sábado, janeiro 18, 2014

Será de esperar algum resultado da conferência internacional sobre a Síria?

Pelos vistos, a Conferência Internacional sobre a Síria 2 irá iniciar os seus trabalhos no próximo dia 22 de janeiro. A Rússia e os Estados Unidos já não podem deixar adiar mais a data, pois arriscam-se a mostrar a sua impotência em reunir pelo menos algumas das partes do conflito sírio.
Porém, não é preciso ser bruxo para afirmar que essa conferência pouco ou nada irá resolver e a guerra civil continuará na Síria.
Moscovo conseguiu cumprir a sua parte do programa, ou seja, fazer com que o Presidente Assad aceitasse enviar representantes seus a essa reunião, isto apenas depois de frisar que não aceitava ultimatos, como, por exemplo, o da sua demissão.
Os Estados Unidos, pelo seu lado, estão a ter muitas dificuldades em fazer com que a oposição, ou melhor, oposições. A Coligação Nacional Síria, que reúne a oposição no exterior do país, já anunciou que irá participar na reunião, mas o Comité de Coordenação Nacional, que junta a oposição interna, pediu o adiamento da data de realização da conferência.
Mas, mesmo que a Rússia e os Estados Unidos consigam sentar todas as forças citadas à mesma mesa de conversações, não é de esperar grandes resultados.
Além disso, é preciso decidir o que fazer com os grupos terroristas que combatem tanto contra as forças armadas do regime de Bashar Assad, como as oposições internas e externas reunidas em redor das organizações acima citadas.
Um bom resultado da conferência poderia ser considerado o início do diálogo entre as oposições e o regime de Damasco com vista a neutralizar a atividade terrorista. Depois, talvez seja possível falar de um acordo entre as oposições e as atuais autoridades sírias com vista à transição para um regime sem Bashir Assad.

Mas parece-me que a conferência, se se realizar, deverá terminar sem resultados.

2 comentários:

PortugueseMan disse...

Será de esperar algum resultado da conferência internacional sobre a Síria?

Não acredito. Com tantas facções a matarem-se umas às outras, parece-me impossível que as partes consigam sequer arranjar representantes para aparecer na conferência.

...Um bom resultado da conferência poderia ser considerado o início do diálogo entre as oposições e o regime de Damasco com vista a neutralizar a atividade terrorista...

Tal como as coisas estão no país, a minha ideia de como sair desta embrulhada ainda fica reforçada.

Só Assad tem poder suficiente para parar com isto e ser reconhecido como líder.

A rebelião conta Assad falhou, e tirar do país todos os tarados que para lá foram lutar vai demorar anos.

Os mais moderados, vão perceber que falhou a deposição de Assad e entre Assad e o caos, mais vale estar com Assad.

E tal como as coisas andam, muitos vão a passar a lutar do lado de Assad, não por este, mas pelo o futuro do país e das suas famílias.

Anónimo disse...


Força Assad.

Acaba com eles e depressa.


Aproveita agora que os grunhos telecomandados pelo império Américo-Sionista estão entrar em desespero e já se combatem uns aos outros.

Assad é um bom líder.
Muito melhor que muitos tiranos democráticos que ai largam propaganda nojenta e falsa.

Se 70% do povo sírio o opia é ele que tem a legitimidade de governar e não os tiranos do dinheiro e da banca internacional.

Nem a escumalha esquerdista nem a escumalha da direitinha dos mercados tem de opinar sobre o que se passa num pais soberano e com muitos anos de história.

Calou.