terça-feira, junho 24, 2014

Rússia dá passo importante rumo à noralização situação na Ucrânia

Putin propôs a Parlamento para suspender autorização que tinha do emprego de tropas na Ucrânia
Antes da partida para Viena em visita oficial, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou à Presidente do Conselho da Federação (Câmara Alta) do Parlamento russo, Valentina Matvienko uma carta onde propõe que o Conselho da Federação revogue a decisão de “emprego das Forças Armadas da Rússia no território da Ucrânia, informou Dmitri Peskov, porta-voz do chefe de estado.
Segundo ele, isso é feito “com vista à normalização da situação nas regiões orientais da Ucrânia, bem como devido ao início de conversações trilaterais sobre essa questão”.
As conversações entre as autoridades de Kiev e os separatistas pró-russos começaram ontem em Donetsk, no leste da Ucrânia, tendo como intermediários a Organização para a Cooperação e Segurança na Europa e a Rússia, e foi mesmo acordado um cessar de fogo para hoje.
Mas, embora ambas as partes se acusem mutuamente de violação desse cessar de fogo, as conversações de ontem são um passo sério na busca de uma solução política para a guerra civil na Ucrânia.
Kiev e Bruxelas exigiam que a Câmara Alta do Parlamento russo retirasse a Putin o poder de enviar tropas para a Ucrânia a fim de desanuviar a situação.

O Presidente russo fez isso no dia em que parte para a Áustria, onde deverá conversar com os dirigentes desse país da União Europeia sobre a construção do gasoduto Corrente do Sul, cuja construção Bruxelas pediu a suspensão.

11 comentários:

Pippo disse...

"Rússia dá passo importante rumo à norMalização DA situação na Ucrânia"

Nota: tanto quanto li, as autoridades de Kiev não estão directamente envolvidas nas negociações, tendo enviado um seu "representante", o ex-presidente Leonid Kushma.

Mais uma vez tenho de felicitar a Rússia pela manutenção do bom senso em relação a esta questão. Se bem que uma intervenção russa na Ucrânia fosse improvável (como, aliás, eu já o tinha afirmado), este anúncio, mais de cariz político do que outra coisa qualquer, transmite a mensagem de que a Rússia faz o que é necessário e lhe é exigível para "dar a mão" ao governo de Kiev. Cabe agora a estes fazer o que lhe é exigido para trazer a paz à Ucrânia, no integral respeito pelos direitos políticos e cívicos das minorias étnicas que compõe o tecido social do país.

Da Rússia, de Portugal e do Mundo disse...

Pippo, as autoridades de Kiev, incluindo Poroshenko, reuniram-se antes com Kutchma. Como é que não estão directamente envolvidas?

PortugueseMan disse...

Kiev e Bruxelas exigiam...

Esta teve piada. Deviam ter aproveitado e exigir o retorno da Crimeia.

PortugueseMan disse...

Caro Pippo,

Há pouco tempo tinha perguntado sobre o South Stream, entre hoje e amanhã, vamos ver as notícias que saiem acerca do assunto, dado a visita de Putin à Àustria.

No entanto espreite isto:

Austria pleads for South Stream pipeline

..."We need not only more suppliers, but also more variety in the routes that energy can flow to us," Foreign Minister Sebastian Kurz told reporters in Luxembourg yesterday (23 June), noting five European Union countries firmly backed the project...


http://www.euractiv.com/sections/energy/austria-pleads-south-stream-pipeline-303010

Ou seja, os pró South Stream manifestam-se e não estão a achar piada ao empastelamento político que está a ser feito.

Quanto à afirmação da necessidade tanto de mais fornecedores, como a necessidade de mais rotas vindas da Rússia, há quanto tempo venho martelando isto por aqui...

Além disto, começo a desconfiar que o traçado vai mudar significativamente, interrogo-me se o South Stream não vá directamente à Crimeia e daqui é que seguirá para a Bulgária.

PortugueseMan disse...

Austrian CEO wants EU 'exemptions' for South Stream

Gerhard Roiss, the head of Austrian energy champion OMV, has told the Wirtschaftsblatt that Austria should get "exemptions" from EU energy law so that it can help build Russia's strategic South Stream gas pipeline.

"Negotiations for South Stream should ... be accelerated, not put on ice," he noted.


http://euobserver.com/tickers/124716

N. Amorim disse...

"we will not only monitor, but also to respond appr. Hopefully, the armed forces are not required for this"

acho que a mensagem é clara.

Unknown disse...

http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_06_24/Kiev-colhe-frutos-da-propaganda-antirrussa-3767/

Pippo disse...

PM, esta é para si:

http://www.realpolitik.tv/2014/06/pourquoi-linterruption-du-gazoduc-south-stream-et-quelles-consequences/

N. Amorim disse...

Isto explica muita coisa...

https://www.youtube.com/watch?v=w4lI1JEfrpY

https://www.youtube.com/watch?v=VCTEOP6UNow

Unknown disse...

http://www.diariodarussia.com.br/economia/noticias/2014/06/25/russia-vai-substituir-importacoes-de-armamento-ucraniano/

chukcha disse...

"Rússia dá passo importante rumo à noralização situação na Ucrânia"

A questão é que a Rússia, apesar do que o Milhazes para aqui vem dizendo, a Rússia sempre foi o unico player que nunca esteve interessado na destabilização da ucrânia.

A Crimeia foi uma acção punitiva contra o autismo dos fascistas Kievitas apoiados pela imbecilidade Ocidental, que ignoraram completamente a Rússia e os habitantes russofonos. Se juntarmos a isso o controlo do Mediterrânio (cf um post impecável que o Portugueseman tem lá no Blog dele com as delimitações da ZEE) e um apoio popular indesmentível e temos a mais brilhante intervenção militar da história da humanidade!

O Donbass continua a sua luta porque as pessoas têm alguma dignidade, e lembram-se dos sacrificios dos seus avós, quando foram invadidos pelos fscictas, do Ocidente....

Quanto ao resto: Eu acho que a Ucrânia se devia dividir. Assim a Rússia subsidiava as regiões anti-fascistas, e a UE podia subsidiar os Fascistas de UPA/UAE. Ficava bastante em conta para ambos ;), e consta que a Galicia tem... bom... tem... epá tem uns montes e produz emigrantes... mas se a Economia da Europa dispara, fazem falta pedreiros e empregadas domesticas em Paris...(agota com regime visa free!!!!!)