segunda-feira, março 05, 2012

Observadores da OCSE considera que não foram criadas condições iguais para os candidatos

Os observadores da Organização para a Cooperação e  Segurança na Europa consideraram que não foram garantidas condições iguais para todos os candidatos nas eleições presidenciais na Rússia.

“Embora os candidatos tivessem podido realizar uma campanha sem obstáculos para as eleições presidenciais ontem realizadas na Rússia, as condições foram claramente a favor de um dos candidatos, o actual primeiro-ministro Vladimir Putin”, lê-se num comunicado publicado na capital russa.

Os observadores sublinham “a participação activa dos cidadãos” no escrutínio.

Heidi Taliavini, dirigente da missão de observadores do Bureau para os Institutos Democráticos e Direitos do Homem da OSCE, lançou um apelo à investigação de todas as queixas de fraude durante a campanha eleitoral.

“Nestas eleições, os candidatos não puderam competir em condições iguais. Embora as autoridades tenham feito alguns esforços para aumentar a transparência, mantém-se em toda a parte a desconfiança face ao processo eleitoral em geral. Como primeiro passo, todas as declarações sobre fraudes devem ser cuidadosamente investigadas”, acrescentou.

Tony Picula, coordenador especial das missões de observadores da OSCE e da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, considerou que as eleições foram injustas.

“Segundo a nossa opinião, estas eleições não foram justas, não obstante algumas inovações no sistema eleitoral”, afirmou ele numa conferência de imprensa.

“A votação no dia do escrutínio é avaliado positivamente em toda a parte, mas a situação deteriorou-se durante a contagem dos votos, que foi considerada negativa em quase um terço das mesas de votos onde houve observadores, por violações processuais”, consideram os observadores.

Porém, os observadores dos países da Comunidade dos Estados Independentes, que reúne 11 das 15 antigas repúblicas soviéticas, consideraram as eleições “transparentes e competitivas”.

“Foi evidente uma grande atividade política dos institutos da sociedade civil, de todos os participantes no processo eleitoral, a realização sem obstáculos de comícios e reuniões, a reação operativa dos órgãos do poder na Rússia às suas propostas com vista a aperfeiçoar a lei eleitoral”, lê-se num comunicado publicado na capital russa.

“A votação e contagem de votos nas presidenciais da Rússia decorreram em conformidade com os padrões eleitorais internacionais e com a legislação nacional, bem como com o respeito dos princípios do direito eleitoral universal”, sublinha-se.

A Comissão Eleitoral da Rússia declarou discordar das conclusões dos observadores da OSCE e sublinha que cumpriu todos os compromissos internacionais.
“Estou convencida de que a Rússia cumpriu todos os seus compromissos internacionais ligados ao convite de observadores estrangeiros e aos padrões das eleições”, declarou Tatiana Voronova, membro dessa Comissão.
Respondendo às críticas de Tony Picula, coordenador especial das missões de observadores da OSCE e da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, que considerou que as eleições foram injustas, Voronova frisou que não pode encontrar um compromisso da parte russa que tenha sido violado..

4 comentários:

Orfã de pais assassinados disse...

É tudo um problema de urnas: vai à urna buscar o terço e não te esqueças do escapulário, ou seja, vai buscar o terceiro mandato, que é agora que te duplicas e não morres. Putin style!
A imagem que ficará destas eleições é daquele boy a aviar votos para dentro das urnas que aquilo até parece que é para o Guinness. Orcs, lá diria Tolkien, e Mordor não tem cura, também dizia ele, e confirmo eu.
.....................
À parte disto, uns rapazes do Zenit vieran aqui para a pequena Rússia tomar uns copos, cantar e apanhar o quente ar da noite. Nada de novo, porque os patrões enviam tantas vezes gentalha para fazer barulho nesta rua, em especial bem perto da minha casa, vá lá saber-se porquê, é certamente mais uma prova de amor estas serenatas. A ver se vão curtir a bebedeira depressinha para outro lugar, mas desconfio. Hoje têm de festejar a grande limpa e honesta vitória, não é? Pois...

ricardo disse...

Alguns pontos desse relatório beiram o ridículo, como o que diz que os outros candidatos não tiveram a mesma oportunidade. Oras, todos sabem que isso acontece em todo lugar, que quem possui mais poder economico se mostra mais. Essa é a justiça do dinheiro, que é bem comum no ocidente e a Rússia aprendeu rápido isso.

Felipe Pinheiro disse...

Ricardo, não é porque o poder financeiro é determinante nas eleições ocidentais (o que é fato) que torna o relatório dos críticos russos ridículo. As eleições russas foram injustas não somente porque foram fraudadas a favor de Putin, mas também porque este teve amplo acesso à mídia e usou largamente a máquina estatal, em detrimento dos demais candidatos.

Aqui no Brasil os candidatos da direita tem amplo acesso à mídia. A propaganda pró-capitalista também reina nos noticiários e nos comerciais. O modelo eleitoral ocidental é viciado, totalmente pró-capital. Nossa democracia é uma farsa!

Europeísta disse...

Vamos ser francos, Putin era o único candidato na disputa!