessa comissão. 
Dmitri Peskov, porta-voz de Vladimir Putin, declarou não ter sentido comentar as conclusões da Liga. 
“Já foram feitas todas as avaliações. A questão está encerrada”, frisou. 
A Liga de Eleitores foi criada por conhecidos intelectuais russos depois das eleições parlamentares de 04 de dezembro, em que a oposição diz ter havido sérias fraudes a favor do Partido Rússia Unida, dirigido por Putin.

Sem comentários: