quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Forças Armadas ucranianas vão entrar em acção?


Pelos vistos, as Forças Armadas da Ucrânia vão envolver-se no conflito entre o Presidente Victor Ianukovitch e a oposição, a pretexto de participarem numa operação de combate ao terrorismo.
Vários factores contribuem para solidificar essa suposição. Num comunicado publicado hoje, quarta-feira, o Ministério da Defesa afirma que, segundo a lei, as tropas “têm o direito têm direito a empregar armas e meios especiais, de deter e entregar aos órgãos do Interior pessoas que cometeram os cometem violações da lei ou de outras acções”.
Os militares consideram-se também no direito de identificar cidadãos e revistar bagagens e automóveis.
O principal objetivo desta operação antiterrorista é travar o extremismo e actos ilegais de grupos ilegais que ameaçam a vida de milhões de ucranianos, garantir a defesa dos civis, não permitir a guerra civil na Ucrânia”, lê-se no comunicado.
A isto podemos juntar as declarações de Alexandre Iakimenko, chefe dos serviços secretos ucranianos que anunciou o “início de uma operação antiterrorista no teritório da Ucrânia”. Para Iakimenko e outros dirigentes ucranianos, como por exemplo, os ministros do Interior e da Defesa, os terroristas são os manifestantes concentrados no centro de Kiev e adeptos da oposição que ocuparam edifícios públicos noutras cidades ucranianas.
Hoje foi também anunciado que Victor Ianukovitch substituiu o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia.
Antes, o ministro da Defesa da Ucrânia ordenou a deslocação de paraquedistas do Leste do país, onde é maior o apoio a Ianukovitch, para Kiev a fim de “guardarem os rsenais militares”.
Claro que isto pode ser visto como uma forma de Ianukovitch pressionar a oposição a abandonar o centro de Kiev e a aceitar as suas condições de diálogo, tanto mais que o Presidente da Ucrânia deu ordens a políticos próximos, incluindo à ministra da Justiça e ao chefe da sua Administração para acelerarem o processo de “diálogo com vista a encontrar uma saída política para a crise”. Porém, mesmo que as conversações com a oposição se realizem, elas deverão fracassar devido à disparidade de posições. E, então, será um bom motivo para empregar as forças armadas, restando saber se essa decisão não irá desestabilizar ainda mais a situação.
Para a oposição também não é bom sinal a visita a Kiev, marcada para quinta-feira, de Dmitri Rogozin, vice-primeiro-ministro russo, dirigente do complexo militar-industrial, político nacionalista que não esconde as suas pretensões territoriais, nomeadamente face à Crimeia, e é conhecido pela sua retórica anti-ocidental.

13 comentários:

Pippo disse...

Ora bem nós temos:
1 - A morte de vários polícias nos confrontos com os manifestantes "pacíficos";
2 - Uma oposição cada vez mas violenta e claramente manipulada (ou cooperante) com o exterior;
3 - A ingerência e participação activa nos protestos de políticos da UE e dos EUA, actuação essa que, diga-se de passagem, parece estar acima de qualquer crítica, ao contrário da mais singela frase de qualquer responsável russo, que é prontamente atacada como se fosse a voz do Anti-Cristo;
4 - A pressão americano-internacional para que Ianukovitch resolva a situação (ainda que a pressão seja para que ele ceda em toda a linha, é claro!)
5 - A noticiada ocupação de arsenais militares no Oeste do país...

Perante isto, é suposto as Forças Armadas fazerem o quê? Bater palmas?

Anónimo disse...

Chamar a esta cowboyada orquestrada pelos EUA/UE e armada até aos dentes de "manifestantes pacíficos" é um atentado á inteligência de qualquer pessoa minimamente informada e que não se limite a ver a informação "oficial" que passa nas televisões amestradas ao serviço do establishment.

Até dia 23 vai durar uma espécie de armistício, depois do dia 23 com o fim dos jogos em Sochi tudo vai mudar.

As forças armadas Ucranianas vão entrar em acção, e diga-se de passagem, há mais que razões para isso, estamos perante actos de desordem generalizada e de desafio ao poder estabelecido e democraticamente instituído que já ultrapassam todos os limites, inclusive para os padrões europeus.

As forças Ucranianas não estarão sozinhas como é óbvio, o SVR já está no terreno há muito tempo e possivelmente haverá forças do GRU em "serviço" na Ucrânia depois de dia 23. Oficias do GRU já lá estão, tal como da OMON a coadjuvar a Berkut.

Isto só se arrastou desta forma porque estão decorrer em paralelo o jogos de Sochi e os Russos ainda não se podem focar a 100% nesta questão.

Até tenho pena destes "manifestantes" com tiques nazistas da praça da liberdade de Kiev.

Se não se põem finos vão ter o mesmo destino das divisões de infantaria alemã da WWII.

O ideal é que as manifestações parem e se entendam todos, caso contrário penso que a coisa vai ficar muito feia para os Ucranianos Ocidentais.

Europeísta disse...

Refutando Pippo...

"1 - A morte de vários polícias nos confrontos com os manifestantes "pacíficos";"

Mentira! Morreram mais manifestantes que policiais. Basta comparar os números. E ainda os manifestantes é que são os violentos. Não falta vídeos na internet de manifestantes do Maindan sendo torturados, presos arbitrariamente e assassinatos a queima roupa. Acontece que vc nao quer ver isso.

"2 - Uma oposição cada vez mas violenta e claramente manipulada (ou cooperante) com o exterior;"

Outra falácia! A UE e o Obama estão claramente acovardados. A França vende armas pra Rússia e a Alemanha tem empresas investindo na Rússia e não confrontar o Kremlin. Já Obama é um covarde por natureza e só se preocupa com o Médio Oriente.

"3 - A ingerência e participação activa nos protestos de políticos da UE e dos EUA, actuação essa que, diga-se de passagem, parece estar acima de qualquer crítica, ao contrário da mais singela frase de qualquer responsável russo, que é prontamente atacada como se fosse a voz do Anti-Cristo;"

Provas! Onde estão? A única ingerência que vemos claramente é da Rússia na Ucrânia. Estao querendo anexar o país. Quer mais prova de ingerência externa que esta?

"4 - A pressão americano-internacional para que Ianukovitch resolva a situação (ainda que a pressão seja para que ele ceda em toda a linha, é claro!)"

Pressão? Que pressão? A UE e os EUA estão de braços cruzados, até agora não ousaram fazer nada! Me indique uma açao de pressao? Já a Rússia faz pressão com o preço do gás, com guerra comercial, com o uso de políticos locais pró-russos... A Rússia faz todo o tipo de pressão. É um jogo sujo.

"5 - A noticiada ocupação de arsenais militares no Oeste do país..."

Outra calúnia barata! Fontes por favor!

"Perante isto, é suposto as Forças Armadas fazerem o quê? Bater palmas?"

Vc quer mesmo ver sangue ucraniano rolar... mais do que esse governo já matou? Mais, se vc se sente satisfeito com isso, vai ter seu pedido realizado pois a Rússia já planeja a invasão da ucrânia para logo em seguida o término dos jogos de Sochi. Mais uma vez veremos a tirania Rússia massacrar os ucranianos e assustar o Ocidente.

Europeísta disse...

Ao anonimo da 00:20 o que tu queres dizer é: ou me obedece ou te mato! Canalha!

Europeísta disse...

Milhazes, cabe agora o bom senso na moderação do blog, há pessoas aqui apoiando abertamente o genocídio!

Tuga disse...

O europeísta anda com tiques de ditatoriais.

É do género: "Não partilhas da minha opinião, não tens direito a opinião."

Isto não é nada democrático meu caro europeista, como não possui argumentação válida, vira-se para a lei da rolha.

Anónimo disse...

Tuga,

todos veem aqui q muitos estão a conclamar a Rússia para que invada, mata e destrua. Tu consideras isso válido? Isso não é opinião. Isso é apelo ao genocídio!

Pippo disse...

Europeísta,

Jovem,

Das pessoas, já não espero que argumentem com inteligência pois já reparei que isso é pedir demais, mas exijo sempre alguma literacia, informação e, pelo menos, uma certa dose de formação cívica. No teu caso, infelizmente, nem isso posso esperar.

Apesar de tudo, irei perder algum tempo contigo a refutar a tua "refutação":

"1 - A morte de vários polícias nos confrontos com os manifestantes "pacíficos";"

"Mentira! Morreram mais manifestantes que policiais."

Jovem, eu não disse que morreram mais polícias do que manifestantes. O que eu disse é que morreram polícias, e bastantes, uns a tiro, outros queimados, e tu sabes disso perfeitamente.
Duvidas? Basta veres os vídeos na internet de manifestantes a atirar bombas incendiárias contra polícias e ver estes a arder.

"2 - Uma oposição cada vez mas violenta e claramente manipulada (ou cooperante) com o exterior;"

"Outra falácia! A UE e o Obama estão claramente acovardados. A França vende armas pra Rússia e a Alemanha tem empresas investindo na Rússia e não confrontar o Kremlin."

Jovem, mais uma vez:
a) internet, vídeos, etc.
b) não têm sido os políticos russos quem tem aparecido ao lado de uma das facções em conflito... nem têm sido os políticos russos a propôr e implementar sanções contra apenas uma das facções.

