sábado, junho 13, 2009

O início do fim da era Putin?


Vladimir Putin, primeiro-ministro russo, surpreende cada vez mais com as suas atitudes aparentemente originais, mas que fazem lembrar episódios pouco elogiosos das biografias de antigos dirigentes soviuéticos.
Durante uma visita a um dos mais famosos e conceituados artistas plásticos do país, Ilia Glazunov, o ex-Presidente russo fez um comentário sobre um quadro.
Perante um quadro que representa uma noite medieval, Putin terá dito: «A espada está muito curta. Deste tamanho só conseguiria cortar salsichas».
O primeiro-ministro russo teve sorte de encontrar um pintor que esteve sempre habituado a "beijar as mãos" dos dirigentes do país, um artista plástico "da corte", que acabou por «concordar» com a crítica e prometeu «corrigir» o «erro».
Putin fez lembrar Nikita Khrutchov quando, durante uma visita a uma exposição de arte moderna, nos anos 60 do séc. XX, fez tão duras críticas das obras que viu que travaram por muitos anos o desenvolvimento das artes soviéticas. Pouco tempo depois, Khrutchov foi derrubado por um golpe palaciano.
Mas Ilia Glazunov não foi o primeiro a sofrer uma «humilhação pública». Na semana passada, para mostrar o seu «poder», Putin obrigou um dos homens mais ricos da Rússia, Oleg Derispaka, a reabrir uma fábrica de alumínio, depois dos trabalhadores se terem queixado de ficarem sem emprego e dinheiro.
A ordem foi dada frente às câmaras de televisão. O primeiro-ministro atirou uma caneta para cima de uma mesa e ordenou a Oleg Derispaka que assinasse os papéis para reabrir a fábrica.
Depois, para mostrar todo o seu poder, exigiu do oligarca que lhe devolvesse a esferográfica.
Claro que o primeiro-ministro fez um figurão perante os russos, mas, logo a seguir, começaram a exigir problemas laborais e salariais em várias regiões da Rússia, que deixaram claro que Putin não consegue "apagar todos os incêndios" por muito bombeiro que seja.
Além disso, os humilhados costumam não esquecer este tipo de acções...

201 comentários:

1 – 200 de 201   Mais recente›   Mais recente»
Anónimo disse...

sr. milhazes que o putin não é o seu "homem" predilecto já todos sabemos, mas tem de encontrar argumentos mais fortes para o atacar do que um simples comentário a um quadro, isso até çlhe fica mal, passa uma imagem de um homem angustiando e vingativo, menos a imagme de um jornalista objectivo e isento.

Se não seguir as regras do jornalismo ao menos procure ser integro e honesto, o que aconteceu a sua honra?.

A sua aversão a putin é tanta que aposto que até ousaria afirmar que o cão de putin é uma ameça para a rússia!

a sinitra familia de putin..huuuu!

meus amigos, isto é o que dá um homem viver à margem da sociedade..
Nunca acreditei em comunistas, muito menos em comunistas arrependidos.

luis c.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Leitor anónimo, eu não ataquei, apenas relatei dois factos, as conclusões foram tiradas por si, é seu direito. Quanto a crenças, trata-se de uma questão pessoal...

Gilberto disse...

Nada mais do que sinal de desespero do espiãozinho.

Anónimo disse...

Seguramente que esta é a melhor forma de se combater a crise economica mundial...
aqui o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=2IOK8k3QA4w

PortugueseMan disse...

Caro JM,

Dois episódios destes, onde francamente nem vejo relação, de onde de um deles gostaria francamente de ver o quadro, só para me ver a tal espada e o outro de onde um tipo leva um puxão de orelhas (eu lembro-me de algo parecido ter acontecido há uns anos atrás com um governador, também com Putin) e colocar um título a interrogar se será o início do fim da era de Putin...

Quer dizer por tanta coisa e bem mais séria que Putin teve nos seus anos de reinado e seria coisinhas destas que iriam ditar o fim?

Meu caro...

José Manuel disse...

O cancro da Rússia de hoje são os "oligarcas". Individuos que enriqueceram subitamente durante os anos de corrupção e roubalheira do consulado de Ieltsin enquanto a maioria da população, nomeadamente os pensionistas, caíam rapidamente na extrema pobreza.
Deviam ser investigados um a um para justificarem a origem legítima da sua riqueza...

Anónimo disse...

Tudo bem, sr. milhazes, eu até endendo que o sr. putin lhe cause nauseas, o putin é rude e arrogante, mas o que importa é se é ou não competente. Francamente não estou a ver que outra alternativa existe na rússia...

O sr. Milhazes sabe perfeitamente que uma das causas da terrivel transição na decada de 90' foi o povo ter acreditado em populistas que prometiam tudo de bom logo no dia seguinte, mas nós sabemos perfeitamente que no estado em que se encontra a rússia, um país tão marcado pela ideologia doentia do comunismo a recuperação vai ser longa e dificil.

Não adianta culpar individualidades politicas rússas, a sociedade rússa sofre com a herança comunista e a cura não vai ser facil.

Eu gostaria de saber qual é a alternativa que o sr. oferece a Putin, não é suficiente dizer mal, é preciso dizer de que outra forma e quem pode fazer melhor.

penso cá para mim que a rússia não deve regressar a sistemas politicos corruptos nem criar um estado que proteja o povo rússo. o sr. acredita claramente que o estado rússo deve resolver os problemas da rússia, esse é o seu erro, os problemas da rússia devem ser resolvidos pelo povo rússo.

o sr.tem de admitir que se não é comunista ainda tem uma forte visão de um estado claramente socialista.

luis c.

Anónimo disse...

Tomara que o senhor Putin seja firme assim também com a OTAN. Aquela organização sem limites.

Eu.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Leitor PM, olhe para o bosque que está por detrás da árvore. Eu dei apenas dois exemplos que apenas contribuem para fazer o copo transbordar. Junte a isso os protestos em várias regiões da Rússia, onde as pessoas não recebem há meses salários, a situação no Cáucaso do Norte, o estado de espírito nas forças armadas, etc., e verá que as coisas não estão nada fáceis para o primeiro-ministro russo.
A sua forma arrogante de tratar com as pessoas certamente não contribuem para ganhar aliados e amigos.
Leitor Luís, volto a repetir, pobre do país que não tem alternativas a políticos ou políticas.
A Rússia não deve regressar a sistemas corruptos, nem pode, porque o actual sistema é dos mais corruptos na História do país. Vladimir Putin chegou ao poder numa altura em que o preço do petróleo começou a subir nos mercados mundiais e ele teve meios suficientes para fazer muito mais.
Você deve ser um leitor recente deste meu blog, mas se for ver ao arquivo, verá o que escrevi sobre estes temas.

PortugueseMan disse...

Caro JM,

Esses problemas que você refere, estão a acontecer por todo o mundo. A Rússia não é excepção. Volto a dizer, a situação seria mau para Putin se o país estivesse assim quando o resto do mundo não estivesse.

Se é arrogante ou não com as pessoas, bom, para mim o que ele necessita é de governar um país com as características da Rússia. Um dos episódios que refere sobre a humilhação pública de um milionário, eu até concordo e tenho pena de mais não ser feito e até em Portugal poderia ser aplicado. Quantos patrões não se estão a aproveitar da situação para ainda meter mais ao bolso. De certeza que aí, devem haver muitos a pensar se estão a gerir honestamente as suas fábricas ou arriscam-me a uma "visita".

Não digo que não exista todo o tipo de dificuldades e situações, mas discordo com a sua perspectiva e ainda menos do título, que mostram na minha opinião uma visão errada sobre um dos seus líderes.

...Vladimir Putin chegou ao poder numa altura em que o preço do petróleo começou a subir nos mercados mundiais e ele teve meios suficientes para fazer muito mais...


Quantos países estão na miséria e são ricos em petróleo? Ele teve meios? ele teve pulso! Quem diria na altura que em tão poucos anos a Rússia daria uma reviravolta destas? Você está a minimizar e muito o que a Rússia conseguiu estes anos todos.

FPtrad disse...

Convém não esquecer que as liberdades individuais e a liberdade de expressão estão seriamente ameaçadas na Rússia.

PortugueseMan disse...

FPTrad,

Porque diz isso?

FPtrad disse...

Porque, nas últimas eleições presidenciais, houve manipulação de votos, acções de intimidação, entre outras coisas... basta estar-se suficientemente informado para se saber que a democracia na Rússia é uma democracia de fachada. Aliás, não se pode esperar outra coisa de alguém como o Putin, que pertencia ao KGB quando se tornou primeir-ministro no tempo de Boris Ieltsin.

FPtrad disse...

Ou você acha que o Putin e o Medvedev são melhores do que o George Bush? Pois não são.

PortugueseMan disse...

manipulações de votos? intimidações?

Concerteza que me vai dar mais pormenores, tais como quem deveria ter ganho as eleições, qual a percentagem de votos manipulados onde foram feitas as intimidações...

FPtrad disse...

Li essa notícia há já algum tempo e, por isso, não me lembro onde a li.
Francamente, não gosto de maniqueísmos anti-NATO (embora eu não goste da NATO), porque quem estiver minimamente informado sabe que o Vladimir Putin e o Dimitri Medvedev alimentam um clima de guerra fria, do estilo "a Rússia contra o resto do mundo". Basta ver o que se passa com a menina russa, a Alexandra, por exemplo: são muitos os comentadores russos no blogue "Pela Alexandra" que denunciam a manipulação patriótica à volta do caso. Isto é só um exemplo, mas que é bem ilustrativo.
Já agora, você vive na Rússia? É que faz-me impressão o facto de você pôr em causa o testemunho do José Milhazes, que conhece a realidade russa melhor do que qualquer um de nós.

Anónimo disse...

Se estivesse minimamente informada saberia que é a NATO que está a cercar a Rússia desnecessariamente e esta só está a reagir.

Não gosta da NATO mas não suporta quem lhe faça frente.

O que lhe faz verdadeiramente impressão é existirem pessoas com pontos de vista diferentes dos seus porque já vimos que não tolera bem quem não pense da mesma forma.

Rafael

FPtrad disse...

Desculpe, Rafael, mas diga-me francamente: acha que o Putin e o Medvedev são flores que se cheirem? Não se trata de não tolerar as opiniões dos outros ou de não gostar que me façam frente, mas de ter os olhos na cara (tenho mais que fazer do que levar as coisas para um nível pessoal): se ler os relatórios da Amnistia Internacional, verá que a Rússia não tem uma imagem muito favorável.
Por isso, agradecia que não pessoalizasse a discussão e que se informasse.

FPtrad disse...

Outra coisa: você pode não concordar com o José Milhazes, mas duvido que você saiba mais do que ele sobre o que se passa na Rússia, porque provavelmente você nem sequer lá vive. Tem piada quererem vir ensinar a missa ao padre...

Anónimo disse...

O Milhazes anda na senda do canto da sereia, mas olhe que anunciar a morte de Putin é dobrar-lhe a vida.
Porque não deu o exemplo mais importante da autoridade de Putin que ocorreu na mesma semana que os outros? Saibam os leitores que se voltou para o Conselho de Ministros e perguntou: "o que fizeram pelo povo russo esta semana? nada? estão todos calados? limitam-se a receber o ordenado sem trabalhar?". Gostava de conhecer outro líder que faça isto e deixe os ministros com a cara no chão.
E o que fez ao oligarca é só uma amostra do que tem de fazer a outros oligarcas. Se há queixas pelo país fora, é dar neles e noutros mafiosos muito mais bem instalados.
E quanto à cena do quadro, de que muita gente tem feito chacota, demonstra bem a falta de q.i. de tais criticos. O quadro é antigo e a espada é grande, obviamente.E como salsicha é também chouriço em muitas línguas, imaginem para quem seria o aviso de que só têm armas tipo canivete porque só sabem encher(cortar) chouriços? Foi com desenho e tudo para ver se percebiam.. Pode ser que seja o fim de Putin, mas morrerá heroicamente. E há muita gente ao lado dele. Sempre.
E como estou farto destas campanhas contra o homem,
vou fazer um blog para todos os apoiantes de Putin, os genuinos, os que lhe reconhecem valor, os que estão fartos de insultos e calúnias.E aí terão a verdade, não aquela a que têm direito, mas a verdadeira.
foreverputin.blogspot.com

FPtrad disse...

foreverputin.blogspot.com,

Já agora, porque não vai viver para a Rússia, já que gosta tanto do Putin? Mas olhe que vai ter grandes dores de cabeça para arranjar vistos, pois a embaixada não os dá por dá cá aquela palha...

