sexta-feira, agosto 02, 2013

Vladimir Putin manifesta "estranheza" com decisão de tribunal em caso Navalny

 
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, manifestou hoje estranheza pela sentença de prisão atribuída a um conhecido opositor seu, Alexei Navalny, comentando que o tribunal responsável tem dois pesos e duas medidas.
"Parece-me estranho que um dos acusados nesse processo, que colaborou com a investigação, foi condenado a quatro anos e meio de prisão condicional, enquanto a pessoa de que falou [Navalny], apanhou cinco anos de prisão efetiva", afirmou Putin, respondendo a uma pergunta de um jovem apoiante seu num acampamento realizado a norte de Moscovo.
Porém, frisou que o tribunal é que deve "determinar o que aconteceu e o resto".
Alexei Navalny, advogado que se tornou conhecido por revelar casos de corrupção nas altas esferas do poder, foi, no mês passado, condenado a cinco anos de prisão por "fraude" e "desvio de fundos" de uma empresa.
Candidato a presidente da Câmara de Moscovo nas eleições de 8 de setembro, arrisca-se a não poder participar no escrutínio se as instâncias jurídicas superiores não reverem a pena.
Putin explicou que os combatentes contra o mal devem ser pessoas impecáveis.
"Pode-se começar a luta contra problemas agudos, por exemplo a corrupção, e chamar assim atenção. Considero que qualquer pessoa que pretende lutar contra o mal deve ser impecável", precisou.
A oposição ao Kremlin considera que o processo judicial teve "matiz político" e visou neutralizar um dos mais fortes opositores a Putin.
"Todos devem aprender a agir no quadro da lei e não apenas gritar "apanha que é ladrão", devem propor uma plataforma e, ao mesmo tempo, serem corretos, não serem agressivos", comentou o dirigente russo.
Vladimir Putin declarou que, por enquanto, não tenciona pôr fim à carreira política, mas, se esse momento chegar, irá dedicar-se à atividade social.
"Espero que ela ainda não termine", disse ele, respondendo a uma pergunta sobre o que irá fazer depois de terminar a carreira política.
"Atividade estatal e social são coisas um tanto ou quanto diferentes. Eu parto do princípio de que irei continuar a realizar atividade social", acrescentou numa reunião com jovens seus apoiantes, num acampamento realizado a norte de Moscovo.
O dirigente russo revelou também aquilo de que não gosta na Rússia atual.
"Há muitos problemas, cuja solução não me agrada. O primeiro e principal problema é o combate à corrupção, que corrói a nossa sociedade e o sistema estatal", explicou.
"E claro que nós nunca ficamos nem ficaremos satisfeitos com a qualidade do trabalho do nosso aparelho de Estado e com o sistema político", acrescentou, frisando que é precisar lutar juntos e propor decisões eficazes para a solução dos problemas. 
P.S. Gostaria de chamar a atenção para o facto de Putin nunca pronunciar o nome de Alexei Navalny, não obstante se referir várias vezes a ele. Parece que na Rússia nem todos têm o direito ao tratamento pelo nome.

Sem comentários: