segunda-feira, março 03, 2014

Merkel volta a repetir o erro de Sarkozy e Durão Barroso?


Nota: Não, não há engano no mapa, é só para recordar 

A chanceler alemã, Angela Merkel, conversou ontem por telefone com o Presidente russo, Vladimir Putin, sobre a situação na Crimeia e, segundo a parte alemã, Putin teria aceitado “a formação de uma missão internacional para o estabelecimento dos factos e para o início do diálogo político com vista à regularização da crise na Ucrânia”.
Alguns analistas apressaram-se a apresentar isto como uma cedência de Putin e uma vitória de Merkel, mas eu não iria tão longe, pois a história poderá repetir-se. Em Agosto de 2008, depois de tropas russas terem invadido a Geórgia, Nicolas Sarkozy, então Presidente da França, e o nosso conterrâneo Durão Barroso, foram a correr para Moscovo com vista a chegar a um acordo sobre o cessar de fogo na Geórgia.
Então, o Presidente francês também conseguiu uma “importante vitória” ao anunciar a substituição das forças de manutenção de paz russa por forças da OSCE, mas o Kremlin veio imediatamente emendar:

“A Rússia não chegou a acordo sobre a substituição das forças de manutenção da paz russa por forças da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, mas apenas manifestou estar pronta para interacção”.

E, mais tarde, precisou: “A Parte russa apoia a instalação de um número significativo de observadores da OSCE na zona de segurança... para organizar a monitorização das acções da parte georgiana, que continua a empreender acções provocatórias violando os princípios do acordo de Moscovo”.
Neste momento, tropas russas (sim, porque já não há dúvida de que se trata de militares russos, e não de forças de autodefesa da população russófona) ocuparam praticamente todos os pontos estratégicos na Península da Crimeia, informa o correspondente da Rádio Svoboda na região.
Por isso, quando chegarem os observadores da OSCE e de outras organizações internacionais, eles deverão ser convidados pela parte russa para organizar a monitorização das acções da parte ucraniana que continua a empreender acções provocatórias violando os princípios do acordo.
Até agora, tudo tem corrido às mil maravilhas para Vladimir Putin, pois as suas tropas, que foram enviadas para a Crimeia para proteger a população russófona não se sabe de quem, pois até aí nada acontecera aos russófonos dessa região, ocuparam a península sem derramar uma gota de sangue. Agora, resta realizar o referendo na ponta das baionetas para se “legitimar” a separação da Crimeia.

Se a história se repetir, a Rússia não vai anexar a península, pois anexar é um termo feio, faz lembrar a palavra anchluss”, mas pode muito bem apoiar a proclamação da independência da Crimeia, que passará a juntar-se à colecção de “estados independentes” como são a Ossétia do Sul e a Abkházia.

36 comentários:

PortugueseMan disse...

O facto da Merkel e Putin estarem a falar é excelente. Significa que a Europa e a Rússia estão a tentar resolver esta embrulhada.

Mais, isto é um reconhecimento que a Rússia está a fazer o que quer e PODE (tem poder) fazê-lo.

A Ucrânia vai mudar e Putin está a dizer o que quer.

Não é por acaso que temos várias declarações da NATO, o que para mim mostra que os russos muito possilvemente descobriram que a NATO iriam entrar de rompante na Ucrânia, talvez por alguma actuação deste governo democratamente eleito...

Felizmente que a situação está a correr bem, militares russos e ucranianos estão bem cientes do que pode vir a acontecer e existe bastante contenção parte a parte. Isto é o mais importante e o mais difícil de manter, pois não se sabe quem terá interesse em estragar estas negociações.

Um aparte:

Para a ideia transmitida em regra geral pelos media de uma Rússia que possui um exército maltrapilho, com tudo velho e a cair de podre, as imagens dos soldados russos e do seu comportamento profissional, deve ser deveras chocante.

A Rússia está definitivamente a mudar, quer queiramos, quer não.

PortugueseMan disse...

E começa a dança...

Ukraine Crisis: Gazprom Eyes Gas Price Hike Over Lack of Ukrainian Payments

Russia's state-run energy giant Gazprom says it is mulling over whether to increase gas prices after the first quarter of this year because of a lack of payments from Ukraine...


...Ukraine imports three-fourths of its oil and natural gas usage and all of its nuclear fuel, mainly from Russia
...

http://www.ibtimes.co.uk/ukraine-crisis-gazprom-eyes-gas-price-hike-over-lack-ukrainian-payments-1438640

Como é que responsáveis de um país, SABENDO da sua dependência da Rússia, vão fazer amizades com uma estrutura militar hostil à Rússia?