FPtrad disse...

Pois vejam lá então isto:

http://www.amnesty.org/en/for-media/press-releases/russian-federation-end-impunity-violence-against-human-rights-defenders-

http://www.amnesty.org/en/news-and-updates/news/medvedevs-first-year-failure-improve-human-rights-20090508

http://www.amnesty.org/en/news-and-updates/news/human-rights-activist-attacked-russia-20090401

http://www.amnesty.org/en/news-and-updates/feature-stories/no-freedom-journalists-stopped-doing-their-jobs-20090502

http://www.amnesty.org/en/news-and-updates/report/freedom-curtailed-russian-federation-20080226

Pronto. Queriam provas relativamente aos atropelos dos direitos humanos na Rússia? Aqui estão elas.
Sejam bem servidos.

Yan disse...

Na verdade tudo isso foi obra do Putin. Acabar com todas alternativas e assim convencer o povo que não existe nada melhor que ele. Esse tipo de estratégia é mais antiga que a "dividir-pra-conquistar". O povo russo tem sua ponta de culpa também, por ser extremamente passivo e sempre esperar um salvador da pátria que restaure o respeito e o temor à sua mãe pátria. Agora o que temos? Todas as possíveis alternativas foram destruídas no passado, sob aplausos de muitos. Não temos nada hoje, porque não foram construídas alternativas fortes e conscientes. Em países relmente democráticos, tanto a oposição quanto situação são fortes, quando uma falha a outra assume o barco...naturalmente pelo voto da população.

Yan disse...

O que eu sinto hoje é que a Rússia perdeu o trem da história. O trem da grande oportunidade passou...e o país não entrou.

Anónimo disse...

E SE O PUTIN MORRER DE UMA HORA PRA OUTRA? O PAÍS ENTRA EM COLAPSO???

Anónimo disse...

JM

ISSO TUDO É ENCENAÇÃO PRA MÍDIA RUSSA!!! DEPOIS, O OLIGARCA E O PUTIN SE ENCONTRARAM E TROCARAM FAVORES BEBENDO CHAMPAGNE...SE INFORME

Anónimo disse...

É a maldição da mãe bebada que raptou a felecidade duma criança em territorio lusitano com a conveniencia dos lideres russos que ao quererem transformar a questão num assunto patriotico só ficaram mal na figura a nivel internacional,graças a isso e
á mãe bebada passaram imagens degradantes afectando a imagem da Russia.
Admira me como é que Putin que é um animal político arrisque ficar mal na figura externa por causa duma bebada de merda.
Com os países do antigo bloco de leste a fugirem para a UE,a Russia cada vez mais isolada devia pensar se vale a pena esse tipo de jogadas.
Enquanto isso a china manda o amigo kim esticar a corda para ver até onde vai e aproveita para estudar movimentos de contra ofensiva da nato.
A china com a população que têm e a reproduzir se como se está a reproduzir para onde acham que ela vai avançar?...Quem é que está ali ao lado mesmo com uma area imensa para povoar?Pois é...É a Russia...
Tragam a menina para Portugal novamente,caem nas boas graças á vista dos europeus e matam 2 coelhos duma cajadada só.

Catarina Fonseca disse...

Acho incrível como é que pode haver tanta gente que defende alguém como o Putin. Não posso alongar-me muito sobre o tema porque não tenho um conhecimento aprofundado. Mas um governo que oprime duramente os meios de comunicação e onde a censura é uma constante, não pode ser considerado um exemplo para ninguém. Os orgãos de comunicação são totalmente controlados. Os cinco canais de televisão russos são usados para proganda pelo Estado. Também já ninguém se deve lembrar da morte da jornalista Anna Politkovskaya, assassinada em 2006, sendo apenas mais uma vítima entre os 14 jornalistas assassinados desde que Putin tomou o poder em 2000. Estes são apenas alguns factos entre os inúmeros que se podiam aqui apresentar. Mas enfim, parece que há realidades que algumas pessoas desconhecem ou simplesmente preferem não ter em consideração.

Anónimo disse...

Seria bom os extremistas que aqui lançam o seu ódio à Rússia e submissão total à América se lembrassem que o comunismo caiu vai para 20 anos.

FPtrad disse...

Caro anónimo das 16:10,

O facto de não gostarmos do Putin não é sinónimo de ódio à Rússia e ainda menos de submissão aos Estados Unidos.
Só que o mundo é muito mais complexo do que você nos quer fazer crer. Basta ter os olhos na cara e um pingo de lucidez.

Wandard disse...

"Esses problemas que você refere, estão a acontecer por todo o mundo. A Rússia não é excepção. Volto a dizer, a situação seria mau para Putin se o país estivesse assim quando o resto do mundo não estivesse."

Observação correta e pertinente PM.


Sr. Milhazes,


Que tipo de tratamento o sr, realmente enxerga ou acredita que exista nos demais líderes mundiais, a afabilidade hipócrita ou travestida de diplomacia ou a realidade na forma dura do sr. Putin?.., por acaso o Sr. Sarkozy ou Berlusconi são exemplos de tratamento cordial ou afável? E o anterior candidato a sr. do mundo Bush? FHC foi um bom exemplo de arrogância no governo brasileiro e Lula em sua imensa popularidade faz ouvido de mercador às denuncias e escândalos de corrupção proporcionados pela nossa "democracia". Agora me responda se for possível, em quais países não estão ocorrendo greves, protestos e manifestações em virtude de falta de empregos, atrasos de salários, concordatas e/ou falências ou será que os protestos e manifestações só ocorrem na Rússia?

Wandard disse...

Catarina,

Nos regimes democráticos, principalmente nos Estados Unidos que é considerada a maior democracia do mundo e na qual se enxerga a expressão máxima da liberdade de imprensa, não é bem assim pois a opressão existe sim. Se você for contrária ao governo e não for uma jornalista famosa, perde o emprego e difícilmente se recoloca, além disso sofre outras perseguições de demais órgãos governamentais que começam a revirar sua vida em todas as instâncias. Não é uma exclusividade dos Estados Unidos mas ocorre também em países europeus, contate jornalistas independentes como os que cobrem o Iraque e poderá conferir os relatos.

Wandard disse...

Oleg Deripaska mantém estreita ligação com o governo, isto é público, pois esteve à frente do fechamento de vários contratos com empresas européias e se não me engano canadenses e australianas também.

Wandard disse...

"O que eu sinto hoje é que a Rússia perdeu o trem da história. O trem da grande oportunidade passou...e o país não entrou."

Yan,

Você precisa rever o que se passou nos anos 90 de forma mais profunda e entenderá porque o comportamento dos dirigentes russos retornou à política de confronto da era soviética. Acesse o acordo de reunificação da Alemanha e o acordo das CFE por exemplo e verá o que foi quem desrespeitou os acordos, só como exemplo.

Catarina Fonseca disse...

Wandard ,

Eu referi o caso da Rússia, mas não afirmei que, noutros países , tal como os EUA essas pressões não ocorram. Está a apresentar argumentos sobre uma coisa que eu nem sequer referi. Falei do casa específico da Rússia e nada mais.Mas já que tocou no caso América, eu diria que será bastante menos inconveniente ficar sem emprego do que ir para à morgue.(Peço desculpa. se firo susceptibilidades) Não sou pró-América nem anti-Rússia. Simplesmente não posso estar de acordo com pessoas que vêm defender Putin como sendo um exemplo a seguir. É tudo.

Wandard disse...

Catarina,

Não citei e não defendo Putin como exemplo, e peço desculpas se fiz referências além do seu comentário. Apenas acho demasiado o apelo negativo que sempre é apresentado contra a Rússia ou até mesmo seus dirigentes nas mídias europeias e americanas, pois sempre são costumeiros os comentários onde se atiram pedras tendo telhado de vidro, não foi o seu caso e entendi sua opinião e posicionamento. Quanto à questão das perseguições, citei a perda do emprego como o exemplo mais brando pois existem os desaparecimentos, os suicidios e os acidentes, nada que o FBI ou as polícias locais não resolvam e encerrem de forma simples.

FPtrad disse...

Wandard,

Ninguém está aqui a insinuar que o Putin e o Medvedev são os "maus da fita" e os outros políticos dos outros países são uns bonzinhos (basta ver os exemplos de Sarkozy e de Berlusconi, que você citou aqui tão bem). No entanto, este blog e este artigo são sobre a situação actual na Rússia e não podemos relativizar o que se passa por lá.

Raphael disse...

"Under planned legislation, backed by Mr Medvedev, any Russian or foreigner who claims that the Soviet Union occupied Poland or the Baltic States could face up to five years in prison. "



http://www.telegraph.co.uk/news/wor
ldnews/europe/russia/5445161/Russia-accuses-Poland-of-starting-
Second-World-War.html

Jão disse...

balela, balela...o Michael Moore produziu filmes para CINEMA(!) detonando o seu presidente, falando de seus envolvimentos com a máfia do petróleo, etc

E o que aconcteceu com esse cara? Foi morto, preso, etc? Não!!! Qual país do mundo permitiria que se fizesse um filme para Cinema expondo ao ridículo seu próprio presidente??? Imagine isso na Rússia!

Ruzian Boy disse...

^^
Você está errado. Na Rússia existe total liberdade para criticar o governo. Só não fazem isso porque não há motivos para falar mal do Putin/Med.

FPtrad disse...

Ah Ruzian Boy... você é ingénuo ou toma-nos por parvos?

PortugueseMan disse...

...porque quem estiver minimamente informado sabe que o Vladimir Putin e o Dimitri Medvedev alimentam um clima de guerra fria, do estilo "a Rússia contra o resto do mundo"...


Bom, eu não partilho da sua opinião. Considero que quem esteja minimamente informado, sabe que eles não alimentam um clima de guerra fria. Mas sinta-se à vontade para me mostrar que estou enganado...

Basta ver o que se passa com a menina russa...

O que se passa com a menina russa, demonstra a vergonhosa actuação da nossa justiça, que despachou assim a menina para a Rússia. Vergonha é da nossa justiça portuguesa.

Já agora, você vive na Rússia? É que faz-me impressão o facto de você pôr em causa o testemunho do José Milhazes, que conhece a realidade russa melhor do que qualquer um de nós.

Vivo em Portugal. Eu não ponho em causa o testemuno de JM, ponho em causa a ideia que quer transmitir. E não é pelo facto de ele estar na Rússia, que vou aceitar o que ele diz. Eu não concordo e é isso que digo a ele e continuarei a dizer, enquanto ele mo permitir demonstrar a minha discordância no seu blogue.

Anónimo disse...

seria possível produzir na Rússia um filme ao estilo de "Fahrenheit 9/11"?

MSantos disse...

No mundo actual é impossível analizar a situação de um país isoladamente, sem contabilizar todos os factores externos e internos que produziram a configuração actual.

A questão que se deve pôr é o que aconteceu na Rússia, como a comunidade internacional a tratou etc na era pré-Putin de modo a que tivesse de ressurgir de novo o tradicional autoritarismo russo personificado em Putin.

De relembrar que tal como o seu símbolo ainda herdado da desfragmentação do império romano, a Rússia tem uma governação bicéfala e que o outro lado da moeda (Medvedev) poderá significar alguma mudança.

Resta ao Ocidente aprender com os erros do passado, deixar-se de aventuras de cow-boys e ódios ressentidos e dar os inputs correctos e necessários de modo a que prevaleça a facção mais tolerante e aberta de modo a trazer a modernidade à Rússia e à sua integração plena em que todos lucrariam com isso.

O mundo já se revelou um local muito perigoso quando conduzido por uma potência só.

A UE se se libertasse de influências e domínios externos que em nada contribuem para o seu próprio interesse poderia desempenhar um papel fulcral e até de liderança neste domínio.

Cumpts
Manuel Santos

Zé carlos disse...

Só o que me falava. A culpa da Rússia voltar ao estilo autoritário é do Ocidente? Isso é a grande mentira que os dirigentes russos querem vender para o seu povo. Quantas e quantas vezes governantes, sob alegação de ameaças externas, tem o seu autoritarismo justificado para a defesa da integridade da nação. Por favor, pessoal, não vão por esse caminho novamente...

FPtrad disse...

Caro Portuguese Man,

Você discorda do que diz o José Milhazes, mas não sei até que ponto conhece as disparidades enormes da sociedade russa, com os seus goldeboys cheios de dinheiro e uma população que vive de maneira miserável. Será que a culpa disto é do ocidente (ou exclusivamente do ocidente)?