"3 - A ingerência e participação activa nos protestos de políticos da UE e dos EUA, (...)"

"Provas! Onde estão?"

"Eize-as", jovem: http://www.businessinsider.com/john-mccain-meets-oleh-tyahnybok-in-ukraine-2013-12

http://en.interfax.com.ua/news/general/191376.html

http://www.spiegel.de/international/europe/eu-grooms-boxer-vitali-klitschko-to-lead-ukraine-opposition-a-938079.html

Queres mais, ou isto chega?

"4 - A pressão americano-internacional para que Ianukovitch resolva a situação (ainda que a pressão seja para que ele ceda em toda a linha, é claro!)"

"Pressão? Que pressão? A UE e os EUA estão de braços cruzados, até agora não ousaram fazer nada! Me indique uma açao de pressao?"

http://www.nytimes.com/2014/02/21/world/europe/Ukraine-Crisis-Diplomacy.html?hpw&rref=world&_r=0

http://www.reuters.com/article/2014/01/30/us-ukraine-usa-sanctions-idUSBREA0T04O20140130

Note-se que as sanções são APENAS contra os membros do governo e presidência, não contra os membros da oposição, igualmente, ou melhor, ainda mais responsáveis pela violência.


"5 - A noticiada ocupação de arsenais militares no Oeste do país..."

"Outra calúnia barata! Fontes por favor!"

Mais uma informação para o jovem:
http://www.breakingnews.com/item/2014/02/19/30-soldiers-reportedly-injured-after-ukrainian-pro/

http://www.pravda.com.ua/news/2014/02/19/7014627/
O que vale é que parece (parece) que as armas terão ficado no respectivo arsenal.

Quanto ao sangue ucraniano a correr, eu já percebi muito bem quem é que quer o quê aqui. Tu queres que a Ucrânia siga o caminho que tu decidiste para ela, independentemente da vontade popular (parece que no Leste e Sul da Ucrânia não tem havido trolha. Porque será?). E já percebemos todos que, para ti, se a facção dos "maus" for exterminada a tiro, "nema problem".

Ficamos esclarecidos.

Tuga disse...

Boa malha Pippo, este Europeísta acha que é o dono da razão, e quem não concordar com ele tem que ser silenciado.

A atitude dos EUA e Europa é cínica e vergonhosa, armaram a tenda e chegaram fogo ao palheiro, acicataram ódios antigos e isto é muito perigoso!

Agora pedem calma e que o Ianukovitch abandone o poder!

Pelos vistos para estes tipos o jogo democrático só tem validade quando os que ganham fazem o jogo deles, caso contrário, arma-se um golpe de estado, e convoca-se eleições novamente para colocar no poder uma marionete a preceito!

Europeísta disse...

Pippo é assim, quando não se concorda com ele desqualifica os adversários. Assim como ele acusa os nacionalistas ucranianos de serem fascistas usando uma série de links de notícias. O que tem valor de prova são fontes primárias. Eu posso tb selecionar um monte de links de noticias favoráveis ao meu ponto de vista e postá-los aqui.

Anónimo disse...

"Até tenho pena destes "manifestantes" com tiques nazistas da praça da liberdade de Kiev." Tiques nazis então são partidários de Molotov e da máquina comunista que criou e acarinhou o nazismo.

Anónimo disse...

"Até tenho pena destes "manifestantes" com tiques nazistas da praça da liberdade de Kiev." Tiques nazis então são partidários de Molotov e da máquina comunista que criou e acarinhou o nazismo.

Pippo disse...

Europeísta,

1 - não é você quem vem dar aqui lições de moral;

2 - foi você quem veio aqui dizer que quem não partilha das suas opiniões professa o genocídio e deve ser escorraçado;

3 - chamou-me de mentiroso e inventor com todas as letras;

4 - quer provas "primárias"? Quais? Quer que eu vá ao local fazer uma reportagem? Não seja imbecil! As fontes que eu lhe dei são provenientes de JORNAIS e ÓRGÃOS NOTICIOSOS que, até prova em contrário, têm credibilidade (Interfax, Spiegel, NY Times, Reuters, ...). Não são "fontes primárias" de blogs e de páginas de "artistas da bola" politicamente conotados, como o fazem certos personagens tropicais que por aqui pululam.

5 - Se não estás contente, arranja tu fontes PRIMÁRIAS para substanciar as tuas fantasias: vai a Lvov, passa por Kiev, vai a Dnipropetrovsk e acaba o périplo em Sevastopol.

Faz a reportagem e depois dá-nos as tuas fontes primárias na primeira pessoa, tá?

Até lá, deixa-te de tretas e vê se cresces.