É preciso ser corrupto, é preciso ser curto de vistas e agora uma vez mais e como sempre, o povo é que se lixa.

Onde está o dinheiro para pagar o gás? os ordenados? as reformas?

O problema são os militares russos??? longe disso...

Pippo disse...

JM,
Você sabe, como eu sei e todos sabemos, que o actual "governo" ucraniano, depois de ter de imediato actuado contra os russos e russófonos da Ucrânia, iria convidar a NATO a instalar-se no país.
Voce também sabe, como todos sabemos, que para este "governo", os acordos são meros pedaços de papel, tal como o eram para o Adolfo que eles tanto devem admirar.
Você também sabe, e nós sabemos, que para a NATO, os acordos e o Direito Internacional também não passam de pedaços de papel.
Mas estes são os "bons", e os russos, pelos vistos, é que são os "maus"...

A Rússia fez o que tinha de fazer para assegurar a sua geoestratégia e o controlo sobre a sua população a qual, como ambos sabemos, iria começar a sofrer com as medidas deste novo governo, que é neo-nazi e russófobo (ou será que o JM ainda tem dúvidas quanto a isso?).

O que a Rússia fez foi o que os outros - todos os outros! - fazem: a política de facto consumado. Se tivesse ficado à espera da comunidade americano-internacional, quando tivesse de agir já seria tarde. A Rússia adiantou-se, "ganhou a prioridade", agora tirem-na de lá se conseguirem!

Referendo na ponta das baionetas? Não nos faça rir! A maioria da população (e se calhar nem me refiro apenas aos russos) olha com agrado esta intervenção.

http://www.publico.pt/mundo/noticia/na-crimeia-fazse-a-festa-a-espera-da-guerra-de-putin-1626841

"“Agora temos razões para ter esperança”, disse Vladimir Grigorechenko, 56 anos, comerciante. “Não acho que vá haver uma invasão. Mas o Presidente Putin já foi muito claro. Disse que vai proteger a população da Crimeia. Era isso que todos esperávamos ouvir. Ele só vai agir se houver uma provocação”."

"Várias notícias não confirmadas dão conta de que muitas unidades militares ucranianas na península já se colocaram ao lado dos russos, no que parece ser uma guerra silenciosa e anónima que tornaria a eventual entrada final das forças russas num passeio sem violência por um território já conquistado e pacificado."

Onde é que estão as baionetas? Onde é que estão as caras fechadas?

Será que ambos assistimos ao mesmo acontecimento?

Wandard disse...

Senhores a Rússia já ocupou a Criméia praticamente sem disparar um tiro, e a chegada de tropas continua, pode haver alguma resistência de alguns radicais, já que lá se encontram alguns integrantes do SVOBODA, é certo que elementos da inteligência estrangeira devem estar ou já terem sido imobilizados e alguns podem ter fugido nas primeiras horas, as comunicações estão sendo monitoradas e embaralhadas através dos sistemas de contra medidas militares dos russos. Os planos iniciais da OTAN foram frustrados e é o que deve ter deixado muitos europeus se roendo, principalmente a Inglaterra. Quem ainda não enxergou o jogo, a Rússia não vai recuar e a Crimeia não voltará para Ucrânia, podem acompanhar este é o fato.

Anónimo disse...

A perda Crimeia é irreversível, o "doação" de Krushev foi anulada de facto, exactamente 60 anos depois, 1954-2014

O de jure (de facto) pouco conta, aliás o direito internacional foi enterrado há muito e não foi pelos Russos, foi por quem invadiu o Iraque e a Jugoslávia à revelia da ONU.

O mapa da Ucrânia como o conhecíamos até agora vai ser apenas e só uma peça de histografia, vai para o museu.

A Ucrânia foi formada pelos Russos e resultou de anexações de territórios "doados" pelos Russos, desde os Czares aos Sovietes, vejamos este mapa.

http://img1.liveinternet.ru/images/attach/c/10/110/527/110527649_large_3296663__eMm6gZsYn0.jpg

Putin está-se bem a marimbar para a Merkel, sabe bem que ela é uma mera correia de transmissão a cumprir ordens dos americanos.

E na minha opinião Putin não vai ficar por aqui, há movimentações militares na Costa Sul da Ucrânia na zona de Mykolaiv, e isso é um indicio que a coisa não vai ficar por aqui!

Na minha opinião a Rússia e Putin jogaram uma cartada de mestre ao ocupar a Crimeia, ocupação no fundo pacifica, feita por tropas muitíssimo bem equipadas, um exercito de meter respeito, altamente profissionalizado e disciplinado.

Agora Putin vai-se focar em desmantelar as Forças Armadas Ucranianas, a Marinha já está, e era expectável este desfecho, para além do mais era considerada o ramo mais vulnerável devido á presença naval russa na Crimeia, a seguir não me admira que haja sabotagens em massa na Força Aérea para neutralizar os poucos Mig-29 Su-27 que ainda restam operacionais, com isto a Força Aérea fica fora de combate também.

A inteligência Russa vai tratar de passar para o lado Russo as unidades militares Ucranianas a Leste do Dnieper, e na zona militar sul na região de Odessa, muitos dos comandantes são da escola soviética, e sabem bem quais são as intenções dos que assaltaram o poder em Kiev, e nunca se vão por contra os Russos.

Não vão ser os Puppet's de Kiev, o "Presidente" com ar de pastor protestante e o Primeiro-Ministro com aquele ar de flor de estufa que vão dizer a Putin o que ele deve ou não fazer.

http://www.youtube.com/watch?v=tRTDHQWt-WM

O novo mapa da Ucrânia vai ser mais coisa menos coisa, isto.

http://alternatiwa.org.ru/_malorussia/map01.gif

Quem cá estiver, verá.

Astromac disse...

Caro Pippo,

Perdoe-me a frontalidade, mas você é tão ingénuo que mete dó. Então acha que o Putin invadiu a Crimeia para proteger a população russa? O Putin está-se completamente a marimbar para a população "russa" da Crimeia, assim tal como para a população da Abecásia, Ossétia do Sul e Transdnistria (para não falar é claro, do desprezo pelos seus próprios compatriotas na Rússia). Esta situação tem tudo a ver com estabelecer controlo do Mar Negro e demonstrar o poder no seu quintal. O que preocupa o Putin é que os russos na Rússia comecem a apanhar a mensagem e decidam fazer uma versão caseira da revolução Maidan. Se os Ucranianos se conseguiram livrar de Ianukovich, também a situação poderá mudar em Moscovo, e estas coisas são muito imprevisíveis.

Putin invadiu a Crimeia pelo seu valor estratégico e para mostrar força perante os russos. De facto, esta invasão teve tanto de hostil como de desesperada. A última jogada possível para evitar um volte face de Putin, e enfraquecer a sua posição perante as outras repúblicas da Rússia. Apesar dos júbilos do comentadores aqui, é ainda muito incerto o que vai acontecer com a Crimeia e com a Ucrânia. Até pode muito bem ripostar e sair mal à Rússia.

A maioria da população da Crimeia olha com agrado este acto? Em que se baseia? Esteve na Crimeia, falou com a população local? Eu não. E portanto tenho cuidado a interpretar o que sai nos media. Os "russos" da Crimeia não passam de 60% da população, e mesmo junto desses há vários relatos de pessoas que ficam do lado da Ucrânia. Pense bem, esta situação é boa apenas para o ditadorzeco russo. A Rússia tal como a Ucrânia nada têm a ganhar, muito menos os habitantes da Crimeia. Pensa que eles estão contentes por virem a ser uma nova Transdnistria? A razão porque não foi derramada uma gota é porque os povos ucraniano e russo são irmãos -- há demasiados laços culturais e familiares, e os soldados de ambos os lados fazem parte essencialmente da mesma família. Ninguém quer combater o outro.

Os factos até agora são que uma potência estrangeira invadiu militarmente um país vizinho e lá instalou um governo fantoche. Os amantes de Putin denunciam o inaceitável envolvimento da UE e EUA em Kiev, mas regozijam-se quando os russos invadem militarmente um outro país. Dois pesos e duas medidas.

Para os que acham que a Crimeia nunca devia ser parte da Ucrânia, então se calhar o melhor é mesmo devolve-la aos turcos, dos quais a Rússia "roubou" a Crimeia e fez um genocídio do seu povo nativo. Pergunte aos tártaros da Crimeia hoje e dia se realmente querem outra vez os russos a mandar lá.

Noé Rocha disse...

@Astromac

E já agora, perguntava-se também aos tartatos quantos russos e ucranianos traficaram para o imperio otomano, será que também conta como genocidio ? Ou o facto de os tatars ou grande parte deles se terem vendido aos nazis e lutarem contra os russos na WWII ?? talvez a palavra que procura seja : reckoning.

Anónimo disse...

Depois da Marinha começou o desmantelamento da Força Aérea Ucraniana.

A 204ª Brigada Táctica de Aviação, sedeada em Belbek na Crimeia e equipada com Mig-29 desertou e passou para o lado Russo.

http://theaviationist.com/2014/02/28/belbek-airport-unknown-troops/

Andaram a gozar com os Russos, desrespeitaram a Rússia e não o deviam fazer.

