segunda-feira, março 18, 2013

Chipre: Presidente Putin considera imposto extraordinário sobre contas bancárias “injusto, incompetente e perigoso”


O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, considerou hoje que o pagamento de um imposto extraordinário sobre os depósitos superiores a 100 mil euros, aprovado pelas autoridades cipriotas é uma decisão injusta, incompetente e perigosa.
“Neste contexto, ao avaliar a possível decisão de no Chipre se impor um imposto extraordinário sobre as contas bancárias, Putin disse que semelhante decisão, a ser aprovada, será injusta, incompetente e perigosa”, declarou aos jornalistas Dmitri Peskov, porta-voz do Presidente russo.
Vladimir Putin fez estas declarações numa reunião extraordinária com a sua administração e conselheiros, onde se analisou a situação na zona euro.
As medidas impostas ao Chipre implicam que os aforradores, residentes ou estrangeiros, paguem um imposto extraordinário de 9,9 por cento sobre os depósitos superiores a 100 mil euros, sendo que um imposto de 6,75 por cento vai ser aplicado a todos os depósitos de valor inferior.
As imposições da União Europeia, após as negociações que terminaram sábado de madrugada, proíbem as transferências bancárias para “evitar fugas de capital e impõem a retenção praticamente imediata das quantias correspondentes ao imposto extraordinário".
O ministro das Finanças cipriota, Michalis Sarris, é aguardado esta semana em Moscovo para negociar um novo programa de ajuda financeira da Rússia ao Chipre, o que já levou o vice-presidente da Associação dos Bancos Regionais, Alexandre Khandrúyev, a afirmar que o crédito deve ser condicionado para que os depósitos russos fiquem isentos das tributações impostas por Bruxelas.
Porém, Alexandre Chokhin, presidente da União dos Industriais e Empresários da Rússia, considera que esta medida pode ter efeitos positivos para a economia russa.
“Claro que o Chipre perde muito com isso, nomeadamente a confiança da comunidade investidora. Talvez isso contribua para a “desofforização” da economia russa”, declarou ele, citado pela agência Ria-Novosti.
Segundo a agência Moody’s, os bancos russos que trabalham no Chipre com contas bancárias de empresas russas, bem como com bancos cipriotas, arriscam-se a perder cerca de 40 mil milhões de euros
Chokhin defende que o Chipre fará melhor em sair da zona euro do que “destruir as bases do sistema bancário”.
P.S. Infelizmente, os burocratas em Bruxelas continuam a anunciar medidas antes de pesar as suas consequências. Se foi uma tentativa de resolver o problema do Chipre à custa dos capitais russos, deve-lhes sair o tiro pela culatra. Agora, a UE está a dar marcha atrás, depois de terem feito gravíssimos estragos na sua imagem e no que respeita ao seu futuro. 

8 comentários:

PortugueseMan disse...

Muito perigoso.

Considero esta opção europeia umas das mais graves desde a formação da UE.

Isto é um roubo. E isto não está a acontecer num país qq do terceiro mundo, está a acontecer na Europa.

Interrogo-me quanto dinheiro não irá voar da Europa, com os europeus a pensar quando vai chegar a vez do seu país.

Por este prisma até a Rússia é um sítio melhor para se ter poupanças.

Quem terá sido o iluminado que avançou com uma coisa destas. Isto pode desestabilizar toda a Europa, raios isto pode gerar um conflito na Europa.

Isto é muito grave e vamos a ver no que é que isto vai dar.

Anónimo disse...

http://youtu.be/j9lsc5P9Nkw






aferreira

Anónimo disse...

Mais que tanto interesse tem a Russia no Chipre? Esse Kremlin adora tentar "resatelizar" a Europa Oriental... o resultado taí... Eles continuam a politica agressiva de querer ter influencia no Leste Europeu a qualquer custo... eis o resultado! Bem feito!

Anónimo disse...

