sábado, dezembro 14, 2013

Mas, afinal, quanto vale a "noiva ucraniana"?


A situação na Ucrânia continua a ser extremamente confusa e ambas as partes procuram uma solução para o conflito de forma a saírem ambas triunfantes, o que torna praticamente impossível o diálogo. Entretanto forças pró-UE e forças que defendem a aproximação do país à Rússia preparam novas manifestações em Kiev.
Não há dia em que o Presidente Ianukovitch não se contradiz sobre a assinatura do Acordo de Associação com a União Europeia. Na sexta-feira, prometeu repreender e até despedir os funcionários ucranianos que participaram na elaboração do dito Acordo, acusando-os praticamente de “traição”, pois, segundo ele, no documento há pontos que são autênticos atentados contra os interesses nacionais ucranianos.
Bem, eu compreendo que o Presidente não possa ler todos os documentos, mas acho estranho que nem ele, nem nenhum dos funcionários próximos só tenham dado conta disso agora. Como mostram os acontecimentos, o citado Acordo constitui um dos documentos mais importantes da história moderna da Ucrânia.
(Suponho que os russos tenham tido acesso ao texto do Acordo e “chamado a atenção” de Kiev para a “gravidade da situação”).
Essa revelação da possível demissão de funcionários foi feita por Ianukovich numa mesa redonda com a oposição, onde também prometeu libertar todos os opositores que se encontravam detidos por terem participado nos confrontos com a polícia e por terem derrubado a estátua de Lénine.
Foi anunciado também que a Ucrânia recomeçou conversações com a União Europeia a fim de encontrarem forma de realizar o Acordo de Associação de forma “mais gradual” e “suave” e, claro, que Bruxelas estava disposta a entrar com 20 mil milhões de euros.
A oposição não ficou satisfeita e continua a exigir demissão do Presidente e primeiro-ministro, bem como a realização de eleições presidenciais e parlamentares antecipadas.
Numa situação em que Ianukovitch não é homem de palavra e muda de opinião sempre que necessário para se manter no poder, a União Europeia parece que está a pagar o que for necessário para que um país com dirigentes desse calibre se aproxime dela. E como queijo grátis só há nas ratoeiras, é de desconfiar de tanto esforço.
Na situação e que a UE se encontra, a Ucrânia apenas pode tornar-se num mercado para os produtos europeus, mas receio que o destino dela será aquele que estão a ter países como Roménia, Bulgária, Grécia, Portugal, etc.
Sejamos honestos, claro que a UE gostaria de ver Ianukovitch pela costas e a atual oposição pró-europeia no poder, por isso vai sustentando a oposição enquanto que dialoga com Ianukovitch para que a situação não acabe em pancadaria.
As “peregrinações” de dirigentes da União Europeia e de países membros a Kiev já são tantas e feitas de forma tão descarada, que até o moderado Leonid Kravtchuk, primeiro Presidente da Ucrânia, veio manifestar o seu descontentamento de forma dura:
O Estado que se respeita a si próprio não convida os estrangeiros para que eles resolvam os seus problemas. O estrangeiro, aqui, só pode ser observador. Não deve participar na solução dos nossos problemas nenhum russo, nem americano, nem inglês, isso é a humilhação de cada pessoa”, considerou ele.
Por vezes, fica-se com a sensação de que a Ucrânia não é um Estado independente, mas um amontoado de tribos pré-históricas que precisam de missionários para entrar no caminho da verdade.
A Rússia, por enquanto, acompanha à distância este tipo de “compra da tão desejada noiva” por parte da UE, mas com muita atenção e uma irritação crescente.
Fico muito triste porque os nossos parceiros ocidentais parecem ter perdido a noção da realidade. Imaginem se eu fosse à Alemanha no momento da formação de um partido de eurocépticos que, em poucos meses, ganharam grande popularidade com as palavras de ordem “Basta de dar de comer à Europa” e “a Alemanha deve distanciar-se da Europa”?” - perguntou hoje o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, num entrevista ao canal Rússia-24.
Entretanto, o dirigente ucraniano, que parece ter uma boa escola de malabarismo, tenta jogar nas contradições entre a Rússia e a União Europeia para receber dinheiro e continuar a engordar os oligarcas que o apoiam.
E só mais umas palavras para reflexão. Segundo foi noticiado, e não foi desmentido por ninguém, Ianukovitch teria recebido de Pequim a garantia de que a China não utilizará bombas atómicas contra a Ucrânia e virá em sua ajuda se forem agredida com esse tipo de armas por terceiros. Mas quem serão estes terceiros?

Cuidado que Ianukovitch é batoteiro e teve ter aprendido muito no tempo que passou atrás das grandes por crimes muito feios.

15 comentários:

Pippo disse...

Na mouche, JM!