Anónimo disse...

No leste a coisa está a descambar de forma perigosa.

Depois da tomada do edifício do governo da administração regional em Kharkov, agora os pro-russos fizeram o mesmo em Donetsk.

No meio disto tudo apareceu este vídeo de manifestantes pro-Russos a ser ameaçados por homens armados, parecem milícias paramilitares financiadas pelos oligarcas corruptos ligados a Kiev, mercenários.

http://www.youtube.com/watch?v=liOKVPDQsmI

http://www.youtube.com/watch?v=liOKVPDQsmI

Manifestantes pacíficos, a serem ameaçados pro homens fortemente armados.

Os paladinos da democracia á moda dos EUA insurgiram-se porque forças anti-terrorristas intervirem em Kiev para dispersar manifestantes armados, aqui vemos forças militares armadas pelos vistos para-militares, não é policia, a dispersar, intimidar manifestantes pacíficos em Donetsk.

Isto vai dar molho a sério.

Fernando Negro disse...

«Neste momento, tropas russas (sim, porque já não há dúvida de que se trata de militares russos, e não de forças de autodefesa da população russófona) ocuparam praticamente todos os pontos estratégicos na Península da Crimeia, informa o correspondente da Rádio Svoboda na região.»

Compreendo, então, agora, que a minha "asneira", nos comentários a uma colocação anterior, deverá ter sido pensar que estas tropas não são russas...

Que estas forças de autodefesa são militares profissionais, não tenho qualquer dúvida. (Pelo seu equipamento, pelo à vontade com que lidam com o mesmo e pelo seu modo de operação, ao terem logo tomado os pontos mais estratégicos da península.)

Mas, quanto a pertencerem às forças armadas russas, alguém aqui tem provas irrefutáveis disto?

(As declarações do governo russo desmentem isto. E, o nome da rádio que serve de fonte, "Svoboda", não me inspira confiança...)

VERITAS disse...

Falamos amiúde dos Tártaros, e muitos qurem fazer deles o "elo mais fraco", aqueles coitados que sofreram ``as mãos de Staline (e é verdade que sofreram, mas todos os povos da Rússia sofreram às mãos desse carniceiro). Contudo os Tártaros não são os inocentes que se quer crer. Na verdade até à conquista da península da Crimeia os Tártaros mantinham um intenso comércio de escravos com o Império Otomano, tendo capturado e "exportado" (só entre os anos 1500-1700) cerca de dois milhões de escravos, homens, mulheres e crianças capturados nos seus raides na Rússia e na Ucrânia Em 1769 teve lugar o último grande raide tártaro na Rússia/Ucrânia, durante a guerra russo-turca, e onde foram capturados 20.000 escravos. Como vemos a História não guarda inocentes. Mas esperamos todos que nunca, mas nunca, a discórdia e a guerra desperte entre Russos e Tártaros, e que a partir de 30 Março 2014 todos os povos da Crimeia, Russos, Ucranianos e Tártaros, Cristãos e Muçulmanos, possam "saborear" em paz a sua recém aduyirida independência.

Pippo disse...

O Público, mais uma vez, a enganar a malta.
Então não é que agora os sacanas dos chineses apoiam a Rússia? Bandidos, pá!

http://www.publico.pt/mundo/noticia/russia-e-china-de-acordo-sobre-situacao-na-ucrania-1626876

A China faz parte de que organizações? De uma data delas, não é?

Tem poder de veto no CS da ONU, não tem?

-----------------------------------
Astromac,

Não não sou ingénuo, bem pelo contrário, acho que até vejo isto bem melhor do que muitos.

Os tártaros poderão até hostilizar os russos, mas sabem bem que são uma minoria num território que já não é deles. Foi deles, quando o roubaram ao Rus de Kiev, mas já não é deles. Portanto, se quiserem combater os russos, saberão que as coisas não serão como na Chechénia. Não há fronteiras permeáveis, há milícias rusass, as coisas serão diferentes.

Anónimo disse...

Os verdadeiros invasores, todos conhecem. Mas, lendo JM, pode ficar-se com ideia de que o que move os EUA, a NATO e Companhia, são os direitos humanos dos Iraquianos, dos Líbios, dos Sírios ... é a Democracia. Por isso que é democrata impor ao povo da Ucrânia os abortos reminescentes do NAZISMO. Será que o nazismo é contagioso ? até onde ? Estão os nazis interessados em proporcionar boa saúde e bom nível de vida aos Ucranianos? Porquê ?

Anónimo disse...