Quanto à menina russa, o Estado Russo alimenta a ideia de que mais vale que ela esteja na Rússia, mesmo que viva numa casa a cair aos bocados, sem casa de banho e com uma família disfuncional, do que estar entregue a uma família estrangeira, em nome de um nacionalismo perfeitamente isolacionista e odioso em relação ao ocidente.
Já agora, o assassinato da Anna Polikosvkaia não lhe diz nada?

Informe-se por favor e aproveite para ler os links da Amnistia Internacional que coloquei. Eles são muito reveladores do que se passa.
A única coisa em que discordo do José Milhazes é a ideia de que a era Putin pode estar a chegar ao fim.

MSantos disse...

Caro JM

...e sobre o deferendo Bielorússia-Rússia que se está a passar na cimeira da OTSC?

FPtrad:

Sem querer ser advogado de defesa do PM nem desculpabilizar de alguma forma os enormes atropelos que se verifiacm na Rússia, também nós e outras nações "democráticas" fazemos parte desse triste historial.

Apenas para lhe dizer que, depois do que o Ocidente se tornou, já não temos autoridade moral nenhuma.

Cumpts
Manuel Santos

FPtrad disse...

Infelizmente, o que diz é a mais pura verdade, caro Manuel...

PortugueseMan disse...

...e uma população que vive de maneira miserável...

É tão miserável que Portugal está a investir na Rússia de modo a atrair os miseráveis turistas russos... Até temos mais voos da Tap para Moscovo.

...Será que a culpa disto é do ocidente (ou exclusivamente do ocidente)?...

Você já fez alusões a Bush, NATO, Ocidente... estamos a falar da Rússia certo?

...Quanto à menina russa, o Estado Russo alimenta a ideia de que mais vale que ela esteja na Rússia, mesmo que viva numa casa a cair aos bocados, sem casa de banho e com uma família disfuncional, do que estar entregue a uma família estrangeira, em nome de um nacionalismo perfeitamente isolacionista e odioso em relação ao ocidente...
Não é em nome de nacionalismo. É que crianças a viver como você diz, também existem cá. E passam fome. Mas parece que dessas você não conhece. Desde que não apareçam em jornais e não nos façam lembrar que existe uma realidade portuguesa de miséria, podemos falar mal dos outros, que sempre é mais fácil.

Agora você pede, que uma menina russa, que foi escorraçada de Portugal, vai agora o governo russo pegar numa criança sua e devolver a Portugal, porque ali vive em condições de miséria. Sugiro então uma troca, as que vivem cá miseravelmente em barracas e a passar fome, mesmo que portuguesas, sejam enviadas para a Rússia num intercâmbio de crianças mal tratadas. E também se pode juntar todas aquelas que estão em orfanatos por exemplo, que sofrem por não terem uns segundos pais, pois esses lutam contra a morosidade do sistema para conseguirem adoptar uma.

Como é que o governo russo, vai tirar uma criança russa à sua mãe russa e entregar aos pais adoptivos em Portugal, tendo feito o que Portugal fez com a sua justiça?

...Já agora, o assassinato da Anna Polikosvkaia não lhe diz nada?...
Tanta gente que já morreu e continuam a morrer, esses dizem-lhe alguma coisa?

Informe-se por favor e aproveite para ler os links da Amnistia Internacional que coloquei. Eles são muito reveladores do que se passa.
Nem são os únicos, nem são os piores minha cara. Não vá por ai.

Kraka disse...

Concordo com o PM, Portugal é um país podre. Em Portugal existem favelas que não existem na Rússia. Na Rússia existem pobres, mas não miseráveis como em Portugal. Com sinceridade, Portugal deveria primeiro cuidar da sua miséria, antes de falar da Rússia.

FPtrad disse...

Portugal pode ser um país podre, mas que eu saiba ninguém assassina ninguém por criticar o governo e as instituições e os jornalistas não são impedidos de fazer o trabalho deles. Por muito más que estejam as coisas em Portugal, felizmente não chegámos a esse ponto e espero que nunca chegaremos.
Já pensaram nisso?

FPtrad disse...

O problema é que, na Rússia, passou-se da bandalheira total e do capitalismo mais selvagem do tempo do Ieltsin para uma forma de autoritarismo que faz lembrar demasiado os tempos do comunismo.

Anónimo disse...

É só rir aqui,

Nos EUA exite uma coisa que na esmagadora maioria dos países do mundo(incluindo europa) não existe, que é a liberdade de expressão.

A constituição Americana não permite que o governo federal controle a liberdade de expressão.
já tentaram criar leis contra o a homofobia, anti-semitismo, racismo etc.. sem sucesso.

quanto aos "exemplos de grandes democracias", é ridiculo comprarar os EUA com a rússia ou mais ainda o Brasil têm leis que Limitam e modelam o que o cidadão pode falar e escrever, se bem que o leitor(wandard) tem rasão quando fala que nos EUA existem limitações sofisticadas (despedimentos , despromoções) à limitação de liberdade de expressão, os EUA ainda não têm leis que a limitam.

Só alguns exemplos,
experimentem ir à Alemanha e dizer algo como; não gosto de judeus, ou até; não existem provas que morreram 6 milhões de judeus(mas em alemão), quero ver se se atrevem.


Na frança se alguem insinuar que o islão é uma ameaça para a democracia francesa é imediamente acusado de racismo( os estudantes de demografia em frança devem andar caladinhos coitados)

No brasil se alguem disser que tem orgulho em ser branco é acusado de racismo, mas se um negro andar na rua com uma t-shirt com a frase "100% negro e com orgulho" é bom e afirmativo.

Nos EUA podem falar o que quiserem que não têm problemas com a justiça e isso sim é viver num país livre.


E já agora, ao ler alguns artigos no histórico do blogue reparei que o sr. milhazes de modo muito leviano costuma tecer acusações de racismo contra alguns leitores, fiqeui curioso.. diga-me uma coisa sr. Milhazes, o que é o racismo?

Voçe encara a ciência genética, eugenia e temas sobre raças humanas como crime e tabu?

Para si racismo é o mesmo que racialismo?

O que me diz sobre grandes ciêntistas que afirmam claramente que existem diferênças raciais e que essas diferenças influenciam em grande modo o comportamento humano? voçê está certo e eles estão errados?

voçe acredita mais em ciêntistas ou em politicos ignorantes que legislam e criam leis que podem por em causa o progesso futuro dos países?

voçê como ex-comunista que foi tambem apoiou o facto da URSS ter limitado a investigação na ciência genética porque era imoral?

afinal, o sr. devia de uma vez por todas dizer claramente o que é para si um racista..

o sr. acha que os ciêntistas que defendem posições racialistas deviam ser indiciados criminalmente, ou a pergunta feita de outra forma, acha que o estado devia legislar tambem sobre o papel que a tecnologia deve ter em relação ao ser humano?

é contra o estudo sobre as celulas estaminais e o estudo do cerebro?

por exemplo, faço-lhe uma pergunta objectiva, como voçe explica que a raça branca obtenha maiores classificações nos testes de QI do que os negros, ou outra ainda, como explica que os negros sejam os melhores atletas do mundo?

clarifique a sua posição
fico com curiosidade em saber da sua boca o que é para si racismo..

olhe, pessoalmente nunca descreminei ninguem em função de cor, credo, etnia, genero, ao mesmo tempo não sou estupido e tenho a perfeita noção( biologicamente fundamentada) que a igualdade racial não existe.
Existe a diferença, e ainda bem que não somos todos clones com as mesmas capacidades e defeitos, eu não tenho de tratar mal um humano só porque ele tem um fisico e intelecto inferior ao meu ou vice-versa.

luis c.

FPtrad disse...

Olhe, Luís, por acaso já conheci negros bastante inteligentes e brancos bastante estúpidos. E esta, hein?

Anónimo disse...

Já cá faltava

FPtrad disse...

Já agora, caro Luís, não o aconselho a acreditar cegamente em tudo o que dizem os cientistas: é que há muitos estudos pretensamente científicos que tiram conclusões idiotas através de testes igualmente idiotas e sem qualquer fundamento.
Quanto às pretensas "diferenças raciais", elas devem-se mais às culturas e às tradições do que às características étnicas.

Anónimo disse...

FPtrad, eu tambem já vi negros mais inteligentes que brancos.

mas onde quer chegar?

Eu tambei sei que Portugal é uma país mais pobre do que a Alemanha mas em Portugal há gente mais rica do que na Alemanha.

nada de demagogia e deixem o sr. milhazes responder, se quiser.

luis c.

PortugueseMan disse...

Caro JM,

Reparou nos desenvolvimentos recentes acerca do sistema anti-míssil?

Os Polacos estão a pressionar para uma resposta clara por parte de Obama, que óbviamente tarda em aparecer.

Mas o mais interessante é as declarações por parte do maior aliado, a Inglaterra, que dizem que a colocação do sistema na Europa tem o efeito contrário ao pretendido.

Acho muito interessante esta posição e interrogo-me se não estamos a ver os primeiros passos para permitir um recuo por parte de Obama, sem a coisa cair muito mal.

FPtrad disse...

Caro Luís,

Devolvo-lhe a sua pergunta e completo-a : onde quer chegar com essa história dos "grandes cientistas" (e não "ciêntistas") que afirmam claramente que existem "diferenças" (e não "diferênças") raciais e que essas diferenças "influenciam em grande modo o comportamento humano"? E que diferenças são essas, já agora?

Putinista disse...

É só conversa da treta por aqui.
1.alguém corrigiu o artigo e ninguém ligou.
2.Medvedev é muito pior que Putin.
3. Putin nada tem a ver com a história da criança.
4. Vou seguir atentamente o novo blog sobre putin, porque há sempre dois lados numa história.
5. O leite azedou de vez com a Bielorussia. Havia ali alta corrupção e quem mandou cortar as importações? Imagem! O mau da fita. a Rússia sem Putin é o caos. Abram a pestana e ganhem juizo.

Anónimo disse...

"Yan disse...
Na verdade tudo isso foi obra do Putin. Acabar com todas alternativas e assim convencer o povo que não existe nada melhor que ele. Esse tipo de estratégia é mais antiga que a "dividir-pra-conquistar". O povo russo tem sua ponta de culpa também, por ser extremamente passivo e sempre esperar um salvador da pátria que restaure o respeito e o temor à sua mãe pátria. Agora o que temos? Todas as possíveis alternativas foram destruídas no passado, sob aplausos de muitos. Não temos nada hoje, porque não foram construídas alternativas fortes e conscientes. Em países relmente democráticos, tanto a oposição quanto situação são fortes, quando uma falha a outra assume o barco...naturalmente pelo voto da população."


concordo plenamente

Anónimo disse...

eu ainda acho que o Putin vai ser assassinado à mando do Med...

Anónimo disse...

caro FPtrad,

para mim, um grande ciêntista é aquele tem uma atitude isenta nos seus estudos ciêntificos, nada de sentimentos, moralismos, o estudo ciêntifico não deve ter limites, só a sua aplicabilidade.

Não tenho o minimo respeito por pseudo-ciêntistas que colocam de parte teorias que são tomadas como obsoletas por motivos politicos.

o sr. não concorda que após o final da II guerra mundial, o estudo da especie humana se tornou um tabu?

Eu sou um defensor de politicas moderadas de eugenia, do outro lado, vêm logo os socialistas e outros "grupos obscuros" acusar os defençores destas politicas de serem racistas etc bla bla.

No que toca à eugenia, não pode ser o estado a definir quem é apto ou não, deve ser a sociedade a criar essa "consciência", caso contrário, se for o estado o responsavel surgirão abusos.

Os EUA estavam no bom caminho na decada de 20', a sociedade americana procurou melhorar-se genéticamente sem que a iniciativa parti-se do estado, a segunda guerra acabou com este movimento porque as politicas criminosas de deshumanas do III reich foram associadas(ilegitimamente) a estes movimentos.

Quanto às diferênças raciais, elas são evidentes meu caro, em tudo, até no temperamento.
De um modo muito básico darwin explica em parte essas diferênças, estamos a falar da adaptação ao meio e a selecção natural.

caro, FPtrad, já pensou bem o que vai acontecer às sociedades(brasileira,americana,europeia) se isto que estou a dizer for mesmo verdade? tem noção da ameaça? é bom que não se brinque com coisas sérias. É muito facil afimar que a igualdade entre raças existe, o problema no futuro é se não for bem assim..