Não confundam alhos com bugalhos! O setor bancário em Chipre é cerca de 7-8 vezes maior do que o tamanho da economia real do país. Não é o caso de Portugal, Espanha e outros europeus continentais em crise. Chipre é um paraíso fiscal, não é o caso de Portugal, Espanha, etc. Chipre é um bordel para o dinheiro sujo da Rússia. A partir de meados dos anos 90 e até recentemente, Chipre liderava o ranking dos países que mais investem na economia russa. É dinheiro sujo que ia passear no Mediterrâneo e voltava para a Rússia. Não é mais o líder, mas continua a lavar dinheiro sujo da Rússia. O que a Europa está fazendo é jogando xadrez com os russos. Já sinalizou que não vai assumir sozinha os custos de resgatar o país do default e, indiretamente, salvar os russos do prejuízo. Confiscar dinheiro das contas dos mais ricos de chipre significa penalizar preferencialmente os russos, que são os maiores investidores da lavanderia chipriota. Não salvar os chipriotas significa largar o sistema bancário chipriota à sorte, com risco real de falência de bancos e prejuízo total para correntistas russos. Ou seja, a Europa sabe que Rússia é a parte interessada na solução, e quer que a Rússia seja parte da solução. Os russos entenderam o recado! Alguns comentaristas aqui ainda não entenderam.
O sul da Europa não vai afundar por causa de Chipre, não exagerem. Pode sim afundar por seus próprios problemas, que já são o bastante para tal.

Anónimo disse...

Ai! que lá vai o Putin ter de pagar uma comissão bancária. OOOPPPSSS!!!

PortugueseMan disse...

Confiscar dinheiro das contas dos mais ricos de chipre significa penalizar preferencialmente os russos

Ninguém falou em confiscar as contas dos mais ricos, aliás os grandes de certeza que foram antecipadamente e já se piraram.

TODAS as contas levam com esta regra.

E se abriram o precedente, é coisa que pode acontecer em qualquer lugar.

Não confundir alhos com bugalhos

PortugueseMan disse...

Esta situação do Chipre pode ter desenvolvimentos interessantes, porque a coisa pode ir muito além dos depósitos bancários.

A meu ver numa perspectiva russa, temos que ter em atenção alguns pormenores adicionais:

Russian Navy Will Send Permanent Fleet To Mediterranean

Russia says it plans to send a permanent fleet of warships into the Mediterranean Sea for the first time in two decades.

The commander in chief of the Russian Navy, Admiral Viktor Chirkov, said on March 17 that five to six ships from the Black Sea fleet would be permanently assigned to the Mediterranean to protect Russian interests in the region...


http://www.rferl.org/content/russia-navy-fleet-mediterranean/24930973.html

Adicionando isto temos a crise na Síria, um país que está a ser completamente destruido, onde o mais certo será a Rússia perder um importantíssimo aliado nesta zona.

Chipre já pediu ajuda monetária à Rússia e está a pedir de novo. Dada a situação em que a Europa colocou Chipre, possivelmente as notícias que dão o interesse da Gazprom em resolver os problemas da ilha em troca de exploração energética não são suficientes.

A Rússia pode oferecer a resolução do problema cipriota em troca de uma base estratégica no Mediterrâneo.

Chipre pode significar para a Rússia uma base permanente no Mediterraneo e a Europa empurrou a ilha para uma coisa destas.

A Rússia tem o dinheiro e a vontade.

Chipre tem bastante poder negocial com a Europa, porque muitos alarmes devem estar a tocar com esta possibilidade. Talvez por isso tenha surgido esta notícia:

Merkel diz que o Chipre deve negociar só com a 'troika'

A chanceler alemã, Angela Merkel, insistiu hoje com o presidente cipriota, Nikos Anastasiades, que o plano de resgate deve ser negociado apenas com a 'troika', segundo uma porta-voz da chanceler...


http://www.dnoticias.pt/actualidade/economia/376171-merkel-diz-que-o-chipre-deve-negociar-so-com-a-troika

A Europa não deu um tiro no pé, deu vários.

Anónimo disse...

-Será(ia), imposto ou confisco?
-Talvez, confisco seja o mais correcto .

-Quando os ideólogos do capitalismo neoliberal , defende o confisco .../... algo vai mal no reino da dinamarca.

aferreira