Como diz (e como já eu tinha dito,...), a Ucrânia predestina-se a ser um mercado para os produtos EU-ropeus, pagando o preço com a sua cada vez mais reduzida soberania, a sua cada vez mais incipiente indústria (que tanto quano sei, só se aguenta, nos sectores-chave, devido ao dinheiro russo), etc.
Em compensação, aaah, em compensação a Ucrânia passará a ser "europeia" e sobretudo muito democrática, sem o controlo do poder por parte das oligarquias. Como cá, por exemplo!

Relativamente às escandalosas ingerências EU-ropeias no processo "democrático" ucraniano, tentando promover novos "Hamid Karzais" com cheirinho a zastolye, talvez esteja na altura da Rússia, principal afectada pela questão, começar a procurar personagens e partidos anti-federalistas europeus, enviando altos dignitários para as suas manifestações e recebendo-os no Kremlin como se de chefes de Estado de tratassem.
É que há gente que só percebe a linguagem da reciprocidade...

PS - Poderia ainda falar da questão dos investimentos, mas cheira-me que o PM é capaz de escrever algo mais (e melhor) do que eu :)

PortugueseMan disse...

...E só mais umas palavras para reflexão. Segundo foi noticiado, e não foi desmentido por ninguém, Ianukovitch teria recebido de Pequim a garantia de que a China não utilizará bombas atómicas contra a Ucrânia e virá em sua ajuda se forem agredida com esse tipo de armas por terceiros. Mas quem serão estes terceiros?...

Meu caro,

Não sei qual a fonte dessa notícia, mas isso vale tanto como anunciarem que a China defenderá a Ucrânia numa invasão extra-terrestre.

É uma não notícia, é lixo atirado para o ar.

PortugueseMan disse...

Para reflectir:

Assad win may be Syria's 'best option'

Washington (AFP) - The sectarian bloodbath in Syria is such a threat to regional security that a victory for Bashar al-Assad's regime could be the best outcome to hope for, a former CIA chief said...


news.yahoo.com/assad-win-may-syria-39-39-best-option-024457293.html

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro PM, não faça declarações precipitadas, pois eu não costumo atirar bombas informativas. A notícia foi dada pelo NYT e pela imprensa chinesa.

MSantos disse...

Admiro o excelente trabalho que as agências secretas norte-americanas fizeram neste país assim como outros como os bálticos, a polónia etc, durante o final dos anos 80, anos 90 e continuam a fazer.

Com uma notável mobilização de recursos que envolvem empresas, ONGs etc, estão a estilhaçar o mundo eslavo.

Digo-o sinceramente e sem quaisquer juízos de valor.

Cumpts
Manuel Santos

MIKRC disse...

Isso e ridiculo a china ajudando a ucrania a ta e se a russia jogar bombas atomicas na ucrania oque a china vai faze vai fica queta ou quer morrer

MIKRC disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pippo disse...

Não percebo essa das armas nucleares. Alguém pensa usar esses engenhos onde quer que seja? Neste momento, acho que já nem o Irão ou a Coreia do Norte, quanto mais Estados responsáveis.

Além disso, porque raio é que a China iria utilizar "bombas atómicas" contra a Ucrânia??? Só se fosse a "bomba atómica" (metafórica) de não investir no país...

Há aí qualquer coisa que não joga.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro Pippo, há neste mundo tanta coisa que não joga bem!

Anónimo disse...

Contaminados por seus leitores bajuladores de Putin, o Hitler moderno, o Sr. já aderiu a bajulação oficial ao poder do Kremlin. Já te esqueceste das acusações vis que essas comunas te fizeram no caso Pide? Agora que te tornaste articulista do Pravda jornal pró-Putin tua opinião a revolução européia em Kyiv se torna hostil.

PortugueseMan disse...

Caro PM, não faça declarações precipitadas, pois eu não costumo atirar bombas informativas. A notícia foi dada pelo NYT e pela imprensa chinesa.

Caro JM,

Se foi dito, então seria interessante em que contexto essa parte foi arrancada para provocar sensacionalismo.

Volto a afirmar, que isso tem tanto valor como dizerem que vão defender a Ucrânia de uma invasão extra-terrestre, ou seja não faz sentido absolutamente nenhum.

MSantos disse...

Uma invasão de zombies. Os zombies é que estão na moda.

Os extraterrestres já deram o que tinham a dar.

Cumpts
Manuel Santos

Pippo disse...

O comentador Daniel Oliveira escreveu hoje sobre esta questão no Expresso:
http://expresso.sapo.pt/antes-pelo-contrario=s25282

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Caro Pippo, não posso deixar de dar toda a razã ao Daniel Oliveira.

MIKRC disse...

Certo anonimo me prove que a russia é o nazismo do seculo 21 claro é a Russia que fica financiando terroristas para o seu bel prazer economico e a Russia que fica cercando o maior pais do mundo na estratégia cordao sanitario para derrotar economicamente e o maior pais é obrigado a se defender senão a "Russia"destroi o estado no estilo de decomposição soviética é este pais "Russia" que fica entrando en guerras e depois deixa o pais arruinado e em miséria claro e esse pais a "Russia" porfavor me faca rir seu ret ha ve se aceita o coment dessa vez