Vou dar-lhe um exemplo de pura ficção mas plausivel;
imagine que existe colonização em marte por terrestes, os futuros colonos de marte(após muitas gerações) serão muito mais inteligêntes que os terrestres, por um motivo muito simples, no processo de evolução como a gravidade de marte é muito menor do que a da terra, o sangue humano irá circular com mais pressão para o cerebro e os tecidos cerebrais irã crescer com maior rapidez, com o evoluir do tempo em marte criar-se-ia uma nova especie que por mais que quisessemos imitar intelectualmente estariamos sempre bilogicamente limitados.

Outro exemplo ficcional;
os humanos a nivel intelectual é como os computadores, somos o modelo mais recente(homo-sapiens sapiens), outros obsoletos(homo-erectus).Tambem sabemos que existem computadores mais poderosos que outros apesar de possuirem a mesma arquitectura.

Agora falando de factos, um individuo pode estar geneticamente apto para ser muito inteligênte mas ornar-se um parvalhão, isso acontece porque os genes não foram programados para o meio em questão...

imagine o einstein a sobreviver perdido numa floresta, não duraria semanas, o einstein tornou-se um génio porque os génes dele e o meio estavam sem sincronia perfeita.

Quero concluir dizendo que forçar um grupo a emular o comportamento de outro grupo não estando o primeiro grupo genéticamente concebidos para esse fim só pode acabar mal.

Nota: algumas pessoas deviam fazer um esforço para não confundir discussões sobre ciência e sociologia com direitos humanos, eu duvido muito que exista alguem nos dias de hoje que pretenda matar indiscriminadamente outras raças ou discriminar outros povos.

Existe um concenso( até os racistas já respeitam) que todos têm o direito à vida, não me venham é agora dizer que somos todos iguais, isso é conversa que só acredita quem não percebe nada de fisica, genética, biologia, matemática etc.

luis. c.

FPtrad disse...

Caro Luís,

Em primeiro lugar, deixe-me corrigir-lhe uns errozitos de gramática:

"defençores" deve escrever-se "defensores"
"ciêntistas" deve escrever-se "cientistas"
"ciêntifico" deve escrever-se "científico"
"inteligênte" deve escrever-se "inteligente"
"diferênça" deve escrever-se "diferença"
"concenso" deve escrever-se "consenso"

Quanto ao eugenismo, acho absolutamente sinistro matarem-se pessoas por uma simples questão de "melhorar as raças". Não estamos a falar de criação de cães, ou de gatos ou de cavalos para serem exibidos em exposições, mas de seres humanos, que têm todos direito à dignidade e a uma vida decente, independentemente da religião ou da "raça"!!! O resto não me interessa e nem quero saber!!!!
E não vou continuar a discutir consigo, porque acho as ideias que defende perfeitamente pavorosas e cheias de generalizações relativas aos povos e às etnias, quando o que acontece é que cada ser humano é ÚNICO, quer pelos seus genes, quer pelo meio em que vive, quer pela sua personalidade e aptidões.
Já agora, aconselho-o a pegar num prontuário ortográfico. Sou incapaz de levar a sério uma pessoa que nem sequer sabe escrever correctamente.
Boa noite.

Anónimo disse...

FPtrad, o mal educado foi voçê

eu não lhe derigi a palavra, o sr. é que rudemente respondeu a um artigo que não era dirigido a sí, os seus complexos não me dizem respeito.

ps:quanto aos erros, gostava de o ver escrever um artigo com a extensão dos anteriores em 5 minutos sem corrigir erros, sem usar word etc e veremos quem dá menos erros.

luis c.

FPtrad disse...

Olhe, eu dou menos erros do que você: sou professora de português.

Anónimo disse...

sobre o luis c.
só posso dizer isso: que babaca!

o cara nem sabe escrever direito, mistura biologia com crendices...fico admirado que você não está internado ainda, pela loucura anárquica que é o seu cerebrozinho

Carlos Schimidt disse...

"imagine que existe colonização em marte por terrestes, os futuros colonos de marte(após muitas gerações) serão muito mais inteligêntes que os terrestres, por um motivo muito simples, no processo de evolução como a gravidade de marte é muito menor do que a da terra, o sangue humano irá circular com mais pressão para o cerebro e os tecidos cerebrais irã crescer com maior rapidez, com o evoluir do tempo em marte criar-se-ia uma nova especie que por mais que quisessemos imitar intelectualmente estariamos sempre bilogicamente limitados."

sou biólogo molecular e sinceramente, isso é maior besteira que já ouvi!!!

Yan disse...

pelo que vejo aqui, se um dia forem adotadas políticas engênicas o primeiro ser humano a ser descartado ou impossibilitado de reproduzir seria esse luis c. hehehehe

Anónimo disse...

boa Yan hahahaa

Anónimo disse...

FPtrad, eu estava a ter uma discussão informal consigo, consegue entender o absurdo da sua atitude?

Ademais lamento desapontá-la mas sou um mero estudante de informática.

Se soubesse que estava a falar com tão douta senhora professora teria tido mais cuidado no trato!

ora, com a sua licença,

cordialmente,

luis coimbra

Sandra disse...

o estúpido do luis, quer que nos tornemos cada vez mais parecidos com raças de cães. Esquece que a maioria das raças de cães, lindos e maravilhosos, sofrem de doenças genéticas cruéis. Você quer o que? Tornar os genes humanos cada vez mais homogêneos? A proteção da espécie humana está precisamente na diversidade genética. Se uma doença qualquer matar parte da população relacionada a um tipo genético outra parte (não relacionada) sobrevive

Anónimo disse...

Carlos Schimidt, não pense que fico ofendido com insultos vindo de brasileiros(já é habito) mas essa observação que o sr. ridiculariza não é minha, é um exemplo de que retive de um debate entre ciêntistas do programa espacial europeu.

luis coimbra

Anónimo disse...

um estudante de informática dando seus pitacos em bilogia...

Carlos Schimidt disse...

luis

favor, quero a fonte da informação...porque falar até papagaio fala, quero ver provar

FPtrad disse...

Olhe senhor Luís Coimbra, tenha então muito cuidadinho com a sua ortografia, pois arrisca-se a não passar nos exames e ainda menos a arranjar emprego. É que o simples facto de saber informática não lhe abre todas as portas, pois as agências de selecção de pessoal e os centros de emprego deitam para o lixo um currículo ou uma carta de candidatura espontânea. Por isso, não corra esse risco, caro estudante... E já agora, aproveite para pôr em dia a sua cultura geral: é que burrices como a sua caiem muito mal quando estiver à procura de emprego...
Muito boa noite.

Anónimo disse...

O anónimo das 20:57 é bem capaz de ter razão. E se tal acontecer, pobre Rússia, pobre mundo.
-----------------------
Para quem estiver interessado, o blog já começou e dará resposta às interpretações falaciosas que por aí andam.
foreverputin.blogspot.com

Anónimo disse...

Sandra(mais um insulto).

a senhora quando escolhe um namorado vai aos mais feios e pouco inteligentes certo?

hum, hipocrisia....

Eugênia se for bem aplicada é uma forma da sociedade melhorar, não confundam com os filmes de hollywwod nem com a propaganda de lula,

voçes deviam ler mais livrinhos, mas os certos e acreditar menos em fabulas.

lusi coimbra

Anónimo disse...

e pra ti um livro de como escrever o português corretamente hehehehe

Pedrinho Boiocó disse...

luis...você sabe que se fossemos uma sociedade eugênica, você seria esterilizado, certo?

Anónimo disse...

caro Carlos Schimidt, foi um debate, troca de impressões que assisti,

concordei que teria algum sentido essa observação e no debate(eram 5) gerou-se alguma unanimidade sobre essa possibilidade.
Não é nenhum parecer, apenas dei a minha opinião meu amigo...

Como diria o Herman José sobre opiniões “as opiniões são como as vaginas: cada mulher tem a sua e quem quiser dá-la, dá-la

luis. coimbra

Sérgio disse...

Carlos, eu sei que não é nada comigo, mas se for por ai, também o Luis lhe poderia vir pedir provas de que é biologo molecular, o que o leva a pensar que a sua opinião é mais credivel do que a ele? Esperava mais de si, como bilogo molecular, deveria rebater a teoria apresentada por ele, até porque fez questão em puxar pelos "galões" e terá dessa forma os conhecimentos especificos que lhe permitem ver esta questão de uma outra forma.

Pedrinho Boiocó disse...

porque seu cérebro é extremamente fraco em linguagem. Não seria justo passar genes tão fracos para frente, não acha?

Carlos Schimidt disse...

sérgio

quer ver o meu diploma de
graduação e da minha especialidade?

Carlos Schimidt disse...

aliás sérgio,

Eu poderia expor várias teses, artigos pesados, etc pra rebater as inverdades ditas por esse luis. Só que você acha que ele estaria aberto para entender? Claro que não, conheço bem o tipo. São teimosos, acham que sempre estamos a esconder a verdade...etc etc etc

Me admira você, que ainda cai nesse papo

FPtrad disse...

Eugênia? Eu só conheço a Eugénia Melo e Castro (lol)... você deve estar a querer dizer "eugenia".

Quanto a namorados, o meu namorado é deficiente motor: tem as pernas atrofiadas devido a um nascimento prematuro e a um problema de incubadora. No entanto, não me passa pela cabeça trocá-lo por outro. Porque ele é muito, mas muito mais inteligente do que você. E tem algo que você parece não ter: coração.

Aliás, não se escreve "voçes", mas "vocês". Como é que é possível você ser tão burro??? É que, pelos vistos, você nem sequer sabe ler e corrigir os seus erros. Enfim, um caso perdido...

Quanto aos "livrinhos certos", olhe, meta-os num certo sítio...

Anónimo disse...

"Olhe senhor Luís Coimbra, tenha então muito cuidadinho com a sua ortografia, pois arrisca-se a não passar nos exames e ainda menos a arranjar emprego. É que o simples facto de saber informática não lhe abre todas as portas, pois as agências de selecção de pessoal e os centros de emprego deitam para o lixo um currículo ou uma carta de candidatura espontânea. Por isso, não corra esse risco, caro estudante... E já agora, aproveite para pôr em dia a sua cultura geral: é que burrices como a sua caiem muito mal quando estiver à procura de emprego...
Muito boa noite"

obrigado pela dica,

vou tentar superar as suas expectativas

que bom é saber que ainda existem pessoas que se interessam pelos outros e que procuram realmente ajudar!

luis coimbra.

Carlos Schimidt disse...

e mais uma coisa sérgio...eu não trabalho com "achismos".

Sérgio disse...

Carlos em que é que isso iria ajudar o Luis? Acho que mais do que apregoar as suas competencias, deveria po-las em pratica e dizer-nos a todos porque é que a ideia apresentada pelo Luis é assim tão disparatada. A ver se consigo aprender alguma coisa já que não se trata da minha area, e pode ser que no futuro o Luis não mais repita essa asneira.

Sérgio disse...

Caro Carlos nada de pesado, uma coisa muito simples, acredite que apenas quero perceber porque é que considera essa ideia tão descabida.

Carlos Schimidt disse...

sérgio, você só pode estar brincando, não é?

você quer que eu prove aqui, num simples comentário de meia dúzia de linhas, como funciona a genética da espécie humana. Meu caro, era melhor que você me pedisse pra eu explicar o Capital do Karl Marx!!!O trabalho seria mais fácil...

Mas se você quiser ficar com as idéias do luis, porque são simples, tudo bem...pra mim não faz a menor diferença.

Anónimo disse...

xii FPtrad,

tão mau humor,

Eu não tenho culpa que a sua vida seja dificil.
A maioria(repito, maioria) das pessoas fica atraida por pessoas bonitas, saudaveis e inteligentes, o facto de alguem ser bom ou mau é subjectivo e para si alguem que é bom pode ser para mim mau.

se quiser vencer-me no debate tem de ser nos argumentos e escrever frases com lógica, escrever sem erros até um menino de 10 anos com acesso a um pc consegue..

tem de tentar fazer melhor porque não chega,

olhe, eu não sou tão burro assim, sabe que tenho um QI de 160, agora acredite se quiser.

e quando falar de inteligencia procure primeiro começar pelo simples, procure entender o que é o átomo ou conceitos básicos da vida como a gravidade, é que falar de temas sem os dominar é batota.

luis coimbra

Carlos disse...

sérgio
mas se você for curioso, comece pelo

Luici Cavalli-Sforza

Anónimo disse...

