sexta-feira, março 02, 2012

Rússia/Eleições: Escrutínio com resultado previsível


         ***José Milhazes, Agência Lusa***

Moscovo,   mar (Lusa) – Mais de 107 milhões de eleitores irão escolher no próximo domingo o político que irá dirigir os destinos da Rússia nos próximos seis anos. São cinco os candidatos, mas tudo aponta para a vitória de Vladimir Putin à primeira volta.
Segundo os resultados de várias sondagens, Putin deverá vencer à primeira volta com um resultado situado entre 53 e 66 por centos dos votos.
No entanto, o regresso do actual primeiro-ministro ao Kremlin não deverá ser triunfal, como foi em 2000 ou 2004, pois a figura de Vladimir Putin dá sinais de claro desgaste político.
Além da forte onda de contestação da oposição que enfrenta, Putin não deverá conseguir a mesma votação de Dmitri Medvedev (70,28 por cento) em 2008.
Quanto aos restantes candidatos, apenas o magnata Mikhail Prokhorov é novato nestas andanças. O líder ultranacionalista Vladimir Jirinovski participou cinco vezes em presidenciais, o dirigente comunista Guennadi Ziuganov quatro e Serguei Mironov, líder do Partido Rússia Justa, uma vez.
As sondagens dão o segundo lugar a Ziuganov com 10,8-15 por cento; Jirinovski aparece em terceiro com cerca de 8 por cento;  Prokhorov poderá conquistar com cerca de 6 por cento e Mironov com cerca de 4 por cento.
Entre os prováveis vencidos, será importante a votação no multimilionário Prokhorov, visto que ele anunciou a criação de um partido que poderá ser um dos centros de aglutinação da oposição liberal, motor da contestação à política de Vladimir Putin.
Lusa/fim

2 comentários:

Europeísta disse...

O Putin praticamente concorre sozinho, ora, que resultado esperar?

Wandard disse...

Putin presidente pelos próximos seis anos e os planos de expansão dos Estados Unidos e aliados frustrados, simples:)))))