sexta-feira, dezembro 04, 2009

Presidente russo e norte-americano prometem continuar desarmamento nuclear


O Presidente russo, Dmitri Medvedev, e o seu homólogo norte-americano, Barack Obama, publicaram hoje uma declaração conjunta a propósito da expiração da vigência do tratado de redução de armamentos estratégicos ofensivos (START), no dia o5 de Dezembro, informou o serviço de imprensa do Kremlin.
“Reconhecendo a nossa intenção comum de manter a estabilidade estratégica entre a Federação da Rússia e os Estados Unidos, declaramos que continuaremos a cooperar no espírito do Tratado START depois da sua expiração, bem como assegurar a entrada em vigor de um novo tratado sobre armamentos estratégicos”, lê-.se num comunicado publicado pelo centro de imprensa de Dmitri Medvedev.
Durante a visita de Barack Obama à Rússia, realizada em Julho passado, foi assinado um acordo-marco de redução das armas nucleares estratégicas. As partes acordaram reduzir as cargas nucleares até níveis situados entre as 1.500 e as 1.675 unidades para cada país e os vectores até 500-1000 unidades para cada lado.
O tratado russo-americano expira amanhã, 05 de Dezembro, mas ambas as partes continuarão em Genebra as consultas para a assinatura de um novo acordo nessa matéria, informou hoje uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, citado pelas agências russas.
“As negociações vão continuar e prolongar-se-ão por vários dias, provavelmente também na próxima semana”, precisou a fonte.
O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Riabkov, e a sub-secretária de Estado norte-americana, encontrar-se-ão na próxima segunda-feira em Moscovo, durante uma reunião do grupo de trabalho conjunto para o controlo de armamentos, e debaterão provavelmente o tema das futuras reduções de arsenais estratégicos ofensivos.
O Tratado START-1, assinado em 1991 entre a União Soviética e os Estados Unidos, obrigou Moscovo e Washington a reduzir as suas ogivas nucleares até 6.000 unidades para cada lado.
Segundo as últimas estimativas, a Rússia possui 3.909 ogivas nucleares e 814 portadores, enquanto que os Estados Unidos possuem 5.576 ogivas e 1.198 portadores.

6 comentários:

Jest nas Wielu disse...

Um trabalho fundamental sobre a Talvisota (Guerra de Inverno), em russo:
http://aleksandr-kommari.narod.ru/talvisota_1.htm

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

já não vinha cá ha uns largos meses, em tempos admito que vinha para aqui ler os debates extrema-esquerda vs extrema direita com muita curiosidade, durante algum tempo decorreram com algum nivel, até que chegaram aqueles que nós sabemos e estragaram tudo.

deixo um abraço ao

Pippo, MSantos, Wandard e A.Henriques, ao Muccio com reticencias porque às vezes perdia-se com os nervos...

Bruno.

MSantos disse...

Bruno

Agradeço o seu cumprimento e retribuo com cordialidade.

Abraço
Manuel Santos

Pippo disse...

Bruno, em lugar de apenas deixar saudações (as quais agradeço e retribuo), seria melhor se participasse nas discussões, que é para isso que cá estamos :o)

Ab,

Wandard disse...

Bruno,

Retribuo e agradeço o abraço, e faço coro com o Pippo, não só apareça para deixar lembranças e saudações, participe também.

Grande abraço,