quinta-feira, agosto 09, 2012

Operação Danúbio: visão do ocupante



Texto traduzido e enviado pelo leitor Jest:

"Em 1968, na Checoslováquia, a maioria dos soldados soviéticos pela primeira vez na vida viu os hippies. As chefias militares explicavam aos soldados que os jovens checoslovacos de cabelo cumprido são o produto da má influência ocidental e representam a traição dos ideais do socialismo.

por: Volodymyr Viatrovych, historiador

Na sociedade ucraniana da época, a invasão da Checoslováquia e o estrangulamento da democracia no país vizinho suscitou as diversas reações. Os cidadãos mais esclarecidos mostravam o seu descontentamento abertamente ou, mais clandestinamente, divulgavam os panfletos contra a invasão. Alguns representantes da elite intelectual, conotados com o poder apoiaram a invasão publicamente. Os memorandos do KGB sempre sublinhavam que “a larga maioria do povo soviético apoia inequivocamente as ações do CC do PCUS, do Governo soviético e dos outros países amigos, relativos à Checoslováquia”. Na realidade, “a larga maioria do povo soviético” ficou bastante indiferente aos acontecimentos em Praga.

O povo apenas ficou sobressaltado com a mobilização dos homens para o exército. A geração que ainda se lembrava da II G.M., refletia de seguinte maneira: mobilização significa a guerra, guerra significa a necessidade de fazer o stock dos produtos necessários. As filas nas lojas, já tão habituais na URSS aumentaram significativamente, começou o pânico.

A URSS temia a entrada da NATO no conflito, por isso na operação Danúbio participou cerca de meio milhão de militares soviéticos, mas também da Polônia, RDA, Hungria e Bulgária. KGB tinha as razões para duvidar da lealdade total dos mobilizados, por isso monitorava a correspondência que os militares mandavam às suas famílias. Na sua maioria as cartas testemunhavam o medo e a falta de informação sobre os acontecimentos, sentimentos de pânico e insegurança. Mas os “ventos de nacionalismo”, acordados pela Primavera de Praga chegavam ao exército soviético. KGB informava: “Reservistas mostram o descontentamento com o serviço, muitos exigem a desmobilização e abertamente afirmam não ter vontade de lutar pelos outros. Algumas pessoas cantavam as canções nacionalistas. Em resultado, uma parte dos reservistas ucranianos foi desmobilizada, o seu lugar foi preenchido pelos soldados efetivos”.

Mas os temas dominantes eram a disposição angustiante e descontentamento com as condições de vida. Eis o que escreviam os soldados: “Em redor só árvores e nada mais. Quase não vês o sol, vives como na cadeia […] por vezes […] queres pegar a espingarda automática e dar um tiro na testa”. “Vivemos quase como os porcos, – se indignava outro soldado, – tudo está sujo. Basta dizer isso, logo és acusado de ser o traidor da Pátria”. Não apenas os soldados, mas também os oficiais procuravam a descontração na bebida: “Vivemos no campo aberto, mas já é outono, é húmido e frio. […] Se dedicamos à luta contra o frio, sujidade e disenteria”.

A população da Checoslováquia não aceitava os “visitantes” não convidados, “continuamos a receber os insultos (“Ocupantes!”, “Invasores”) e ameaças (“Somem daqui para casa!”) e outros”, escrevia um soldado da Ucrânia.

Os checoslovacos não ofereceram a resistência armada massificada como em Budapeste em 1956. Os dados históricos apontam a morte em confrontos esporádicos de cerca de 100 cidadãos da Checoslováquia e 12 militares soviéticos. No entanto, as perdas soviéticas casuais eram muito maiores – 84 militares morreram em acidentes com armas e equipamentos da guerra (assim o exército soviético classificava os suicídios), dos acidentes e doenças.

O termo “contrarrevolução”ou “contra”, usado pelo serviço psicossocial soviético, pouco a pouco fazia a cabeça dos soldados. “Nos locais mais seguros, – escreve um soldado, –entrincheirou-se a contra. Nas escolas, institutos, professores e docentes ensinam aos alunos e estudantes as inventivas caluniosas contra União Soviética e essa juventude cabeluda acredita prontamente”. Levados pela propaganda sistémica, os jovens soviéticos, outrora desorientados, lentamente se transformavam em ocupantes clássicos, convencidos da importância da sua missão e sentindo o desprezo e ódio pelas populações locais. “Os checos nos chamam de ocupantes, dizem descaradamente na cara: para que vieram, vão embora enquanto são vivos. Pessoalmente falava com vários checos, e sabes, por este tipo de tratamento, pegava a coronha…”, reportava outro. O chauvinismo da grande potência propunha as explicações simples da presença dos soldados tão longe de casa.“Estas canalhas não eram os nossos amigos e não serão tão já. Alguém virou a consciência deles para outro lado…”

Dez anos após a Praga, em 1979, a União Soviética mais uma vez lançou o seu exército para cumprir “o dever internacionalista”, desta vez no longínquo Afeganistão. Lá, diferentemente da Checoslováquia, cada pedaço da terra “amiga” teve que ser tomado em combate. Apenas a derrocada da URSS saciou a vontade de Kremlin de cumprir o “dever internacionalista” no estrangeiro. Em 1989 Moscovo se retirou do Afeganistão, em 1991 retirou as suas bases da Checoslováquia. Assim terminou o imperialismo soviético e acabou o império.

Fonte
http://tsn.ua/analitika/praga-68-viglyad-z-tanka-okupanta.html"

1 comentário:

Pippo disse...

Bela coluna de T-55.