Estes são os verdadeiros jogos olímpicos de Putin, foi tudo preparado ao milímetro, e a toda-poderosa NSA nada sabia? Vão contar essa a outro!
A agitação em Kiev foi paga por russos e americanos, mas o Putin tinha o plano B: se não conseguisse instaurar um regime repressivo como o que tem na Rússia, que não conseguiu, então voltava ao esquema da guerra de 2008, porque sabe que a resposta do mundo será a mesma, porque nada mudou: só batem nos fracos e nos que não têm armas nucleares, e depois o grande chefe de todas as mafias é o Putin, no que todos têm negócios negros com ele e lhe obedecem, portanto, que solução resta? Matem a besta, ou ajoelhem-se.

Anónimo disse...

Confirma-se a noticia da base de Belbek, e pelos vistos estavam lá cerca de 40 Mig-29 que estão sob o controle do exercito Russo.

A informação até já consta do wikipédia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Ukrainian_Air_Force

Sobram cerca de 20 Mig-29 na zona Oeste e os Su-27 em Poltava.

Putin vai desmantelar as Forças Armadas Ucranianas step by step, ocupou a Crimeia sem dar um tiro.

Europeísta disse...

Isso é mais um blefe do Putin. As forças russas na Criméia já deram um ultimato ao quartel os estão o exército ucraniano da Criméia. Eles tem até às 5 horas de Terça para abandonarem a Criméia. O conflito é iminente.

Europeísta disse...

"
O novo mapa da Ucrânia vai ser mais coisa menos coisa, isto.

http://alternatiwa.org.ru/_malorussia/map01.gif

Quem cá estiver, verá."

Meu caro, este mapa pode até ser reconhecido na Rússia. Mas o Ocidente nunca o reconhecerá! Se a tal Malorussia realmente vier a acontecer será como a abkházia e a Ossétia do Sul, será reconhecida só pela Rússia.

Europeísta disse...

Nessas horas vejo que é lamentável a Ucrânia ter se livrado do seu arsenal nuclear. Ela poderia agroa te-lo usado como dissuasão contra a intervenção russa.

Pippo disse...

"Meu caro, este mapa pode até ser reconhecido na Rússia. Mas o Ocidente nunca o reconhecerá!"

So what? É uma situação de facto consumado. É como no Kosovo: há países que não o reconhecem, mas ele lá está e os sérvios, de lá expulsos com a complacência, perdão, cumplicidade, da NATO, já lá não mandam.

Pippo disse...

Talvez devessem todos ler este artigo. Encomendo-o especialmente aqueles que gostam muito de apontar o dedo à Rússia.

http://www.theguardian.com/commentisfree/2014/mar/03/ukraine-theres-no-way-out-unless-the-west-understands-its-past-mistakes

Anónimo disse...

Europeísta, acho que o melhor para si é desligar a internet uns dias, caso contrário ainda apanha um colapso qualquer.

Veja o que diz Josh Cohen, oficial aposentado do US State Departement, no Moscow Times.

Depois da Crimeia, reremos a mesma receita em Kharkov e Donetsk, onde os edifício da administração regional já estão sob a bandeira russa, e os governantes foram resgatados pro mercenários armados a té aos dentes.

http://www.themoscowtimes.com/opinion/article/next-putin-will-seize-donetsk-and-kharkiv/495463.html

Anónimo disse...

Europeísta, acho que o melhor para si é desligar a internet uns dias, caso contrário ainda apanha um colapso qualquer.

Veja o que diz Josh Cohen, oficial aposentado do US State Departement, no Moscow Times.

Depois da Crimeia, reremos a mesma receita em Kharkov e Donetsk, onde os edifício da administração regional já estão sob a bandeira russa, e os governantes foram resgatados pro mercenários armados a té aos dentes.

http://www.themoscowtimes.com/opinion/article/next-putin-will-seize-donetsk-and-kharkiv/495463.html

Anónimo disse...

Para quem ainda tem duvidas que a Crimeia já não é Ucrânia, o Medvedev assinou hoje mesmo um contrato de 3 biliões de dólares para a construção da ponte do estreito de Kerch.

Isto é para os que ainda não estão convencidos que a Crimeia não volta não controle Ucraniano e passou a ser território administrado pela Rússia.

http://www.themoscowtimes.com/news/article/crimean-residents-expect-drastic-change/495541.html

http://voiceofrussia.com/news/2014_03_03/Straigt-of-Kerch-bridge-is-to-be-build-regardless-op-political-situation-decree-signed-Medvedev-5720/

Semisovereign People at Large disse...

sim o estreito de kerch com uma ponte e seguro anti-sísmico

bolas esta maltosa é biruta mesmo né

é da idade

Europeísta disse...

