quarta-feira, abril 09, 2014

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) reportou a detenção de 25 cidadãos ucranianos suspeitos de planear ataques no território da Rússia



Texto enviado pelo leitor Pippo:

"O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) reportou a detenção de 25 cidadãos ucranianos suspeitos de planear ataques no território da Rússia, de acordo com a agência de notícias RIA Novosti . 
" Vinte e cinco pessoas foram identificados e detidas em resultado de medidas realizadas em conexão com as informações obtidas sobre as intenções dos membros do chamado Sector de Direita de Maidan em realizar sabotagem e actos terroristas no território russo entre os dias 14 e 16 de Março de 2014 , em sete regiões da Rússia (Rostov , Volgogrado, Tver , Orel e Belgorod, bem como nas Repúblicas da Kalmykiya e do Tartaristão )", segundo uma declaração do Serviço Federal de Segurança , citado pela RIA Novosti .
Uma fonte da RT nas forças de segurança, disse que pelo menos três dos detidos tinham recebido  ordens do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU ), antes de serem enviados para a Rússia .
Entre aqueles que lhes deu instruções estava o chefe da segurança pessoal do Setor de Direita, S. Sereda , que recebeu uma alta patente dentro do SBU após o golpe , em Fevereiro , segundo terão  revelado os suspeitos detidos durante o interrogatório . 
Segundo a mesma fonte , a sua missão era fotografar os locais de implantação e os movimentos do exército russo nas regiões que fazem fronteira com a Ucrânia. 
Eles também foram incumbidos de estudar a situação político-social e organizar contactos com representantes de organizações radicais russas. 
Os detidos trabalhavam na Rússia disfarçados de empregados de uma empresa ucraniana, que é especializada em fotografia infantil. Eles estavam a passar os dados coletados por meio de mensagens de texto e Internet , disse a fonte. 
Segundo a Reuters , o SBU tem denunciado as reivindicações que os ucranianos estavam planeando ataques terroristas na Rússia, chamando-os de "absurdos". 
O Sector de Direita rotulado de a notícia de "propaganda ", porta-voz da notícia com organizações radicais , Artem Skoropadsky , dizendo Interfax- Ucrânia que se houver algum membro setor direito na Rússia eles não estão tramando ataques.


Nenhuma tropa Berkut entre os “snipers da Maidan” - afirma veterano das forças especiais ucranianas

A polícia de choque Berkut não esteve envolvida nos assassinatos em massa por atiradores não identificados em Kiev, a 20 de fevereiro. A detenção dos seus agentes é uma tentativa de manchar esta força de segurança ucraniana, segundo afirmações à RT do veterano líder desta força policial, Vladimir Krashevsky. 
12 oficiais da Berkut foram detidos por fazerem parte da chamada “Companhia Negra”, que terá usado espingardas de precisão para dar cobertura a seus camaradas em retirada, afirmou nesta quinta-feira Oleg Makhnitsky , empossado Procurador-Geral da Ucrânia. 
Krashevsky refutou as alegações de que a Berkut utilizou armas de fogo contra os manifestantes no dia mais sangrento do golpe ucraniano , que viu o presidente Viktor Yanukovich se deposto e 42 pessoas serem mortas. 
" Por volta das 08h00 horas locais [em 20 de Fevereiro ], iniciou-se a retirada das tropas do Ministério do Interior e da Berkut em várias direções. Naquele momento, as tropas - que estavam desarmadas – ficaram sob o fogo de franco-atirador proveniente de vários edifícios", disse Krashevsky à RT . 
De acordo com o veterano, as tropas Berkut tiveram de executar a arriscada operação de evacuar 300 soldados do Ministério do Interior do palácio Oktyabrsky de Kiev. 
"250 pessoas foram evacuadas graças à cobertura fornecida pelos homens de uniforme preto com braçadeiras amarelas (Berkut )", disse ele . " 50 pessoas , infelizmente, foram capturados pelos manifestantes e levado para Maidan ". 
"Durante a operação de cobertura, um dos soldados da Berkut, Nikolay Semchuk , foi morto por dois atiradores. Os snipers chamam a isto um "tiro duplo" , quando dois tiros são disparados ao mesmo tempo sobre um alvo. Um tiro atingiu o soldado numa perna e outro na cabeça" , acrescentou Krashevsky . 
Ele também corrigiu o Procurador-Geral , dizendo que o nome oficial da unidade não é "Companhia Negra da Berkut ", mas sim "Companhia Especial da Polícia Especial do Regimento Berkut , na cidade de Kiev".
"É composta por 90 pessoas , tendo 23 estado presentes na área de onde os tiros viera".
O veterano Berkut confirmou que "12 pessoas foram detidas ontem [ 02 de abril ] " e " três deles permanecem actualmente sob custódia. "

