terça-feira, dezembro 18, 2012

Rússia enviou navios de guerra para evacuar cidadãos seus da Síria




 A Armada do Báltico da Marinha de Guerra da Rússia enviou para as costas da Síria vários navios de guerra e de apoio para evacuar os seus cidadãos.
 “Na segunda-feira, partiu para o Mediterrâneo o navio de escolta Iaroslav Mudri, os navios de desembarque Kalilinegrado e Alexandre Chabalin, o barco de abastecimento Lena e um rebocador. Eles navegam rumo às costas da Síria para a possível participação na evacuação de cidadãos russos”, revelou à Interfax uma fonte no porto Baltiski.
Segundo a fonte da agência, “a expedição foi preparada um tanto à pressa, mas foi muito secreta, a informação sobre ela foi revelada nos últimos dias”.
Outra fonte diplomático-militar comunicou à agência russa que, se surgir na Síria uma situação crítica ou ameaça à vida dos russos que vivem nesse país, os russos serão retirados com o emprego de transporte naval e aéreo.
Na véspera, um grupo desconhecido raptou dois cidadãos russos e um italiano, tendo exigido resgate pela sua libertação.
Entretanto, um vice-chefe da diplomacia iraniana veio apresentar um novo plano de paz em Moscovo.

O governo do Irão apresentou hoje na capital russa um plano de seis pontos de regularização do conflito na Síria.
O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Hussein Amir Abdollahiyan, propôs o fim da violência por todas as partes do conflito armado, a organização de um diálogo nacional entre as forças políticas da Síria, a criação de um governo de reconciliação nacional (incluindo a eleição de um novo poder), a prestação de ajuda humanitária, libertação de todos os presos que não cometeram crimes contra o povo sírio, acesso de toda a população aos órgãos de informação.
O diplomata iraniano acrescentou que este plano já recebeu o apoio da Rússia.
“Em relação ao diálogo, já empreendemos algumas ações. Tiveram lugar três semanas de diálogo entre as partes do conflito há três semanas atrás em Terrão, com a participação de amplas camadas”, revelou, numa conferência de imprensa em Moscovo.
“A segunda etapa deste diálogo terá lugar num futuro próximo em Damasco”, frisou ele.
Abdollahiyan disse também que Moscovo e Teerão estão de acordo em que o problema sírio só pode ser resolvido por via pacífica, sublinhando que “alguns grupos terroristas não querem renunciar à violência”.
Segundo ele, os grupos terroristas recebem apoio financeiro e outro do estrangeiro.

1 comentário:

HAVOC disse...

Parabéns pelo BLOG...

É a primeira vez que o leio e gostaria de comentar que é difícil um país enviar uma força-tarefa composta por navios de guerra para resgatar civís. Possivelmente é uma forma de proteger os interesses russos na Síria, que é o único aliado do Kremlim no Oriente Médio.