QI 160!?!!

HAHAHA

o cara tem o QI do Einstein!!!! Einstein tinha esse QI...cara você é um gênio...um simples estudante de informática com esse QI, você deveria estar nas melhores faculdades do mundo. HAHAHAHAHA
cara, se for mentir , mente por baixo

Anónimo disse...

Carlos Schimidt o facto do senhor ser biologo molecular prova o que??

Conheço muitos colegas meus que em o curso de informática e levam um "baile" de amigos meus que não têm o curso.

isso não prova nada, o sr. devia saber que os melhores profissionais são autodidatas e...

A QUALIDADE BÁSICA DE ALGUEM QUE TEM GOSTO EM APRENDER É RESPEITAR A OPINIÃO DOS OUTROS E TER O ESPIRITO ABERTO.

o sr. não tem nenhuma dessas qualidades.

luis coimbra.

Sérgio disse...

Pronto Carlos, não se chateie, não está cá mais quem falou. Aliás nãos sei onde disse que concordava com as ideias do luis. Mas acredite que também é dificil acolher a sua oipinião, apenas porque é Biologo molecular e pode atesta-lo com os respectivos certificados. Digamos que não é nada elucidativo.

FPtrad disse...

Quem disse que a minha vida era difícil? Vivo com a pessoa que amo e isso basta-me.
O resto não me interessa. Muito menos a sua imbecilidade e as suas teorias "científicas". Pode perceber muito de átomos e de física e de muitas outras coisas, mas não percebe nada relativamente a conceitos como "dignidade humana" e "direitos humanos". Aliás, vejo em si uma grande miséria espiritual, que nem os seus conhecimentos "científicos" podem colmatar. Já dizia um famoso filósofo francês que a ciência sem consciência só serve para causar problemas.
Vou ficar por aqui, pois não me apetece continuar a perder tempo consigo. Deixo-o entregue à sua imbecilidade e à sua miséria espiritual.
Boa noite.

Fábio disse...

A probabilidade de nascer uma pessoa com um QI tão elevado assim é de 1 pessoa em 1.000.000 nascimentos

Se você é português, então somos privilegiados, porque estamos falando com um dos 10 maiores QI de Portugal!!!!


http://www.osdeusesdevemestarloucos
.com/index.php/2009/03/miudo-de-6-
anos-com-qi-superior-a-einstein/

Anónimo disse...

o luis deve ser um nerd virgem sem namorada hehehe

Anónimo disse...

^^
e frustrado

Anónimo disse...

Na verdade, existem diferenças entre seres humanos, umas ditadas por condições geográficas, outras por questões... quem sabe se raciais?

Por exemplo, os habitantes de regiões de alta montanha (Bolívia, Peru, Nepal, etc.) têm mais sangue no seu corpo que os das zonas baixas. Isso permite-lhes compensar a rarefação do ar: Mais sangue transporta mais oxigénio.

Do mesmo modo, os habitantes da região dos Afars, na Etiópia, resistem melhor ao aquecimento corporal do que os habitantes de regiões temperadas. São dados estudados e que já apareceram no Discovery Channel.

E depois temos fenómenos inexplicáveis.

Se não existem diferenças entre raças, e se todos os seres humanos são ÚNICOS, porque é que as pistas de 100 e 200 metros, no atletismo, são maioritáriamente ocupadas por pretos? E na natação, porque é que os brancos ocupam as pistas?

E já agora, porque é que, nas maratonas aquáticas, as mulheres aguentam-se melhor que os homens? E porque é que na super maratona nos EUA (que atravessa o Vale da Morte e tudo), os trintões e quarentões resistem melhor dos que os mais jovens e ganham as corridas?

Nada sei quanto a isso dos testes de inteligência, sobretudo porque agora até já se inventaram conceitos como "inteligência emocional" e outras inteligências do género.

Mas o facto é que diferenças devem existir, pois Europeus e Asiáticos desenvolveram-se enormemente; até povos importantes das Américas (Toltecas, Olmecas, Maias, Aztecas e Incas), isolados como estavam, tiveram um desenvolvimento notável; mas na África sub-sahariana o desenvolvimento é quase nulo. Qual a razão?
O isolamento não o justifica (nem sequer estavam isolados); não foi por falta de recursos; a escravaturam, frequentemente apresentada como uma das causas, é na verdade a consequência da fraqueza (só quem é fraco é que é escravizado).
Qual é então a razão para esse sub-desenvolvimento?

O que eu quero dizer é que há, comprovadamente, diferenças entre tipos de pessoas (e não apenas de pessoas, isoladamente). Há diferenças entre povos, entre raças e até entre géneros.

Se constata-lo e afirma-lo é racismo, então algo está mal na nossa sociedade. É censurar factos por motivos politicos. É mentir.

PS- já agora, pode-se dizer "pretos", ou só se pode dizer negros ou "africanos? É que por todo o lado se diz "brancos" e isso não parece ser racismo...

Matheus Klein disse...

Concordo em gênero, número e grau.
A genética também explica o porquê dos portugueses terem contribuido tão pouco para a intelectualidade mundial. São poucos os exemplos de gênios portugueses que contribuiram para a humanidade. Isso se deve porque, como são povos formados para o mar, se preocuparam mais em desbravar novos horizontes que desenvolver sua intelectualidade.

Sérgio disse...

As diferenças raciais só se tornam um problema quando são usadas como base para fazer uma discriminação. O problema é que normalmente quem aborda estas questões não fica pela afirmação das diferenças como quer fazer crer, mas trazem questões associadas que normalmente mantêm escondidas até se sentirem seguros o suficiente para as revelar.

Pippo disse...

Eu só queria dizer que acho muito bem que o Putin tenha ordenado a reabertura de uma fábrica e o salvamento de postos de trabalho (por cá os empresários fecham fábricas com dívidas e abrem outras - "na hora" - na Freguesia ao lado), mas já que se fala de outras coisas, continuem que também está a ser giro :o)

Sérgio disse...

Matheus Klein, e já agora qual é o povo que tem essa quantidade toda de génios?

Matheus Klein disse...

Enquanto a média do QI europeu fica ao redor de 100, o português tem o QI de 94. Abaixo do 96 da Rússia e 97 da Espanha.

Só o isolamento em relação à europa não explica o baixo QI português. Porque países mais isolados, como a Finlândia, apresentam um QI de 97.

Anónimo disse...

Onde é que estão esses dados publicados?

Matheus Klein disse...

sérgio


os judeus...qual povo tem o maior número de gênios na atualidade? Pense só, toda a populção judia do mundo não passa de 10 milhões, mas temos mais da metade dos prêmios nobel.

Sérgio disse...

O Português tem um Q.I: de 94?!... Ai esta não deixo passar, só vendo para crer como S. Tomé e o nosso PM. Prove lá isso se faz favor.

Matheus disse...

http://en.wikipedia.org/wiki/IQ_and
_Global_Inequality

Anónimo disse...

é o brasileiro,lol

raça suprema do universo!

Sérgio disse...

Matheus só porque tem muitos prémios Nobel consideram-se como os tipos mais inteligentes do planeta, e esta, hein?

Sérgio disse...

E então todas as descobertas e progressos alcançados no passado por civilizações anteriores aos prémios Nobel? Onde encaixa isso?

Sérgio disse...

Matheus confesso que não fiquei muito esclarecido com o artigo da Wikipedia, se calhar o problema é o meu IQ de 94 que não ajuda muito. Mas compreenda por favor que mesmo que lá estivesse alguma coisa muito explicita nesse sentido, mesmo assim eu teria muitas reservas, pois todos nós sabemos como funciona a wikipedia não sabemos, e hoje em dia muita gente sabe escrever o inglês, até os Judeus...

Matheus disse...

QI EUROPEU 2006

Italy 102
Iceland 101
Switzerland 101
Austria 100
Luxembourg 100
Netherlands 100
Norway 100
United Kingdom 100
Germany 99
Belgium 99
Estonia 99
Finland 99
Poland 99
Sweden 99
Czech Republic 98
Denmark 98
France 98
Hungary 99
Latvia 98
Spain 98
Belarus 97
Russia 97
Ukraine 97
Moldova 96
Slovakia 96
Portugal 95 <------------
Armenia 94
Georgia 94
Romania 94
Bulgaria 93
Greece 92
Ireland 93
Lithuania 91
Albania 90
Croatia 90

FONTE: Richard Lynn and Tatu Vanhanen (2006). IQ and Global Inequality. Washington Summit Publishers: Augusta, GA

desculpem, é 95 e não 94

Anónimo disse...

Interessante (ainda que controverso).

Os portugueses têm um IQ de 95, ao passo que os espanhóis têm um de 97. Os austríacos e os holandeses ficaram mais burros em 4 anos (desceram de 102 para 100, o que indica que dentro de 12 anos devem ter-se tornado portugueses, e mais umas décadas e estão brasileiros!).

Como é que são realizados estes testes? São através de exercícios de raciocínio culturalmente isentos? E será que são afectados pela instrução escolar? Isso influenciaria os resultados...

Matheus disse...

Os maiores gênios da humanidade foram judeus. Pense só, somos poucos em relação à população mundial mas produzimos mais que qualquer outro povo. Não ver isso, é receber um atestado de burrice

Anónimo disse...

Matheus Klein,

vamos partir do prencipio que o sr. é uma pessoa séria, então se sim, vai deixar de usar fontes como a wikipedia(e eu até uso de vez em quando).

Um teste de QI deve ser feito até aos 25 anos, a partir dessa data o cerebro começa a deteriorar-se, depois, um teste de QI a nivel nacional é IMPOSSIVEL de ser realizar.

por isso, esqueça a comparação entre nações.

não tem sentido os espanhois terem 97 e os portuguêses 94 ou até os irlandeses 90 ou gregos 93!!!!

onde é que se viu os gregos terem menos inteligência que os judeus!!!!!!!!!


o berço de tudo que é belo, o povo grego com menos inteligência que os judeus.

Ao longo da história practicamente todos os povos os tentaram exterminar os judeus e ainda hoje muitos o desejam, qual é a causa?

lusic coimbra.

Anónimo disse...

bom, portugas. Agora vocês sabem porque o país de vocês é pobre e fracassado. É falta de cérebro!!!
Essa tabela do Mateus só comprova mais que as piadas de portugas são verdadeiras ehehehehe

Matheus disse...

inveja luis, inveja dos judeus hehehehe...a inveja é uma força muito forte

FPtrad disse...

Hum... admira-me que os italianos, sendo tão inteligentes, tenham escolhido alguém como o Berlusconi para Primeiro-Ministro... há qualquer coisa que não está bem.

Quanto às diferenças fisiológicas dos vários povos ditadas pelo clima e pelas condições geográficas, não vou pôr em causa o que o anónimo das 23:12 disse. Aliás, toda a gente sabe que as diferenças de tom de pele se devem ao clima e ao ambiente. O problema é que muito boa gente serve-se dessas diferenças para discriminar as pessoas e para estabelecer teorias de uma pretensa "superioridade racial". Quanto aos testes de inteligência, são como os biquinis: mostram muita coisa, mas escondem o essencial (o como e o porquê).

Matheus disse...

luis, aqui está a fonte pra você...não tirei da wikipedia

eu tenho o livro do Lynn, não existe versão na internet (pelo menos não encontrei). Mas se você é tão "autodidata" não custa nada comprar ele

http://www.rlynn.co.uk/index.php?page=richard-lynn-and-tatu-vanhanen-iq-and-global-inequality-2006

Anónimo disse...

"Os maiores gênios da humanidade foram judeus. Pense só, somos poucos em relação à população mundial mas produzimos mais que qualquer outro povo. Não ver isso, é receber um atestado de burrice"

e mesmo que isso fosse verdade aonde quer você chegar?

Exterminam-se os outros povos e fica só o 4º reich de Judeus?

Os outros povos passam a prestar vassalagem aos judeus?

Toda a gente tem que se curvar perante essa "superioridade" dos judeus?

O Sr se é realmente judeu devia ter vergonha na cara pois esses seus comentários até ofendem a memória dos milhões de judeus que caíram e foram brutalizados vítimas de arrogância, orgulho e preconceito de pessoas que pensam dessa mesma forma.

Matheus disse...

"Hum... admira-me que os italianos, sendo tão inteligentes, tenham escolhido alguém como o Berlusconi para Primeiro-Ministro... há qualquer coisa que não está bem."

os italianos nos deram Roma e a Renascença, que Portugal deu?