"Eles são oficiais - o comandante da companhia e outros dois. Por enquanto , ignoro as acusações apresentadas contra eles. Mas até agora soube que eles terão que fazer um teste de polígrafo ou detector de mentiras". 
Krashevsky acredita que a investigação sobre os atiradores de Kiev tem motivações politicas, e a detenção dos oficiais Berkut faz parte de uma campanha "para transformá-los, e ao resto das agências policiais, no inimigo. " 
"Houve uma guerra de informação, uma guerra enorme, por parte dos meios de comunicação ocidentais e ucranianos ", frisou. 
De acordo com o veterano , aos ucranianos só foram mostradas imagens onde "pessoas desarmadas estavam caídas após terem sido atingidas – alegadamente por militares do Ministério do Interior . Mas isso não passou de uma montagem , elaborada e sempre acompanhada por um comentário relevante. Nada mais para além disso. Mas isso foi o suficiente para o nosso povo . " 
A identidade dos atiradores da Maidan “é um tema político quente na Ucrânia e no exterior, com manifestantes e polícias entre os mortos por franco-atiradores no centro da capital ucraniana. 
O primeiro-ministro no governo imposto pelo golpe, Arseny Yatsenyuk , diz que presidente deposto Yanukovich deve responder pela morte dos manifestantes na Maidan, tendo dito à  BBC que uma investigação criminal foi lançada contra Yanukovich , acusando-o de assassinato em massa. 
O presidente ucraniano , que fugiu para a Rússia após os eventos de 20 de Fevereiro, tem dito repetidamente não ter ordenado à polícia disparar contra os manifestantes. 
Yatsenyuk agora quer que ele se defenda num tribunal ucraniano , acrescentando que há provas convincentes de que " altos funcionários ucranianos tenham sido os responsáveis pelo massacre de pessoas " em Kiev . 
Um telefonema entre a chefe de Relações Exteriores da UE, Catherine Ashton, e o MNE da Estónia, Urmas Paet, foram referidas as fortes suspeitas de que pessoas entre a nova liderança da Ucrânia estavam por trás dos atiradores. 
Anteriormente, Aleksandr Yakimenko , que chefiou o Serviço de Segurança da Ucrânia durante o impasse em Kiev , havia dito que a chamada “Força de Auto-Defesa da Maidan “ controlava o edifício a partir do qual os atiradores haviam disparado."

2 comentários:

Anónimo disse...

o grupo dos 25 só tem 3 caras e as provas são suas máquinas de fotografar, isso me recorda a caça de espiões da Letônia na URSS dos anos 1930 ;-)

p.s.
O deputado da duma estatal já fala da «Grande raça ariana russa»: http://ruhzvu.com/v-rossii-deputaty-zajavili-o-velikoi-rus.html

Pippo disse...

Esqueci-me de referir que isto é uma tradução da RT.

Em todo o caso, serve para demonstrar que, tal como os "ucranianos" (os do Oeste) capturam "espiões" russos, os russos também capturam "espiões" ucranianos.

Mais importante ainda é a notícia relativa aos famosos "snipers" da Maidan.