O novo satélite de comunicações “Ekspress-AM4”, lançado na madrugada de hoje do Cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão, não atingiu a órbita programada, anunciam agências russas.
“Depois da quarta ligação do bloco de lançamento, o bloco orbital deixou de enviar informação de telemetria”, noticia a ITAR-TASS, acrescentando que se desconhece o paradeiro do satélite.
Segundo uma fonte citada pela Interfax, os especialistas ainda esperam que apenas se tenha tratado de uma avaria no transmissor de informação de telemetria e que o voo do satélite decorre normalmente.
Caso se venha a confirmar a perda do satélite, tratar-se-á de um sério revês neste campo, pois o “Ekspress-AM4” era o satélite russo mais potente e mais moderno.
“Quanto aos seus parâmetros no campo das telecomunicações, trata-se de um êxito não só para a Rússia, mas também para todo o mundo”, declarou, no momento da partida, Igor Schegolev, ministro das Comunicações da Rússia.
Segundo ele, o satélite devia garantir um amplo leque de serviços no campo das telecomunicações, nomeadamente “a transmissão de programas televisivos digitais para o Extremo Oriente da Rússia e Internet via satélite”.
Foi também anunciado que Moscovo pretende, este ano, lançar 5 ou 6 satélites do sistema GLONASS, concorrente do GPS norte-americano.
Em Dezembro do ano passado, a queda de três satélites do sistema GLONASS no Oceano Pacífico levou à demissão dos dirigentes da Agência Espacial da Rússia.
3 comentários:
kkkkkkkk!!!! Que fracasso! Não se pode confiar na capacidade técnica desse país. Um país que não consegue fazer um barco navegar com segurança, como vai fazer satélites entrar em órbia?!
É pena. Da próxima vez teräo de fazer melhor!!! É muito dinheiro a ser queimado de uma vez!
Um barco? Já não têm capacidade de produzir armamento para as forças armadas.
O caça T-50 é um fiasco, ainda agora na MAKS 2011 poucos segundos depois de descolar teve que fazer uma aterragem de emergência.
O missel Bulavá tem sido outro desastre, um sorvedouro de dinheiro.Já falam em substitui-lo por outro.
O descalabro é generalizado não se restringe apenas à industria de defesa, é assim na agricultura, na industria, nos programas sociais, na ciência , na tecnologia.
Estes assuntos não convém serem abordados,porque era reconhecer o fracasso que representou a instauração do capitalismo.
Isto é na Rússia porque nas outras Républicas o fosso é abismal.
Enviar um comentário