terça-feira, maio 22, 2012

Dança de cadeiras deixa tudo na mesma

Publico abaixo um despacho da Agência France Press sobre as "alterações" de cadeiras nas esferas do poder russo. Dele se pode concluir rapidamente que o novo/velho Presidente Putin quer manter tudo na mesma, controlar tudo a partir do Kremlin. O novo/velho primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, continua a ser mera "peça de decoração" no xadrez político russo.
Deste modo, Putin desvaloriza completamente os protestos da oposição russa, ou melhor, despreza a opinião de uma parte significativa da sociedade russa. 
Quanto à política externa, não esperem mudanças. O ministro dos Negócios Estrangeiros continuará a ser Serguei Lavrov e Putin decidiu que o seu primeiro encontro com um dirigente estrangeiro terá lugar no próximo dia 31 de Maio em Minsk, capital da Bielorrússia. Ou seja, o Kremlin preferiu Alexandre Lukachenko a Barack Obama. 
"O Presidente russo Vladimir Putin nomeou nesta terça-feira uma série de ex-ministros do seu último governo para cargos na administração presidencial, de acordo com um decreto publicado no "site" do Kremlin. 
 Os ex-ministros Igor Levitine (Transportes), Elvira Nabiullina (Desenvolvimento Económico), Andrei Fursenko (Educação), Tatiana Golikova (Saúde), Igor Chtchegolev (Comunicação) e Igor Trutnev (Recursos Naturais) – que não foram reconduzidos num novo governo dirigido por Dmitri Medvedev (o ex-Presidente) – foram agora nomeados para cargos de conselheiros.

O ex-ministro do Interior, Rachid Nurgaliev – cujo mandato ficou manchado por uma série de escândalos ligados a torturas policiais – foi nomeado secretário-adjunto do Conselho de Segurança, indica a AFP.

Serguei Ivanov, antigo vice-primeiro-ministro, foi reconduzido no cargo de chefe da administração presidencial.

Putin anunciou na segunda-feira a composição do novo governo, no qual os seus mais próximos aliados voltam a ganhar honras de destaque – nomeadamente em cargos ligados aos sectores da economia, defesa e diplomacia –, além de haver um punhado de caras novas.

Igor Chuvalov é o responsável pela supervisão do bloco económico-financeiro, Serguei Lavrov foi reconduzido na chefia do ministério dos Negócios Estrangeiros e Anatoli Serdiukov conservou o seu cargo de ministro da Defesa.

O grande ausente da nova equipa é o ex-vice-primeiro-ministro Igor Setchine, um aliado próximo de Putin que durante anos supervisionou o sector energético, que mantém más relações com Medvedev.

Vladimir Putin permanece o homem-forte da Rússia há anos, depois de ter transitado da presidência para a liderança do governo e agora, novamente, para a chefia de Estado. Foi reeleito Presidente em Março.

Por seu lado, Dmitri Medvedev – que Putin ajudou a colocar no Kremlin em 2008 e que renunciou agora a uma recandidatura à presidência em favor de Putin – assumiu no início deste mês o cargo de primeiro-ministro.

Esta troca directa de lugares tem causado uma onda de protestos e de contestações desde Dezembro passado."

3 comentários:

Anónimo disse...

O comentário não explica porque é que o Putin preferiu Lukatchenko em vez de Obama. Acaso tinha convite dos dois? E não teria também de Merkel? Não terá preferido Lukatchenko à Rainha de Inglaterra? Ou a Cavaco Silva? E do Sultão do Brunei, não haveria lá um convitezinho?
FM

Wandard disse...

Sr. Milhazes,


A título de curiosidade, com relação à oposição em quantos milhões oficialmente registrados representam esta "significativa parte de sociedade russa" ?

HAVOC disse...

Os próximos 4 anos vão ser muito excitantes para quem vibra com assuntos geoestratégicos. Putin no comando da Rússia e eu espero que o candidato republicano Mitt Romney vença as eleições americanas e que o próximo substituto de Hu Jintao seja bem comunista!!!!

Eu estou acompanhando tudo, todos os dias, em vários jornais, revistas e canais de tv...

Quero aqui aproveitar para fazer um elogio ao website da RIA NOVOSTI, que é muito bom, porque é um dos poucos jornais que tem uma coluna que fala sobre assuntos militares russos!!! É digno de elogio esta coluna da RIA NOVOSTI... Eu adoro a RIA NOVOSTI!!!

Meu sonho, o sonho da minha vida, nos últimos 6 anos é aprender a lingua russa!!! Esse é um dos sonhos da minha vida!!!! Eu quero dominar a lingua russa!