"So what? É uma situação de facto consumado. É como no Kosovo: há países que não o reconhecem, mas ele lá está e os sérvios, de lá expulsos com a complacência, perdão, cumplicidade, da NATO, já lá não mandam."

- Eles terão que ter passaporte russo se quiserem viajar, pois o passaporte deles não terá valor algum;

- Não poderão fazer parte da ONU, viverão em completo isolamento, se relacionando praticamente apenas com a Rússia;

- Não terão direito a créditos internacionais. Não serão membros do Banco Mundial e do FMI, se quiserem dinheiro, e precisarão e muito, só poderão contar com Moscou mesmo;

- Não poderão participar de competições esportivas, a não ser que compitam pela Rússia. Mas o futebol deles tá liquidado, adeus ao Shaktar Donetsk, a Liga Européia não vai reconhecer o time e nem a cidade como nao sendo ucraniana;

- Não poderão praticar comércio com outras nações. Não serão jamais aceitos na OMC. Ora, uma país que precisar importar para além da Rússia, sem isso, a industria deles quebra, nao sobreviverá sem maquinário ocidental;

- Sem o reconhecimento do Ocidente não receberão investimentos externos, investimentos esses, que a Rússia, sozinha, nao é capaz de suprir completamente;

Quem reconhecerá a "Malorússia"? Além da Rússia, eu só vejo o Cazaquistão, a Bielorússia, a Venezuela, talvez a Bolívia, ou o Equador, ou alguma ilhota no Pacífico que o Kremlin comprar para obter o reconhecimento. Como se vê a impossibilidade dessa Malorussia existir é certa. Ela é inviável!

Europeísta disse...

Putin mentiu! Aí está a prova! É invasão!

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/russia-da-ultimato-para-forcas-ucranianas-na-crimeia/

Anónimo disse...

Guerra de desinformaçao contra a Ucrania:

http://ucrania-mozambique.blogspot.com.br/2014/03/guerra-de-desinformacao-contra-ucrania.html

Canal de TV russo alega que 140 mil pessoas deixaram a Ucrânia em direçao a Rússia, mas de fato, mostra foto do posto fronteiriço entre a Ucrânia e a Polônia.

PortugueseMan disse...

http://www.theguardian.com/commentisfree/2014/mar/03/ukraine-theres-no-way-out-unless-the-west-understands-its-past-mistakes

Bom artigo Pippo.

E aquela chamada acerca da China também é muito pertinente.

Bem perigoso o que está a crescer para aqueles lados.

A Ucrânia comparado com o que está para acontecer por ali...

MSantos disse...

Realmente sempre que há molho, este blogue ganha grande animação, José Milhazes...

:)

Cumpts
Manuel Santos

Europeísta disse...