Anónimo disse...

e mais um imbecil brasileiro com ódio a Portugal

Anónimo disse...

"os italianos nos deram Roma e a Renascença, que Portugal deu?"

Os brasileiros.

Tem toda a razão. Os portugueses só fizeram porcaria, mesmo.

Anónimo disse...

bem os judeus são bons a conseguir arranjar probelmas a eles e aos outros povos do mundo..

grande feito dos judeus, roubar terra aos palestinianos e viver às custas do negócio do holocausto.

Um povo de ladrões que oprime um pobre povo que nada tem,
Até judeus ilustres já se manisfestaram contra essa vergonha que é um povo fazer-se de vitima e viver à custa das esmolas dos contribuintes alemães.

ditos populares;

povo mesquinha
reles e intriguistas
cheiram mal,
enfim, por onde andam há sempre fome, sofrimento...

por isso é que tomas jefferson disse que se os judeus entrarem nos EUA a raça branca tem os dias contados e os nosso filhos vão odiar-nos por o termos permitido,
Olhem para os EUA, toda a merda que lá existe tem origem nos judeus,
Até as leis de imigração permissivas que mudaram a face étnica da américa foram eleboradas por judeus na decada de 60'(cellar).

eles fizeram isso porque saberiam que nunca estariam seguros numa america branca e cristã.

se me perguntarem os judeus são inteligêntes.. a minha resposta é sim

como colectivo, como povo não têm valor e são uma ameaça para a paz no mundo.

Sérgio disse...

Matheus os Prémios Nobel a mim não me dizem nada, e nessa sua teoria que tem como fundamento numa tabela da Wikipedia de origem muito duvidosa seguramente que não me diz nada. Mas se quer realmente provar que são o expoente máximo da inteligencia diga-me porque nunca conseguiram ao longo da vossa história, manter um país vosso até muito recentemente e apenas o lograram com a ajuda estrangeira após a I Guerra Mundial?

FPtrad disse...

O que Portugal deu? As grandes descobertas geográficas dos séculos XV e XVI (com todas as consequências positivas, mas - infelizmente - também negativas) e o aperfeiçoamento dos instrumentos náuticos legados pelos Árabes, a descoberta de novos alimentos e sabores, um prémio Nobel da medicina e outro da literatura (quer se goste dele ou não...), a abolição da pena de morte... enfim... quer mais exemplos?

Matheus disse...

anonimo 23:52

Que eu saiba, não foram os judeus que criaram ou defendem a eugenia. Que eu saiba, não fomos nós que defendemos a eliminação dos menos aptos e inteligentes.
Porque se de fato formos escolher somente os povos mais inteligentes para mandar no mundo somente os asiáticos (corenaos, japoneses e chineses), além dos judeus, estariam aptos para isso. Vocês, ditos eugenistas, estão cavando a própria cova de vocês.

Anónimo disse...

O que Portugal deu? As grandes descobertas geográficas dos séculos XV e XVI

não sei se é motivo de orgulho a criação de nações subdesenvolvidas nos trópicos. eu teria vergonha de não ter criado nenhuma nação rica comos os ingleses e franceses fizeram


um prémio Nobel da medicina e outro da literatura

o inventor da lobotomia, muito orgulho hehehehe

FPtrad disse...

Desculpe, senhor anónimo das 23:55, mas comentários como o seu são uma vergonha! São pessoas como você que provocaram o genocídio judeu e a Inquisição.
Você pretende ser anti-sionista? Pois eu só vejo um anti-semita.

Eu também não gosto do Netanyahu e dos judeus ultra-ortodoxos, mas também não gosto do Hamas.

Wandard disse...

"Eu só queria dizer que acho muito bem que o Putin tenha ordenado a reabertura de uma fábrica e o salvamento de postos de trabalho (por cá os empresários fecham fábricas com dívidas e abrem outras - "na hora" - na Freguesia ao lado), mas já que se fala de outras coisas, continuem que também está a ser giro :o)"

Pippo,

Não podemos esquecer as concordatas e falências dos Estados Unidos e os muitos postos de trabalho que não serão reativados, sem falar que passaram a omitir as informações do número de desempregados quando ultrapassou os 12 milhões, e sem falar da China, Japão... Não verifiquei nenhuma reportagem em que qualquer dirigente tenha mandado reabrir os postos de trabalho nestes países.

Matheus disse...

o que vem de baixo não me atinge...enquanto eu ando de BMW, tenho um apartamento de cobertura no em Ipanema, vocês vivem esquecidos numa maloca de uma país esquecido como Portugal.
No mais, é pura inveja da nossa intelectualidade. Vão trabalahr, estudar, seus vagabundos...parem de ter inveja dos judeus. Meu pai era pobre, veio para o Brasil sem nada e conseguiu fazer uma pequena fortuna. Por que não fazem o mesmo, bando de invejosos?

Anónimo disse...

Matheus disse...
QI EUROPEU 2006

Italy 102
Iceland 101
Switzerland 101
Austria 100
Luxembourg 100
Netherlands 100
Norway 100
United Kingdom 100
Germany 99
Belgium 99
Estonia 99
Finland 99
Poland 99
Sweden 99
Czech Republic 98
Denmark 98
France 98
Hungary 99
Latvia 98
Spain 98
Belarus 97
Russia 97
Ukraine 97
Moldova 96
Slovakia 96
Portugal 95 <------------
Armenia 94
Georgia 94
Romania 94
Bulgaria 93
Greece 92
Ireland 93
Lithuania 91
Albania 90
Croatia 90

FONTE: Richard Lynn and Tatu Vanhanen (2006). IQ and Global Inequality. Washington Summit Publishers: Augusta, GA


HIHIHIHI, AS PIADAS DE PORTUGUESES SÃO VERDADES!!!!!

Sérgio disse...

Ainda bem que os Portugueses criaram o Brasil para que o pai do Matheus possa ter ido para lá para fazer uma pequena fortuna e ele hoje ter uma piscina... Caro Matheus os Judeus até podem ser inteligentes, mas o senhor deve estar um pouco abaixo da media do QI Judeu.

Anónimo disse...

FPtrad, sou o anónimo das 23:55,

faço-lhe uma pergunta, os nazis pretendiam eliminar os judeus( e nada justifica este acto), mas diga-me, na sua opinião eles fizeram isso porquê? porque dormiam mal e sofriam de azia?

outra coisa, um genocidio é a eliminação de um povo certo?, então e o exterminio que os europeus estão a ser vitimas nos EUA, quando já está provado que esse objectivo foi um esforço do lobby judeu..

o que me diz quando ha estudos que apontam que os brancos nos EUA vão desaparecer totalmente até ao final deste século, não poderá ser isso tambem considerado um acto de genocidio?

deve pensar que os judeus são alguns santos,

muito cuidados com as acusações de anti-semitismo, por vezes os judeus tambem se portam muito mal,

ja aqui alguem viu um judeu assumir um erro?

Matheus disse...

'Caro Matheus os Judeus até podem ser inteligentes, mas o senhor deve estar um pouco abaixo da media do QI Judeu."

mesmo assim, estarei acima do QI médio português hehehehe

Wandard disse...

Cada povo tem sua contribuição no desenvolvimento da humanidade, independente do continente aonde habite ou tenha habitado. Portugal tem e sempre terá seu lugar na História pela sua grande contribuição no desenvolvimento das navegações e pelo advento dos chamados "descobrimentos" de novas terras e rotas de navegação. O desenvolvimento de uma nação é uma questão cultural e no caso das nações construidas ou colonizadas a culpa não é unilateral.

Sérgio disse...

Baseando-se em quê caro Matheus? nos prémios Nobel e nos QI que apresentou, são esses os argumentos que tem, não é capaz de mais nada? Olhe que eu até gostava que fosse verdadeiramente inteligente e defendesse os seus pontos de vista com clareza e fundamentação porque teria alguns assuntos a discutir consigo sobre Israel e os Judeus, mas parece que não passa dos Nobel e o QI dos Portugueses ser de 95. É uma pena.

Anónimo disse...

OOOH PORTUGUESADA BURRA

Anónimo disse...

Matheus, grandes judeus da história.

Bernard Madoff

maior caloteiro,fraude de 50 biliões( e a contar...), espero que o seu papai não seja sócio.

Os portuguêses são um povo com honra e com muito sacrificio e suor construiram um império, iniciaram a era moderna, foram os português que unificaram o planeta, antes todos pensavam que o planeta era um prato. criaram países que hoje no mundo são 8 que falam o português em todos os continentes e que muito nos orgulham, todos eles, desde timor ao brasil portugal tem orgulho e carinho pelas antigas colónias.

Portugal vive em paz na comunidade internacional e é respeitado no mundo ao contrario dos seus..

no brasil existem milhões de luso-brasileiros que cuspiriam na sua cara se você disse isso que disse de portugal, os brasilerios são em grande parte os filhos dos colonizadores e o sr. indirectaente está a afirmar que os brasileros são todos estupidos

justa ou injustamente aprecie a boa vida que tem que em grande parte foi graças ao sacrificio de muitos antepassados portuguêses e da nação portuguêsa

e de futuro, antes de falar de portugal dobre a sua lingua suja,

luis coimbra.

Sérgio disse...

Eu até estou disposto a aceitar que os Portugueses serão pouco inteligentes, depois que alguem aqui me convença disso. Por isso façam o favor, para as pessoas muitos inteligentes e corajosas que por aqui andam não será nada dificil. Então para os Judeus, dada a desproporção de QI...

Sandra disse...

FONTE: Richard Lynn and Tatu Vanhanen (2006). IQ and Global Inequality. Washington Summit Publishers: Augusta, GA

Interessante que essa tabela que mostra os países africanos nos últimos lugares serve aos racistas portugueses. Pra comprovar a inferioridade dos africanos ela serve, mas pra provar a inferioridade dos portugueses em relaçao ao resto dos europeus não serve.
Isso mostra ainda mais como esses metidos a racistas só usam dados que lhes interessam. E como essa gente é irracional.

Anónimo disse...

Portugal vive em paz na comunidade internacional e é respeitado no mundo..

RESPEITADO ONDE? PORTUGAL É MOTIVO DE PIADA EM QUALQUR LUGAR...HEHEHE


Por que deixaram de passar filmes nos aviões em Portugal?
Pois quando terminavam os portugueses saiam pela porta de trás

Zé Carlos disse...

sem ofensas, queridos portugueses mas como se mede o quociente de inteligência de um portuga?

Com o calibrador de pressão de pneus



ehehehe

abraços

Anónimo disse...

os carrascos da familia real russa foram judeus, motivo pelo qual o povo russo não é "grande amante" dos judeus.

os lideres bolcheviques eram quase todos judeus, o regime monstruoso que foi implantado na russia foi concebido por judeus...

ironia da história, depois começaram a ser maltratados pelo regime soviético, começaram a aliar-se ao grande "irmão americano"

mais ironico ainda, depois de conquistarem o amor dos americanos, queimaram-nos!!

Na decada de 60' o loby sionista mudou a politica de imigração americana e os brancos passaram de 90% de pop para 64% actualmente e brevemente uma minoria...

os judeus adoram trair e destruir os amigos, imaginem o que eles fazem aos inimigos...

mas o que é mesmo ironico é que els próprios estão a desaparecer nos estados unidos devido à assimilação, ou seja, a minoria dos judeus que não presta, sobretudo os lideres destruiu o próprio povo judeu porque não perceberam que era impossivel os judeus sobreviverem a uma avalanche de imigração como a que os EUA assistiram desde a decada de 60'

bem dizem os americanos,

easy come, easy go,

o destino é implacavel.

luis coimbra.

Anónimo disse...

Um espanhol entra no hospital e diz ao médico:
- Eu quero ser um argentino, podem-me fazer uma operação dessas?
- Homem, mas para que é?
- Podem ou não?
- Podemos, mas é arriscado, vamos ter que lhe retirar metade do cérebro
- Metade do cérebro?
- Sim, para ser argentino temos que lhe tirar metade, mas é muito delicado, porque se tiramos mais de metade, damos-lhe cabo da vida.
- Não interessa, eu quero ser argentino!
Durante a operação há um problema com uma máquina e retiram 90% do cérebro do paciente...
- Você viu o que fez? - Pergunta o médico
- Eu sei, mas doutor, a máquina...
- A máquina nada! Você deu cabo do homem!
- Mas doutor, ele ainda está vivo!
- AINDA ESTÁ VIVO??? Impossível! Mas nem tem metade do cérebro!
- Mas é verdade doutor! Olhe, ele está acordando.
- É um milagre! Homem, você está bem? - Pergunta o médico ao paciente.
- Han? O que shtá a acuntcer cá que não shtou a entendeire? Oh pah

Anónimo disse...

ta fixe essa lol,

aqui em portugal contamos mais a gosar com alentejanos

Sérgio disse...

