domingo, outubro 07, 2012

Manifestantes da oposição detidos quando tencionavam entregar “prendas” ao Presidente Putin


Mais de dez manifestantes da oposição foram detidos pela polícia quando tentaram aproximar-se do edifício da Administração Presidencial para entregar “prendas” a Vladimir Putin, que hoje comemora o 60º aniversário do nascimento.
“Eu trazia comigo um ancinho para oferecer ao Presidente Putin, mas fui levado para a polícia para um carro celular”, contou à Lusa um dos líderes da oposição, Roman Dobrokhotov, depois de sair da esquadra.
Os manifestantes tentaram realizar a iniciativa anunciada sob a palavra de ordem “Enviemos o velhote para a reforma”, mas a polícia começou a detê-los logo que eles tentaram retirar alguma coisa dos sacos.
“Um homem levava uma corda com sabão. No metro foi detido um jovem que levava um bolo”, escreveu no Twitter Ília Varlamov, que testemunhou as detenções.
“Não sei se lhe ofereceram Viagra, como alguns tinham prometido, mas vi a polícia a deter um manifestante que lhe quis oferecer uma farda da prisão”, acrescentou Dobrokhotov.
Segundo este militante da oposição, ele foi o primeiro a ser posto em liberdade “depois de ter pago uma multa de 200 rublos (5 euros) por ter atravessado a rua num lugar inapropriado”.
Entretanto, numa entrevista informal transmitida pelo canal NTV, o dirigente russo teceu fortes críticas à oposição russa e considerou ter o apoio da esmagadora maioria da população.
“Se alguém pretende ao papel de líder, deve fazer algo para provar do que é capaz. Uma coisa é criticar, mesmo que justamente, mas outra coisa é propor trabalho construtivo”, explicou ele.
“Claro que me mostram sondagens, mas eu não presto atenção a isso. O principal é o sentido interno de que está correto o que eu faço. E o sentimento com que as pessoas reagem a isso. Não só um pequeno grupo de intelectuais por mim respeitados, mas o verdadeiro povo russo”, acrescentou.
Segundo ele, “a esmagadora maioria apoia Putin. E isso dá-me direito a dedicar-me à atividade de Estado que tenho realizado até agora”.
Vladimir Putin apoiou a decisão do tribunal de Moscovo que condenou as três jovens do grupo-punk Pussy Riot a dois anos de prisão por terem entoado uma canção contra ele num templo ortodoxo de Moscovo.
“Fizeram muito bem em detê-las e o tribunal fez bem ao tomar a decisão. Porque não se pode minar as bases da moral, destruir o país. Com que ficaremos então?”, perguntou ele.
O líder russo falou aos jornalistas do seu horário de trabalho e abriu aos jornalistas a porta do seu frigorífico.
Por exemplo, os russos ficaram a saber que o requeijão que Putin come ao pequeno-almoço é fornecido pelo próprio Patriarca Ortodoxo, Kirill I.

2 comentários:

HAVOC disse...

Tem que reprimir esses terroristas!

PortugueseMan disse...

Já tenho falado aqui várias acerca do crescimento da internet na Rússia e saiu na Novosti um gráfico que fala disso mesmo.

http://en.rian.ru/infographics/20121007/176447271.html

É interessante ver o nível de crescimento desde 2000 e é quase certo que este ano passe para 1º lugar no ranking europeu, ultrapassado a Alemanha.