CRONOLOGIA DO BELICISMO RUSSO: UM POVO VORAZ, DOMINADOR E IMPERIALISTA

Período

Histórico
1471 - 1496

- Guerra contra Novhorod-Siversky
1499

- Marcha para Ural.
1500 - 1503

- Guerra contra Lituânia.
1512

- Guerra contra Polônia
1550

- Guerra contra o Khan de Kazan
1550

- Segunda guerra contra Kazan
1556

- Guerra contra Astrakhan
1557

- Guerra contra Criméia
1558 - 1563

- Guerra contra Linflandia (?)
1579

- Guerra contra Polônia
1581

- Marcha para Sibéria
1590 - 1595

- Guerra contra Suécia
1598

- Guerra contra Khan da Sibéria - Kutchma
1600

- Marcha ao rio Ob na Sibéria
1608 - 1618

- Guerra contra Polônia
1610 - 1617

- Guerra contra Suécia
1632 - 1634

- Guerra contra Polônia
1637

- Guerra contra Azov
1643 - 1652

- Guerra contra China
1654 - 1667

- Guerra contra Polônia, início da ocupação da Ucrânia
1656 - 1661

- Guerra contra Suécia
1668 - 1669

- Guerra contra Pérsia - Iran
1671

- Marcha para Astrakhan
1676 - 1681

- Guerra contra Turquia, Criméia, Moldava (Moldávia)
1687

- Guerra contra Criméia
1689

- Marcha para Criméia
1695

- Marcha para Azov
1695 - 1697

- Marcha para Kamtchatka
1700 - 1721

- Guerra contra Suécia, início do extermínio do Hetmanato.
1711

- Guerra contra Turquia
1722 - 1724

- Guerra contra Pérsia - Iran
1733 - 1739

- Guerra contra Polônia
1735 - 1739

- Guerra contra Turquia, Criméia, Moldava
1741

- Guerra contra Polônia
1741 - 1743

- Guerra contra Suécia
1756 - 1762

- Guerra contra Alemanha
1764

- Catarina II liquida o país dos Hetmane
1768 - 1774

- Guerra contra Turquia e Moldava
1787 - 1792

- Guerra contra Turquia e Moldava. Ocupação da Criméia
1788 - 1790

- Guerra contra Suécia
1792

- Guerra contra Polônia
1794

- Guerra contra Polônia
1769

- Guerra contra Pérsia - Iran
1799

- Guerra contra a França
1800

- Guerra contra a Inglaterra
1804 - 1807

- Guerra contra França
1805 - 1812

- Guerra contra Turquia e Moldava
1806

- Marcha para Sakhalin
1808 - 1809

- Guerra contra Suécia
1812 - 1814

- Guerra contra Suécia
1812 - 1814

- Guerra contra França
1813

- Guerra contra Geórgia
1820

- Marcha para Cazaquistão
1826 - 1828

- Guerra contra Pérsia - Iran
1828 - 1829

- Guerra contra Turquia, Moldava, Valakhia
1833

- Marcha contra Constantinopla
1839

- Marcha para Khiva (?)
1843 - 1859

- Guerra contra Chechênia, Daguistão, Tcherkacia
1847

- Marcha para Cazaquistão
1850

- Marcha para KoshKurgan
1853

- Marcha para Ak-Metsheth (?)
1853 - 1856

- Guerra contra Turquia, França e Inglaterra , na Criméia
1850 - 1856

- Marcha para Kokand
1865

- Ocupação de Tashkend
1866 - 1868

- Marcha para Bukhar
1868

- Ocupação de Samarkand
1873 - 1875

- Marcha para Khiva
1877 - 1878

- Guerra contra Turquia
1880 - 1881

- Marcha para Turkmenistan
1884 - 1885

- Marcha para Afeganistão
1901

- Ocupação da Manchúria
1904 - 1905

- Guerra contra Japão
1914 - 1917

- Guerra contra Alemanha, Austro - Hungria, Bulgária e Turquia
1917

- Guerra contra a Finlândia
1918

- Guerra contra a Ucrânia
1918

- Marcha para Lituânia, Letônia e Estônia
1919

- Marcha para Bielorrússia
1919 - 1921

- Guerra contra Ucrânia
1920 - 1921

- Ocupação da Geórgia, Birmânia e Azerbaijão
1939

- Guerra contra Polônia
1939 - 1940

- Guerra contra Finlândia
1939

- Ocupação das terras ocidentais ucranianas
1940

- Ocupação da Bessarábia e sul da Bucovina
1941 - 1945

- Guerra contra Alemanha
1941

- Ocupação militar da Pérsia - Iran
1944

- Ocupação da República de Tubinsk
1945

- Marcha para Japão
1956

- Marcha para Hungria
1968

- Marcha para Tchecoslováquia
1979 - 1990

- Guerra em Afeganistão
1992

- Guerra em Moldava
1991 - 1994

- Guerra em Ossétia do Sul e Abhkazia, contra Geórgia
1992 - 1996

- Guerra em Tadgiguistão
1994 - 2000

- Guerra em Chechênia
2008

- Guerra contra Geórgia
???

QUEM SERÁ O PRÓXIMO ??? A UKRAINA ?

JMAST disse...


A falir outros não há como a Alemanha
por FERREIRA FERNANDES - Jornal DN

As guerras têm a vantagem de ensinar--nos geografia. Mas seria preferível continuarmos sem saber onde fica a Crimeia e que a sua cidade de Sebastopol, apesar de ucraniana, é o único porto russo que não está gelado em nenhuma época do ano. Nesse porto há uma base da Armada russa. Fiquemos com esse primeiro facto: a Rússia e a Ucrânia têm muito passado comum. O suficiente para uma cidade ucraniana ter um porto que é o único que abre o Mediterrâneo à Rússia. Decorre do passado comum outro facto: aquela Ucrânia que nos têm apresentado como unanimemente ocidental não é homogénea. Nas fronteiras ocidentais ela é culturalmente ucraniana, nas orientais e na Crimeia, russa. Qual foi a parte de "não há bons, de um lado, e maus, do outro" que não perceberam? Ah, perceberam tudo, então expliquem à Alemanha que era melhor não ter acirrado uma das partes da Ucrânia contra a outra... Mas chega de más notícias, vou dar uma boa: não vai haver guerra. Sabem porquê? Porque nas guerras é necessário dois lados. E neste caso só um é certo: a Rússia não vai perder uma parte essencial de si. O outro lado, a União Europeia que acirrou, vai espernear com palavras mas não vai espingardar, por que não tem com quê. Então, a União Europeia vai ficar com um Estado falido nos braços. Como antigamente, a Alemanha perde mais uma guerra. Como recentemente, mostra que é boa a empobrecer os outros. Mas, valha a verdade, continua a saber vender Audis.