Para os amigos Brasileiros que por aqui andam quero-lhes pedir desculpa, por uma razão, a minha polidez por vezes faz com que não vá ao fundo das questões com receio de magoar os outros, mas porque alguns insitem ema citar anedotas onde pretendem incluir os Portugueses, eu sinto-me desobrigado de observar as regras das boas maneiras e gostaria de lhes fazer um reparo. Já repararam na diferença de discurso de um Português e um Brasileiro e na qualidade entre ambos, e não é preciso ir longe, a começar por este blog, a impressão com que fico é que de entre os Brasileiros que conheci aqui, muito poucos se aproximarão da nossa capacidade argumentativa e em termos de conhecimentos, de entre esses destaca-se mas de longe pela qualidade das intervenções e pela informação trazida, o meu amigo Wandard. Será que os restantes não se apercebem disso e ainda querem vir para aqui insultar os Portugueses fazendo-se passar por pessoas muito inteligentes?!.. Outra coisa, quando navego pela Net leio informação Brasileira em jornais por exemplo, a sintese com que informação é tratada é gritante, como se se pudesse tratar todos os assuntos em algumas linhas, a Wikipedia quando encontro artigos tratados por Brasileiros (e acreditem que se nota logo) a informação é quase sempre escassa, pouco rigorosa e omissa sobre muitas coisas, façam um exercicio comparem com um artigo em lingua inglesa que percebem logo o que digo. É preciso que os Brasileiros evoluam e aprendam em vez de virem para aqui insultar os Portugueses, até pelo seu elevado numero que faz com que tenham um papel preponderante no mundo da lingua Portuguesa. Já que estamos numa de apontarmos os defeitos uns aos outros aqui fica, a ver se podemos todos melhorar.

Baixo QI português disse...

2 + 2 = 5

Anónimo disse...

Não entendo nada. Deve ser o meu índice de QI de 95!

Anda por aí um brazuca xenófobo e anti-lusitano a dizer que o nosso índice de 95 confirma as "piadas de português".
E o índice de 87 dos brasileiros? Isso só confirma que as piadas de português são uma mera projecção de um povo BURRO que é menos inteligente que o português e o argentino.
Já repararam que no Brasil as anedotas são sempre sobre portugueses e argentinos? E que, pelos vistos, estes são mais inteligentes que os brasileiros?
Cheira-me a inveja e recalcamentos. Afinal de contas, os portugueses fizeram o Brasil (e as mulatas!); e os brasileiros, fizeram o quê? Ah, já sei, inventaram as favelas, o Primeiro Comando da Capital, a prisão de Caramuru, etc.

Portanto, brasucas ignorantezinhos, guardam para vocês as vossas piadas e a vossa xenofobia bacoca, que está demonstrado que só o fazem por despeito.

Quanto à arrogância demonstrada pelo "judeu-brasileiro" Matheus: menino, você se enxerga, cara!
O Brasil já FOI conhecido pelo Cordovado e pelas praias de Ipanema. Agora é conhecido pela Rocinha, Comando Vermelho, PCC, Massacre da Candelária e Lula "cachaceiro" da Silva.
O nosso país é um coitadinho no canto da Europa mas ao menos não temos Presidentes cachaceiros e não temos índices de criminalidade como os vossos. Em Lisboa ainda se pode parar no sinal vermelho sem se levar com o cano de um "trintaoitão" na cara.

E quanto à superioridade dos judeus... Israel (judeus, lembra-se?) tem um índice de QI IGUAL, repito, IGUAL, ao de Portugal!!!! E isto de acordo com o livro que nos referiu.
Os judeus são uma grande coisa? Talvez os condicionalismo profissional a que foram sujeitos durantes séculos o explique. Por isso é que entre os judeus há muitos médicos, cientistas, comerciantes de diamantes e agiotas, daqueles que diziam que "quando há sangue na rua, comprem-se propriedades" (Barão de Rothschild).

Metam as vossas arrogânciazinhas no saco, ou onde vos der mais gozo, e tenham respeito por quem vos deu origem. E se não gostam do voso país sub-desenvolvido, devolvam-no aos índios.

Anónimo disse...

Este blog é da Rússia? acho que é de peixeirada luso-brasileira arraçada sem vergonha. Sugestão ao Milhazes: abra um blog para isso para ver se estas discussões se mudam para lá.
Este post é sobre Putin. E há um novo blog sobre Putin. Participem!

foreverputin.blogspot.com

Anónimo disse...

Corre o boato que Medvedev e os seus amigos mais chegados são judeus.

Anónimo disse...

E quanto à superioridade dos judeus... Israel (judeus, lembra-se?) tem um índice de QI IGUAL, repito, IGUAL, ao de Portugal!!!! E isto de acordo com o livro que nos referiu.

isso se deve aos palestinos que fazem a média cair, seu burraldo

Anónimo disse...

Quem pode ter orgulho de um país medíocre e sem futuro como Portugal? Só tendo um QI de 95 mesmo.

Anónimo disse...

"isso se deve aos palestinos que fazem a média cair, seu burraldo"

É mesmo??? Noooossa, imagino que sem os palestinianos a média fosse de quanto, 200? Esses Palestinos devem ser burros mesmo, né? Qual é o seu índice, é igual ao brasileiro?

Já agora, não é "isso se deve" mas sim "isso deve-se". Aprende português, burrilda!

Anónimo disse...

E os brasileros, que têm orgulho no seu país!?!

Deve ser por terem um QI de 87, ahahah!

87!!! Estão abaixo do SURINAME!!! Vêm depois do LAOS!!! Até estão abaixo das BERMUDAS!!!

Os brasileiros são menos inteligentes que as BERMUDAS!!!

E toda a gente sabe onde as bermudas roçam, não é?!?! :oD

Anónimo disse...

Sérgio

não sei como consegue ter essa calma.. respeito a sua capacidade de criar consensos.

neste caso, o que o sérgio disse apesar de ser totalmente verdadeiro cairá em saco roto, porque grande parte da sociedade brasileira tem um nivel socio-cultural muito baixo e os que têm uma maior cultura parece que têm uma lavagem cerebral e repetem dogmas sobre os portuguêses que foram criados artificialmente após a independencia do brasil.

falta de cultura e falta de bom senso.

A mim não me incomodam as piadas sobre os portugueses até me divertem, quando são contadas num contexto adequado, não me parece que seja este o melhor local para o fazer,

Eu acredito piamente que se o brasil conseguir criar um sistema de ensino de qualidade então será uma nação a ter em conta, mas t~em de mudar a actual classe politica que é corrupta, incompetente e ignorantes,

o brasil tem um presidente que é practicamente um analfabeto.

Eu sugeria que a maioria dos leitores brasileiros toma-se como exemplo a elevação e a qualidade dos artigos de wandard para aprenderem alguma coisa com ele, os leitores Portugueses cá do blogue respeitam-no, sejam mais como ele e assim vocês terão o nosso respeito.

bruno.

Jest nas Wielu disse...

Pena que qualquer discussão séria se transforma na batalha campal entre os brasileiros e portugueses em mostrar quem tem a maior pila...

A história com Deripaska de facto é mal contada, em TV Putin fez a figura do patrão – escravo, em privado a) Deripaska recebeu um chorudo subsídio estatal; b) os moradores das outras zonas da periferia receberam uma lição – quer dinheiro, corta a estrada e chama Putin, como Sr. Milhazes disse muito bem, não há nem tanto putin, nem tantos Deripaskas, para apagar fogos todos. Brevemente testemunharemos a entrega das ilhas ao Japão e o Extremo Oriente a China em concessão. Já se fala nisso abertamente.

2 FPTrad

Sabe, o Ruzian Boy tem a razão, de facto, na Rússia actual existe total liberdade para criticar o governo americano. Qualquer um pode entrar na Praça Vermelha e gritar “Eu odeio profundamente os EUA, Bush & Obama” e lhe garanto que nada de mal vai lhe acontecer. Juro!!!

p.s.
além de dizer que a espada parece uma faca, putin insultou a memória dos primeiros santos da IOR, dizendo que “em vez de lutar” os santos “ficaram deitados a espera de serem mortos”. Enfim, a linguagem e o cérebro de um coronel da KGB em acção.

Anónimo disse...

É pena que tantos europeus não saibam nada acerca da Rússia - ou saibam tanto acerca do que é a Rússia como acerca do que é um Estado de Direito democratico (aquela "coisinha insignificante" que permite que um jornalista tenha um blogue, e relate factos, e tenha inclusivamente opinião sobre eles, e que não consentiria que um primeiro-ministro humilhasse um empresário públicamente fazendo-o assinar em frente da comunicação social algo que é manifestamente contra a sua vontade e contra-natura do ponto de vista do fucionamento do mercado e da própria sociedade; aquela "coisinha insignificante" que permite que todos tenham direito à opinião, à sua expressão, e à expressão do disparate servido em doses generosas...).

gustav schuster disse...

português = raça inferior da europa

Anónimo disse...

esse lixo português infestou luxemburgo, porque não vão para casa...

Josh disse...

The 19th Century satirist, Nikolai Gogol, once said that Russia was a country of "fools and bad roads".

Wandard disse...

Jest,

O acordo para a entrega das ilhas já se arrasta faz uns quatro anos e envolve somente as Curilas o que seria devolvido à China já o foi. São acordos estratégicos e econômicos cujas nuances vão muito além das informações circuladas nas mídias ocidentais. Se você prestar bem atenção verá que por um trájica ironia do destino, o acidente do vôo da Air France retirou da prioridade a Coréia do Norte e anterior a isso as reuniões do Conselho de Segurança haviam terminado com os Estados Unidos querendo sanções duras, a Inglaterra sem direção, a França em cima do muro e a Rússia e a China botando o pé na parede, no final a Águia Careca não impôs sua vontade nem na reunião da OEA. Que diferença dos anos 90.

Quanto a Deripaska, não é nenhum segredo sua proximidade com o governo, além de atuar como intermediador de vários negócios internacionais para a Rússia.

Abraço,

Wandard disse...

Sr. Milhazes,

Vejo que a foto de Putin é da Associated Press (presumo), o texto da postagem no qual referencia o comentário de Putin é da BBC (Rupert Wingfield-Hayes) e todas as mídias reproduziram o mesmo comentário, intrigante se não fosse inglês, poderia não ser tão previsível.

Gilberto disse...

Esse Luís, pelo grau assustador de analfabetismo, deve ser o mesmo sujeito que assinava como "Vasco".

Um sujeito que nem sabe escrever em sua língua não tem nem moral para ser racista.(risos)

Gilberto disse...

Quem assiste televisão russa, acompanha imprensa escrita e escuta rádio(Eco de Moscou), sabe que de uns 6 meses para cá, Putin está cada vez mais desesperado. Até seu semblante está diferente.

Esse episódio, com o empresário, nada mais foi do que populismo barato para mostrar na TV que está "do lado dos trabalhadores". Quando é justamente o contrário. E não duvido que o Derispaka tenha acitado, previamente, essa pantomima.

Só sei que graças a Putin, a Rússia está tecnicamente entrando em uma depressão(um grau muito mais grave de recessão).

-----------

Aos russófilos antissemitas de plantão, lamento informa-los que poucas vezes, na história, os de ascendencia judáica tiveram tanto poder quanto agora na Rússia. De cabeça listo alguns nomes: Mikhail Fradkov, German Gref, Alexei Miller(o todo-poderosos da Gazprom), boa parte dos oligarcas que mandam no Putin e e possuem relações promíscuas com a KGB.

Youssef disse...

Que triste em ver os portugueses a fazer comentários odiosos contra brasileiros e judeus. Não é atoa que em Espanha diz-se "burrito como un portugués"...

Anónimo disse...

Parece que muitos brazucas têm casos mal resolvidos com Portugal.

Ou será pelo seu enorme complexo de inferioridade que não admitam que não são nada como povo, apesar da dádiva de Deus ( e os portugueses) lhes ter dado um dos territórios mais vastos e mais ricos à face da terra e eles preferirem o chopinho e o sambinha a trabalhar e se desenvolver.

