terça-feira, janeiro 15, 2013

Rússia planeia lançar sonda lunar em 2015



A Rússia planeia lançar em 2015 a sonda lunar "Luna-Glob", a partir do centro espacial Vostotchni, anunciou hoje Vladimir Popovkin, diretor da agência espacial russa Roscosmos.
"Esperamos que o centro espacial Vostotchni comece a funcionar em 2015 e poderemos começar com o lançamento da Luna-Glob, destinada à exploração lunar", disse Popovkin.
O cosmódromo Vostotchni, ainda em construção, está situado na região de Amur, no Extremo Oriente russo. O primeiro lançamento terá lugar em 2015 e da primeira nave tripulada, em 2018.
Depois do lançamento falhado da sonda "Fobos-Grunt" em novembro de 2011, a Rússia reconsiderou os seus planos de exploração da Lua, que previam o lançamento da sonda "Luna-Resurs" em 2013 e de duas sondas "Luna-Glob" em 2014, e decidiu prestar maior atenção à fiabilidade desses engenhos espaciais.
Os cientistas russos escolherão seis pontos propícios - três perto do Pólo Norte da Lua e outros três perto do Pólo Sul - para a alunagem da sonda "Luna-Glob", anunciou Igor Mitrofanov, diretor do Laboratório de Espectroscopia Espacial do Instituto de Investigações Espaciais.
"A nossa tarefa é a investigação de uma Lua nova, diferente da que estudámos durante o século passado, uma Lua de dois pólos, que tem elementos voláteis, entre os quais é provável a presença de água", disse Mitrofanov.
Essas regiões foram determinadas graças a um detetor que se encontra a bordo da sonda norte-americana LRO (criado pelo grupo de investigação de Mitrofanov), e ao altímetro laser LOLA.
Os cientistas escolherão os pontos de alunagem baseando-se em vários critérios. Principalmente, na necessidade de o terreno ser plano, ter incidência solar suficiente para carregar as baterias das sondas e permitir comunicações permanentes com a Terra.

5 comentários:

PEDRO LOPES disse...


Eu estou convencido que um dia o homem poderá viajar até á Lua.
Seja Americanos, Russos ou Chineses, acredito que dentro de 30 anos será possível um ser humano pisar o solo lunar pela primeira vez.

PEDRO LOPES disse...

Ah e tal não se quê.....

http://portuguese.ruvr.ru/2013_01_16/Espaconaves-Soyuz-levarao-astronautas-dos-EUA-para-a-EEI/


http://portuguese.ruvr.ru/2013_01_16/Americanos-voarao-para-o-espaco-com-motores-russos/




PEDRO LOPES disse...


"Reguladores internacionais proíbem Dreamliner de voar"

http://www.publico.pt/economia/noticia/reguladores-internacionais-proibem-dreamliner-de-voar-1581004



Ai jasus se isto se passasse com uma aeronave Shukoi.
Era um relambório por aqui que nunca mais parava.

E não vemos nos artigos dos média coisas do género "este incidente mostra o estado precário da indústria americana".........


Pippo disse...

Estava mesmo tentado a colocar aqui essa notícia do Boeing 787 :)

E é verdade: se fosse com um avião russo, ui ui, seria o pessoal todo aqui a zurzir na indústria aeronáutica russa...

PortugueseMan disse...

Só por curiosidade e dado que eu apesar de gostar muito de aviões, (sou bastante crítico quanto a este), quem estiver interessado que espreite este link escrito em 2009 (já se passaram 4 anos,como o tempo passa!)

http://portugueseman.blogspot.pt/2009/10/boeing-787-um-pesadelo-de-aviao-parte-i_26.html