JMAST disse...


A falir outros não há como a Alemanha
por FERREIRA FERNANDES - Jornal DN

As guerras têm a vantagem de ensinar--nos geografia. Mas seria preferível continuarmos sem saber onde fica a Crimeia e que a sua cidade de Sebastopol, apesar de ucraniana, é o único porto russo que não está gelado em nenhuma época do ano. Nesse porto há uma base da Armada russa. Fiquemos com esse primeiro facto: a Rússia e a Ucrânia têm muito passado comum. O suficiente para uma cidade ucraniana ter um porto que é o único que abre o Mediterrâneo à Rússia. Decorre do passado comum outro facto: aquela Ucrânia que nos têm apresentado como unanimemente ocidental não é homogénea. Nas fronteiras ocidentais ela é culturalmente ucraniana, nas orientais e na Crimeia, russa. Qual foi a parte de "não há bons, de um lado, e maus, do outro" que não perceberam? Ah, perceberam tudo, então expliquem à Alemanha que era melhor não ter acirrado uma das partes da Ucrânia contra a outra... Mas chega de más notícias, vou dar uma boa: não vai haver guerra. Sabem porquê? Porque nas guerras é necessário dois lados. E neste caso só um é certo: a Rússia não vai perder uma parte essencial de si. O outro lado, a União Europeia que acirrou, vai espernear com palavras mas não vai espingardar, por que não tem com quê. Então, a União Europeia vai ficar com um Estado falido nos braços. Como antigamente, a Alemanha perde mais uma guerra. Como recentemente, mostra que é boa a empobrecer os outros. Mas, valha a verdade, continua a saber vender Audis.

Pippo disse...

Ahahah! Esse artigo do Ferreira Fernandes é certeiro! :)

"Europeísta", dessas guerras todas, diga-me agora quais é que foram iniciadas pela Rússia e quais é que foram iniciadas pelos seus inimigos.
Já agora, esclareça-me lá que guerra foi essa entre a França e a Rússia em "1813"? Eu só conheço uma, mais ou menos no mesmo período, que foi a de "1812-1814". Começou com a INVASÃO FRANCESA à Rússia (Smolensk, Borodino, Maloyaroslavets, Berezina...) e terminou com o exército russo a aboletar-se em Paris (a palavra francesa "bistro" vem daí).

Eu sei que é pedir muito para os seus ridículos conhecimentos, mas faça-nos esse favo, 'tá bem?

E já agora, como parece que aiiiinda não aprendeu ("Quanto tempo MAIS é que precisa?", como dizia o anúncio :) ), mais uma vez vou ensinar-lhe que a Rússia NÃO É a URSS!
Percebeu, ou precisa que lhe repita?

E se quer falar de guerras, das quais já vi que nada percebe, comeCe por falar de uma guerra que ocorreu bem próximo de si, a do Paraguai, na qual os seus compatriotas foram responsáveis pela morte de UM MILHÃO de paraguaios!

Assim, mais uma vez, os russos são uns meninos comparados com outros povos como, por exemplo, o brasileiro, UM POVO VORAZ, DOMINADOR E IMPERIALISTA que estendeu o seu território muito para lá da linha de Tordesilhas e que matou UM MILHÃO de paraguaios e MUITOS MILHÕES de índios!

Se quer mesmo fazer estas comparações, cuidado, pois pode sair a perder...

Anónimo disse...

José Milhazes
Quero agradecer ao MSantos a informação prestada que me vai ser útil para ulteriores análises.
Ao mesmo tempo pedia-lhe que fizesse igual trabalho relativamente a mais países,
Já agora a história dos corsários desde 1536 para cá.
Obrigado
Zé da História

Europeísta disse...

Pippo,

quem demonstra parcos conhecimentos aqui é vc! Quando o Brasil expandiu seu território era ainda uma colônia de Portugal e não disparou um único tiro! E tb quando houve essa expansão era época da União Ibérica, quando Portugal e Espanha eram um só país, portanto, não houve invasão nenhuma! Era terra de ninguém!

Pippo disse...

A sério, "Europeísta"??? A Guerra da Cisplatina foi travada entre o "Brasil Colónia" e a "terra de Ninguém"???

E a Guerra do Paraguai, na qual morreram UM MILHÃO de paraguaios, também foi travada entre o "Brasil Colónia" e a "terra de Ninguém"???

Não me diga, a sério?!? :)