Trabalhar cansa, né? ;)

É mais fácil pôr a culpa nos portugueses, apesar de já serem independentes há 180 anos.

Tristeza de povo.

Sérgio disse...

"Que triste em ver os portugueses a fazer comentários odiosos contra brasileiros e judeus. Não é atoa que em Espanha diz-se "burrito como un portugués"..."

Posso estar enganado mas quem despoletou tudo isto foi um Judeu Brasileiro (que veio dizer que os Judeus são o povo mais inteligente com base nos Nobel e houve Brasileiros que ficaram todos contentes com esta afirmação só porque os Portugueses haviam sido insultados, sendo-o assim sem se aperceberem duplamente, primeiro porque muitos descendem de Portugueses e depois porque foram relegados por essa teoria para o grupo dos menos inteligentes, então os argumentos apresentados para os Portugueses não são válidos para os Brasileiros, nomeadamente os QI e os Nobel), embora admita que teve eco naquilo que disse porque sem duvida há um ressentimento Brasileiro em relação aos Portugueses. Nos Brasileiros que não descendem dos Portugueses consigo compreender a razão desse ressentimento, nos outros não, se é que existe algum por aqui nessas condições. Por fim ainda vêm com lágrimas de crocodilo chorar por este "desaguisado" que eles próprios despoletaram, e ao que parece, incentivam. Parece que vou reflectir seriamente sobre este assunto.

Sérgio disse...

Alguns pormenores, o Judeu em questão gabou-se da superioridade Judia e não Brasileira, consideram-se em primeiro lugar Judeus independentemente do país em que vivem.

O anónimo que quer os Portugueses fora do Luxemburgo, se é Brasileiro, que legitimidade tem para fazer uma afirmação destas? Os Portugueses pelo menos são cidadãos de pleno direito da UE, e a inveja fica-lhe mal caro anónimo.

Sérgio disse...

E quanto aos Espanhois, já não é novidade nenhuma relativamente ao que pensamos uns dos outros. Não percebo ainda qual a necessidade constante de rebaixar um país pequeno e pobre como Portugal. Há por esse mundo fora muita obsessão contra os Portugueses, nós que somos insignificantes neste nosso rectangulo e só queremos é que nos deixem em paz.

FPtrad disse...

Olá Sérgio,

Os seus comentários são bem pertinentes. Quanto aos brasileiros, pergunto a mim própria por que carga de diabos eles têm tanta animosidade contra nós. O Brasil já tem mais de um século, por isso, já é um país bem "crescidinho" que não deve nada a ninguém. Só lhes falta dizer que nós, portugueses, temos a culpa relativamente aos problemas de corrupção, insegurança e injustiça social. Faz-me lembrar a atitude de certos adultos que não sabem assumir as suas responsabilidades de gente crescida e culpam a família por tudo e mais alguma coisa. Não tenho nada contra o Brasil e não alimento anti-brasileirismos primários, mas não tenho paciência para este tipo de atitude.
O que me irrita também é a permanente atitude de auto-flagelação dos portugueses, para a qual também não tenho paciência nenhuma...

Sérgio disse...

Olá FPtrad, concordo consigo, vamos lá a ver se os Brasileiros pelo menos quando forem ricos e para lá caminham com o petroleo todo recem-descoberto, para além dos recursos naturais do seu extenso território, não se esquecem de atribuir o mérito aos Portugueses, ou se pelo contrário só somos responsáveis pelas coisas menos boas que enfrentam,:).

Anónimo disse...

Jest:
queira dar pormenores sobre essa história dos santos, visto que a da espada também não a percebeu.Nem todos somos burros por aqui.

FPtrad disse...

Caro anónimo das 23:55,

Essa teoria da "conspiração judaica" para dominar o mundo já cheira a mofo. Anda a ler os "Protocolos dos Sábios de Sião", um dos maiores embustes de todos os tempos?
Sabe, nos Estados Unidos há lobbies para todos os gostos: o lobby judeu, o lobby gay, o lobby neo-conservador, o lobby evangélico, o lobby anti-aborto...

Acho que você anda a ver filmes a mais.

Caro Jest nas Wielu,

O facto dos russos poderem sair para a rua para se manifestarem contra os Estados Unidos sem serem incomodados pelas forças policiais não me surpreende nem um bocadinho... ;-)

Anónimo disse...

FPtrad_________

A senhora vê o mundo aos quadradinhos, ou seja, para si, a história tem uma só interpretação a preto e branco.

Estude bem o tema de imigração nos EUA e (provavelmente) irá concluir que o lobby sionista tem uma influência muito mais poderosa e negativa do que aquilo que pensa.

Por vezes a verdade encontra-se escondida em pequenos detalhes,

http://www.realzionistnews.com/?p=50

Se sabe inglês é so ler.

A sua observação sobre os mitos sobre os judeus é acertada, mas tambem é acertado afirmar que mesmo as lendas têm um fundo de verdade,

Estude com mais rigor( os livrinhos certos como diz o luis coimbra) e tire as suas conclusões.


não confunda a ameaça que os judeus são como entidade colectiva com a dignidade e o direito à vida que todos os judeus a nivel individual têm direito, ninguem aqui tem a ligitimidade de se apelidar de bom e mau, isso ja fez bush e deu-se mal.

anónimo das 23:55

Anónimo disse...

"Quem mal fala, sua boca suja."
Putin, disse hoje, aconselhando os seus ministros.
Em seguida convidou-os a passarem umas férias no Ártico, no novo Parque Nacional, claro, que é uma beleza. Pois é.
Homem espectacular!!!
É o princípio do fim de quem, JM?

FPtrad disse...

Eu não vejo a realidade a preto e branco, como você diz. Eu não considero os judeus como uns anjinhos (nem o Hamas ou o Ahmadinedjad) e confesso que a mania do "orgulho judeu" me irrita um pouco (embora compreenda porquê), mas recuso-me a fazer generalizações perigosas como você faz. Você é um tipo perigoso e pessoas como você arriscam-se a tornar o planeta ainda pior do que é.
Quanto aos "livrinhos certos", digo-lhe o que disse ao Luís Coimbra: ponha-os num certo sítio.

Boa noite e até nunca mais.

Anónimo disse...

http://foreverputin.blogspot.com/

deixem-se de racismos
leiam e aprendam sobre quem interessa aqui

Anónimo disse...

sou um estudioso da história dos portugueses. E após vários anos, cheguei a conclusão que quase todos são uns burros

Anónimo disse...

Quem assiste televisão russa, acompanha imprensa escrita e escuta rádio(Eco de Moscou), sabe que de uns 6 meses para cá, Putin está cada vez mais desesperado. Até seu semblante está diferente.

TAMBÉM NOTEI ISSO, ELE TÁ COM O ROSTO BEM ESTRANHO.

FPtrad disse...

"sou um estudioso da história dos portugueses. E após vários anos, cheguei a conclusão que quase todos são uns burros"

Hum... temos aqui uma sumidade que estudou a história de Portugal. Gostaria de ter a bondade de se apresentar, senhor historiador?

Gilberto disse...

Não conheço pessoalmente nenhum brasileiro que tenha antipatia por Portugal, e muito menos pelos portugueses. Pelo contrário, o sentimento, em geral, é de muita simpatia.


O "mundo real" é diferente do "virtual", onde um portuga cretino faz um insulto, um brazuca idiota responde com mais mal-criação ainda... aí fica essa lenga-lenga infantil.

Anónimo disse...

ADEMAIS, UM POVO (PORTUGUÊS), QUE TEM 11% DOS GENES DE ORIGEM JUDAICA, E FISICAMENTE SE PARECEM ÁRABES, NÃO PODEM SE DAR AO LUXO DE SEREM RACISTAS...

PORTUGESES, VCS DESCENDEM DE JUDEUS E ÁRABES. NÃO QUEIRAM SER SUECOS!

NÃO O SAO.

FPtrad disse...

Para o anónimo das 00:17,

Por acaso, os portugueses são descendentes de muitos povos: judeus, romanos, árabes, celtas, germânicos, etc, etc, etc.

E isso não me incomoda minimamente, muito pelo contrário.

Anónimo disse...

FPtrad,

Apenas queria dizer com isso que os portugueses não podem se dar ares de "arianos".

São misturados com povos semitas (além de outros), portanto, não podem se arrogar o direito de discriminar ninguém.

Anónimo disse...

os portugueses nao são semitas, são berberes, aliás como os bascos.
de árabe e judeu e negro há percentagens apenas.
em relação ao rosto de Putin, queiram explicitar a diferença que aqui o burro do tuga não a vê, para além de que está mais velho
( quem não está?)

Anónimo disse...

corte um portuga que sangra um negro

dito castelhano

Anónimo disse...

FPtrad, tenha calma, sabe que é preciso ter muita calma nos tempos dificeis que vivemos...

Entenda o seguinte, não existem seres humanos bons e maus, por natureza somos selvagens e fazemos tudo para sobreviver, ser bom ou mau como já lhe explicaram não é tão simples assim de definir.
Veja lá se a senhora não tem um lado obscuro que ainda desconhece, o especto das emoções humanas é muito vasto..

Quanto a fenomenos religiosos sabia que existem judeus que acreditam que hitler foi um profeta enviado por deus para os castigar e os obrigar de novo a voltar à terra santa?

Sabia que associar o nazismo ao nacionalismo é um grande erro(para não dizer má fé) visto o nazismo ter sido uma quase religião?
(leia o relatório de psicologos sobre os lideres nazis em nuremberga)

Eu não digo até nunca mais, eu digo boa sorte para a sua vida.

o anónimo,

Anónimo disse...

O problema é que as pessoas se envolvem emocionalmente ao falar destes assuntos, eu pessoalmente nunca tive qualquer medo em abordar determinados assuntos, seja Deus, Religião, raças, imigração, "fantasmas" mal de quem se nega a encarar certos assuntos só por medo e problemas de ego.

Aqui as pessoas pensam que os nacionalistas lusitanos são o inimigo mas um dia entenderão que somos amigos e só pretendemos o bem do mundo lusofono.

Não devemos estar aqui ferir suscetibilidades, é o que está a contecer, por isso peço aos irmãos nacionalistas que não se envolvam em conflitos com outros cidadãos de países irmãos e não escrevam mais neste espaço sobre estes temas porque não irá surtir qualquer efeito positivo como se está a verificar.

cada um que procure saber a verdade por sí próprio.

anónimo,

FPtrad disse...

Caro anónimo anti-semita,

Eu não vou continuar a discutir consigo, porque recuso uma ideologia que faz generalizações relativamente a povos e religiões e são essas generalizações que conduzem às discriminações, à injustiça e aos genocídios. Há que saber olhar "para além das máscaras": saber observar e compreender as pessoas, para além das ideologias. Isso é algo que você nunca compreenderá. Por isso, coloco um termo à nossa discussão, pois não tenho nenhum prazer em discutir consigo e espero que nunca tenhamos de nos cruzar na vida real.

PONTO FINAL

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Leitores, quem quiser medir crâneos e produtos afins, que crie um blog próprio. Este blog chama-se DaRússia. Limitem os comentários aos temas escritos. Por favor!

Anónimo disse...

FPtrad

Pode repetir aqui as linhas que eu escrevi onde manifestei o meu ineresse em vê-la à minha frente?

Pode repetir as linhas que eu escrevi onde me dirigi a sí, a senhora é que inicia as discussões e depois pretende dar "ares de intelectual", eu limitei-me a responder e não ser mal educado consigo que era o que mais merecia.

Espero que ao dar as aulas que não condicione a linha de pensamento dos seus alunos porque isso é indigno, e olhe que muitos não são estupidos e não alinham nessas ondas do politicamente correcto, procure pelo menos não destruir essas valiosas mentes.

E aquilo que eu sou ou deixo de ser não depende das suas classificações de pseudo-intelectal de esquerducha, eu tambem podia dizer de si muita coisa que desconfio que seja mas não o vou fazer por caridade.

as melhoras,

anónimo,

Anónimo disse...

Continuo à espera das respostas às perguntas que fiz sobre Putin. Isso é o que interessa e ninguém responde.

Anónimo disse...

sim falar de putin é extremamente interessante....

ganhe uma vida homem!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

é interessantissimo falar sobre Putin
foreverputin.blogspot.com

Anónimo disse...

Viva Portugal!

«O mais antigo ‹Mais antiga   1 – 200 de 201   Mais recente› Mais recente»