quinta-feira, junho 28, 2012

Produtos alimentares abrem caminho no mercado russo




 Os produtos alimentares portugueses abrem caminho e impõem-se no mercado russo, sendo cada vez maior o número de empresários interessados em exportar para este promissor mercado.
“Desta vez, a Associação Empresarial de Portugal trouxe a Moscovo e São Petersburgo 12 empresas que exportam vinhos, azeite, azeitonas, conservas de fruta e enchidos”, disse à Lusa Maria Helena Ramos, da direção da AEP. “Trata-se da 4º edição da Portugal Market Week em Moscovo. Nas anteriores participaram 49 empresas e muitas já se impuseram neste mercado”, acrescentou.
A Maçarico, empresa da Praia de Mira que exporta azeitonas, molhos e azeites, está presente no mercado russo há já 15 anos.
“Anualmente, o volume de exportações dos nossos produtos para a Rússia ronda os 400 mil euros, mas pretendemos crescer. No próximo ano, pretendemos atingir um milhão de euros”, declarou à Lusa José Machado, administrador dessa empresa.
Os vinhos portugueses estavam representados por nove empresas, seis das quais estreiam-se neste tipo de eventos.
“Estamos no início das exportações para a Rússia, mas as perspetivas são muito boas. Já estabelecemos contactos com importadores russos e não duvidamos que eles apreciarão os nossos vinhos”, comentou David Ferreira, diretor de vendas da Quinta do Pinto, em Alenquer.
“Já exportamos vinhos para dez mercados e agora tentamos entrar em mais três: Japão, Tailândia e Rússia”, acrescentou.
As Caves Messias também estudam o terreno, mas têm já objetivos definidos.
“Entre 3 a 5 anos pretendemos chegar ao milhão de euros nas exportações de vinhos para a Rússia”, revelou Messias Baptista, diretor de vendas.
As caves do Esporão começaram a exportar vinhos para a Rússia em 2008, mas não estão satisfeitos com os resultados conseguidos.
“Vendemos anualmente cerca de 18 mil garrafas de vinho, mas queremos abrir novos canais de fornecimento, nomeadamente de vinhos de alta qualidade”,  Nicolas Giannone, diretor de vendas da Esporão.
Nos últimos anos tem-se registado um aumento sensível das exportações portuguesas para o mercado russo. Nos primeiros seis meses de 2012, o crescimento foi, segundo dados oficiais, de 67 por cento.

Sem comentários: